Últimas

Tecnologia favorece sustentabilidade na Construção Civil

Estudo da ConstruCode mostra como uma ferramenta inteligente de gestão dentro dos canteiros de obra pode poupar 45 mil árvores por ano, o equivalente a 33 campos de futebol

Presente em mais de 2.400 obras no país, a ConstruCode une tecnologia com sustentabilidade levando inteligência do escritório até os canteiros de obras. Ao disponibilizar plantas por meio do aplicativo e distribuí-las em códigos QR gerados na plataforma, a construtora reduz a dependência de documentos impressos e permite o  acesso de todas as pessoas envolvidas a informações atualizadas em tempo real.

Uma única obra pode chegar a gerar mais de 120 mil impressos. A construção de um prédio de 12 pavimentos gera, em média, 12 mil impressos, gastando mais de R$90.000,00 em papel. Além de reduzir, em média, 80% esse custo, a plataforma automatiza os processos manuais que exigem atenção e rastreiam os documentos, reduzindo o risco de retrabalho.

Um estudo realizado pela ConstruCode mostra que em 7.500 obras realizadas por todo país são produzidos, aproximadamente, 28.125.000 m² de papel. Nesse cenário, ao utilizar a plataforma da startup, é possível poupar 45 mil árvores por ano. Comparando os hectares de eucalipto consumidos com campos de futebol, a medida equivale a 33 campos poupados, ou, em termos de território, corresponde a 41,98% da Floresta Amazônica. Outros benefícios gerados são a economia de combustível necessário para o frete de projetos e a energia gasta para a impressão. Com a digitalização, a ConstruCode evita a emissão de cerca de 12 toneladas de CO2 por obra. 

“O tempo poupado nesse processo pode ser convertido em horas produtivas”, comenta Diego Mendes, engenheiro civil e CEO da ConstruCode. “Se um projetista altera um projeto no sistema, por exemplo, o documento é automaticamente atualizado nos dispositivos móveis de toda a equipe. A nova versão é disponibilizada em códigos QR específicos espalhados nos canteiros, de forma instantânea. Em paralelo, caso algum profissional esteja portando cópias impressas, ele será notificado sobre o risco de usar como referência aquele documento defasado. As equipes passam a ter mais tempo para se dedicar a tarefas mais estratégicas, pois a rotina é simplificada”.

A preocupação com ESG (Environmental, Social and Governance), termo que trata de fatores ambientais, sociais e de governança, destaca o quanto as organizações estão buscando formas de construir mais sustentáveis, mantendo os melhores processos de administração. “Por isso, é essencial pensar em obras mais inteligentes e utilizar a tecnologia para simplificar as etapas construtivas de uma edificação”, ressalta Diego.

 

Sobre a ConstruCode

Presente em mais de 2.400 obras no país, a ConstruCode simplifica a rotina de quem constrói por meio de uma plataforma colaborativa de gerenciamento de documentos. Nela, diferentes times se conectam diariamente, evitando dúvidas e retrabalho nas frentes de serviço. A empresa se integra à Trutec, um ecossistema de soluções conectadas para transformar a indústria da construção civil por meio da tecnologia.

Saiba mais em www.construcode.com ou conheça as soluções que se conectam a ela em www.trutec.com.br

Nenhum comentário