Tendências 2023: inovação será a bala de prata para o setor de alimentos e bebidas
*Por Waldir Bertolino
Recentemente, tanto o mercado de food & beverage quanto
os consumidores se depararam com a alta no preço dos alimentos e dos insumos
para a produção industrial. A alta registrada foi estimulada por fatores diversos,
embora interligados, incluindo aumento dos custos com combustível, mudanças
climáticas ou condições meteorológicas imprevistas que afetaram as safras ao
longo do ano de 2022. É importante ressaltar que esses desafios não estavam
restritos ao Brasil. Nos Estados Unidos, o índice que calcula os preços da
economia americana atingiu a marca de 7,7% nos 12 meses encerrados em outubro,
o que representa a maior taxa em quase 40 anos. Por isso, é possível prever que
o cenário de alta dos preços continuará impactando o setor alimentício em 2023.
Além disso, os consumidores também se
tornaram mais atentos à sua saúde e a busca por alimentos mais saudáveis passou
a ser essencial na sua rotina. Essa mudança comportamental vem exigindo das
empresas alimentícias uma compreensão maior sobre as preferências e demandas
dos clientes e a pressão por qualidade e segurança alimentar é cada vez
maior.
Todos esses fatores vão continuar
preocupando as empresas do setor e serão determinantes para o sucesso ou
fracasso das organizações em 2023. Para cenários complexos como esse, a bala de
prata será o investimento em tecnologias de ponta para modernizar processos de
fabricação e otimizar a operação da cadeia de suprimentos. Listo abaixo as
principais tendências para a indústria de alimentos e bebidas em 2023.
Agilidade da cadeia de suprimentos: um futuro imprevisível é a única
certeza que temos para a cadeia logística. Juntamente com a inflação dos preços
e outros fatores externos, como tensões geopolíticas e escassez global de chips,
a cadeia de suprimentos de alimentos e bebidas precisa de agilidade no
planejamento para detectar problemas rapidamente e atender à demanda de forma
eficiente.
As empresas do segmento devem
diversificar ainda mais suas opções de matérias-primas e fornecedores em 2023
para compensar as possíveis interrupções no fornecimento. As companhias
precisarão atender à demanda com a maior precisão possível para garantir
operações tranquilas e a satisfação dos consumidores.
Automação da fabricação: dada a pressão para atender a alta
demanda por produtos, as organizações de alimentos e bebidas precisarão
investir em tecnologias da Indústria 4.0 para otimizar os seus processos de
fabricação. O melhor exemplo é o uso de reconhecimento de imagem por meio de
aprendizado de máquina (ML) para que os robôs possam automatizar tarefas
manuais como classificação, corte e fatiamento.
Ascensão da inteligência artificial: as soluções de inteligência artificial
(IA) e aprendizado de máquina (ML), trabalhando em conjunto a nuvem, terão
maior adesão em diversos setores da indústria, mas é no laticínio que veremos
uma maior ascensão dessas tecnologias. As soluções de IA são capazes de
fornecer insights preciosos que ajudam na tomada de decisão dos gestores, que
passam a ter uma ferramenta eficiente para controlar a quantidade certa de
leite a ser produzida, evitando desperdício e acúmulo do produto nas
propriedades.
Inovação alimentar: trocar ingredientes, comprar de
fornecedores alternativos e diminuir os tamanhos das embalagens será uma
tendência forte no próximo ano. A inovação aplicada nos processos de produção
de alimentos é uma alternativa para empresas que desejam se destacar no
mercado, mas também é uma forma de contribuir com o meio ambiente e com a saúde
dos consumidores.
Pressão pela sustentabilidade: À medida que a mudança climática se
torna uma ameaça mais grave e a pressão pela sustentabilidade será ainda maior,
a indústria de alimentos e bebidas precisa considerar estreitar o
relacionamento com fornecedores locais e se apoiar em novas tecnologias para
reduzir o desperdício de energia, água e alimentos.
Como vimos, essas tendências já norteiam
os passos do segmento há alguns anos. Entretanto, com todas as mudanças que
estamos vivendo nos últimos meses, eles vão ganhar ainda mais relevância em
2023. E será fundamental que as empresas estejam alinhadas com esses
direcionamentos, não apenas para manter a competitividade em alta, mas também
para atender às necessidades e expectativas dos clientes.
*Waldir Bertolino é Country Manager da
Infor
Sobre a Infor
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