Market Share: saiba o que é e como calcular o da sua empresa
Pode-se dizer que o Market Share é a participação de mercado de uma organização quando comparada às suas concorrentes. Em outras palavras, é a porcentagem de vendas pela qual a empresa é responsável dentro de seu segmento.
Ele também estabelece a quantidade de pessoas que o negócio foi capaz de atrair, indo de encontro diretamente com o cálculo proporcional à receita recebida em um período, definindo assim o equilíbrio entre rendimentos e clientes conquistados.
Toda empresa passa pelo processo da competitividade, principalmente quando se destaca pelas inovações de próteses capilares femininas, por exemplo, oferecidas aos consumidores que sempre estão em busca de novas soluções.
A concorrência não poupa esforços para tornar maior a quantidade de clientes na carteira interna e é necessário que o cálculo desse percentual de entrada seja feito pela empresa, em conjunto com a entrada financeira recebida. Esse cálculo é definido pelo Market Share.
Conceito de Market Share
Market Share, na tradução literal, significa quota ou fatia do mercado, levando em consideração que este termo está voltado para os negócios com os quais a empresa trabalha, no sentido de unir o resultado financeiro com o número de compradores.
O objetivo do Market Share é estabelecer a porcentagem que uma loja de conserto celular perto de mim em comparação com uma concorrente no mesmo setor consegue se destacar.
A participação dela no mercado e a porção do público que opta por este serviço ou por outros produtos, seja qual for o segmento em que a empresa atua, pode, por exemplo, identificar o quanto uma marca está evoluindo e penetrando no mercado.
Essa parcela do mercado também é definida pelo Market Share, tendo como base o volume de vendas de cobertura para janela de vidro, bem como na quantidade de usuários que uma indústria possui ao adotar o marketing digital.
O cálculo do Market Share é o reflexo da operacionalidade da empresa diante dos competidores, e também está ligado ao valor da marca e da própria companhia diante do nicho de mercado em que atua.
A importância do Market Share
Essa porcentagem calculada aumenta ou diminui conforme o tempo, e ela é importante para determinar se as campanhas de marketing e as estratégias aplicadas para tal estão produzindo ou não efeito junto aos consumidores.
Quando o Market Share aumenta é um bom sinal, porém, quando ele diminui é necessário rever as ações para impedir a ameaça da concorrência no segmento de assistência de enfermagem ao paciente gravemente enfermo, por exemplo.
Quando o negócio é analisado por meio deste cálculo, é possível entender como a empresa tem se desempenhado, se comparada com outras e, nesse contexto, é importante identificar o crescimento por meio de indicadores internos.
Portanto, é essencial dar atenção ao Market Share regularmente porque, com ele, a organização consegue estabelecer resultados nos seguintes aspectos:
Maior incentivo para trabalhar com as metas;
Encontrar novas oportunidades de negócios com válvula guilhotina pneumática;
Perceber as fraquezas internas;
Participar mais ativamente no mercado.
Quando se tem mais participação no mercado, a empresa desfruta do poder de negociação com os fornecedores (preços e prazos de entrega do produto, por exemplo), e ainda constrói uma imagem sólida, essencial para conseguir parceiros no negócio.
Entendendo como calcular o Market Share
Esse índice de porcentagem pode ser calculado de três formas diferentes: através do público-alvo, do faturamento, com o valor de mercado e pela penetração da marca. Abaixo, será possível conhecer como o cálculo é feito em cada uma dessas modalidades.
Cálculo através do público-alvo
É necessário cruzar os dados internos na carteira de clientes já existentes, por meio de estudos demográficos e estatísticas que o IBGE fornece, conseguindo assim ter uma noção aproximada do Market Share.
Por exemplo: comercialização de produtos voltados ao público masculino entre 30 e 50 anos, em uma região que tenha 100.00 homens nessa faixa etária.
Tendo 5.000 clientes cadastrados divide-se esse número pelos de potenciais consumidores, com a seguinte fórmula: Market Share = Clientes conquistados pela empresa / Potenciais clientes na área de atuação da empresa. Ou seja, 5.000 clientes / 100.000 = 0,05 = 5%.
Cálculo pelo faturamento
Nesse caso, obter uma informação precisa é bem difícil, e vai depender do segmento no qual a empresa trabalha. Mas, basta dividir a receita recebida pela empresa, pela receita total do setor no período.
A fórmula: Market Share = Receita da empresa / Receita total das empresas mais importantes do setor. A porcentagem não é precisa. Considera-se o cálculo com base em estimativas e, se for necessário, encomendar estudos para obter um cálculo mais preciso.
Cálculo pelo valor de mercado
O cálculo com base no valor de mercado segue o mesmo critério anterior. Market Share = Valor de mercado da empresa / Valor de mercado total das empresas mais consideradas do setor.
Por exemplo: uma clínica de tratamento para dependentes químicos está avaliada em 10 milhões de reais e neste segmento existem apenas mais cinco competidoras, cotadas em 5 milhões de reais. O Market Share será: 10 / (10 + 5 + 5 + 5 + 5 +5) = 10 / 50 = 0,2 = 22%.
Cálculo pela penetração da marca
Esse cálculo é mais subjetivo, pois exige o uso de ferramentas para uma pesquisa de mercado, como enquetes e entrevistas com os consumidores de forma pessoal. Diante dessa dificuldade é melhor contratar uma empresa especialista, para não cometer erros.
Market Share e vendas
Se a empresa pretende obter uma fatia maior no mercado em seu segmento e isto está diretamente relacionado com a entrada financeira, o Market Share tem tudo a ver com o processo de vendas e, para que elas aumentem, para definir o cálculo, é crucial:
Criar novas campanhas de marketing;
Investir em inovações;
Melhorar o relacionamento com os clientes;
Oferecer um bom atendimento, antes, durante e pós-venda;
Fortalecer a marca nos canais digitais.
Ao serem criadas novas campanhas através do marketing digital, oferecendo produtos de qualidade, elas conseguem atrair novos clientes.
Nesse sentido, os investimentos de uma serralheria grades de ferro podem ser baixos, no início. O importante é que as campanhas publicitárias sejam positivas, para atrair um número maior de potenciais clientes.
A procura por novos produtos e serviços tem sido um aspecto relevante entre os consumidores. Para conseguir uma fatia maior no mercado, é necessário investir em inovações.
Elas estão voltadas para a criação de soluções que atendam a demanda dos consumidores, no aspecto de oferecer-lhes as melhores, para satisfazê-los e gerar um poder de confiança maior, para que as vendas aumentem.
O setor de fabricantes de centro de usinagem CNC pequeno é bem diferenciado e para que as vendas possam aumentar, bem como atrair mais consumidores potenciais, que incide no cálculo do Market Share, o atendimento ao cliente é fundamental.
Tanto o atendimento antes, durante ou após uma compra desse produto deve ser extremamente assertivo, no sentido de fidelizar a pessoa interessada. Como resultado, ela vai dar preferência a esta fábrica, recomendando-a, sem procurar a concorrência.
Quando se trata de uma marca, para que ela seja mais reconhecida no mercado e se torne fortalecida, é essencial divulgá-la constantemente através dos canais digitais, como o Facebook ou o Instagram.
Essas redes são veículos que impulsionam a maior veiculação de informações nos aspectos positivos que uma marca tem a oferecer para o cliente, fazendo com que o interesse por ela aumente, induzindo à uma melhor captação de novos consumidores.
O Market Share caminha entre as quatro vertentes de cálculo apontadas anteriormente. Ele funciona para identificar se o negócio está ou não evoluindo, para que a empresa consiga alcançar uma fatia maior dentro do mercado, na área em que atua.
Obviamente, oferecer produtos e serviços de qualidade é essencial para aproximar mais clientes, porém, há de se preocupar com as campanhas e propagandas, porque nem sempre elas estão sendo realizadas adequadamente para atingir este objetivo.
Não é fácil disputar com a concorrência uma porção maior do mercado. Por esta razão, todas as estratégias utilizadas através do marketing digital, tão necessário atualmente, devem se direcionar para cativar e satisfazer o cliente.
Considerações finais
Como foi possível ver ao longo deste artigo, o Market Share é um cálculo realizado para obter informações sobre a quantidade de clientes que estão comprando produtos em uma determinada empresa e o quanto a empresa está obtendo de receita.
São várias formas de calcular essa porcentagem e ela vai determinar o quanto o negócio está ou não progredindo junto a concorrência e se a empresa tem condições de abocanhar uma fatia maior de clientes e vendas de produtos ou serviços.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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