Últimas

Como fazer uma gestão de compras eficiente para o seu negócio


Fazer uma gestão de compras eficiente para a empresa é um fator chave para garantir mais valor e eficiência para os produtos adquiridos pelo negócio.  

A gestão de compras é o processo de controle da aquisição, armazenamento e uso de bens, materiais e serviços para manter uma empresa de forro de gesso liso com tabica, por exemplo.

Há muitos fatores sobre os quais é preciso pensar quando se está tomando decisões de compra. Os fatores incluem a linha do tempo, o orçamento, a necessidade, a qualidade do produto, o fornecedor, onde o produto está sendo feito e outros fatores.

Os gerentes de compras são responsáveis por determinar as necessidades e os processos de aquisição de uma empresa.

Eles coordenam as fontes de fornecimento, negociam os preços de compra e os termos de compra, e monitoram os fornecedores para garantir o cumprimento dos padrões de contrato e qualidade.

A administração de compras progrediu como um campo de estudo autônomo e como parte integrante de uma graduação em administração de empresas tanto em programas de MBA como de graduação.

O primeiro passo é identificar os objetivos de compra do negócio, seja para adquirir toalha de mesa Oxford para as mesas de escritório ou materiais para um produto.

Os objetivos podem incluir a compra de produtos a baixo custo, fornecer aos fornecedores uma demanda estável e previsível, ou fornecer aos fornecedores uma ampla seleção de produtos.

Em seguida, é necessário identificar o tipo de fornecedor que a empresa precisa para alcançar os objetivos estabelecidos.

Isto inclui fornecedores que entregam o produto ou serviço necessário de acordo com a quantidade e no tempo necessário de aquisição, além de definir um preço que seja acessível para o empreendimento.

O que é gestão de compras

A gestão de compras, de maneira objetiva, é o processo de controle de compras de uma organização, seja de bens ou serviços para fazer um corte e dobra de chapa galvanizada, por exemplo.

Esse processo é, frequentemente, responsabilidade do chefe de compras de uma empresa, que supervisiona o departamento de compras. Este departamento também pode ser chamado de departamento de compras ou o escritório de compras.

A administração de compras pode incluir a compra de bens e serviços para a empresa, garantindo materiais econômicos e de boa qualidade, administrando contratos com fornecedores, negociando preços com fornecedores e monitorando o estoque.

Os gerentes de compras são responsáveis pela pesquisa, negociação e contratação com os fornecedores dos bens e serviços que uma organização necessita para fazer o aluguel de impressoras, por exemplo.

Em muitas organizações, os gerentes de compras se reportam ao tesoureiro ou diretor financeiro, mas em algumas grandes organizações, eles se reportam diretamente ao CEO.

A gestão de compras é uma função de controle empresarial. Ela se preocupa em adquirir bens e serviços que uma empresa precisa para realizar as atividades produtivas dentro do segmento de mercado.

Os gerentes de compras geralmente são especializados em uma área específica, como materiais, cadeia de suprimentos, fabricação ou serviços.

Eles são responsáveis pela gestão de relacionamento com fornecedores e negociação de contratos.

Um gerente de compras tem a responsabilidade de garantir que a empresa tenha o produto ou serviço certo no momento certo e ao preço certo para fazer a compra de tela de proteção contra pombos, por exemplo.

Quais são os objetivos da gestão de compras

A gestão de compras é o processo de identificar e assegurar o fornecimento de bens e serviços de uma maneira que esteja de acordo com as necessidades organizacionais, ao mesmo tempo em que se obtém o melhor custo e satisfação possíveis.

Um Gerente de Compras é responsável pelo processo, administração e controle de compras para uma empresa de prótese de cabelo natural, por exemplo.

Essa estratégia é usada para assegurar que os produtos certos estejam disponíveis no momento certo, no lugar certo e na quantidade certa para atender às necessidades organizacionais.

Os objetivos da gestão de compras são fornecer à empresa bens e serviços com a qualidade, quantidade e custo desejados, ao mesmo tempo em que prestam o melhor serviço possível aos clientes.

É também responsabilidade do gerente de compras garantir que os bens e serviços adquiridos sejam da melhor qualidade, que haja uma quantidade suficiente para atender às necessidades atuais e futuras da empresa e que o custo seja razoável.

Os gerentes de compras são responsáveis pela aquisição de bens e serviços necessários para atender às necessidades da organização.

Eles também são responsáveis pela compra de matérias-primas, serviços e equipamentos. Os gerentes de compras são procurados por empresas com necessidades altamente exigentes.

Os gerentes de compras têm um papel crucial em uma organização, pois eles conectam a empresa com fornecedores que oferecem produtos e serviços da melhor qualidade a um preço justo.

Qual a importância da gestão de compras

A gestão de compras é o ato de desenvolver, coordenar e controlar o processo de aquisição de bens ou serviços, como por exemplo de madeira cambara aparelhada.

As pessoas que trabalham neste campo são chamadas de "compradores". Elas frequentemente precisam examinar os preços, a qualidade e o prazo de entrega do que está em oferta.

Os compradores têm como objetivo encontrar as melhores ofertas que melhor se adaptem às necessidades de sua organização, o que é feito principalmente através de negociação.

Eles também precisam se certificar de que têm recursos suficientes para pagar por tudo o que concordaram em comprar.

A importância da gestão de compras é que é o processo de aquisição dos bens e serviços necessários para atingir os objetivos comerciais da empresa.

A função de compras é frequentemente a maior despesa de uma empresa e a pessoa nesta posição deve ser capaz de analisar a necessidade de um item específico, negociar o preço e gerenciar e monitorar a entrega.

A utilização dessa estratégia é uma parte importante do sucesso da empresa. Os gerentes de compras são responsáveis pela compra de produtos, materiais e outros itens necessários para a empresa.

Os gerentes de compras precisam estar cientes do custo dos produtos ao longo do tempo, dos melhores produtos a adquirir e de quanto inventário deve ser mantido à mão.

Os gerentes de compras também precisam estar cientes de como as decisões de compra afetam as relações da empresa com fornecedores e clientes.

Como aumentar a eficiência na gestão de compras

Uma gestão de compras eficaz e eficiente é um passo importante para se ter um negócio de sucesso. Isto envolve alocar a quantia certa de dinheiro, tempo e recursos para cada um dos diferentes aspectos do processo.

É importante ter um orçamento, seguir o orçamento e administrar os níveis de estoque. Os gerentes de compras mais eficientes são capazes de fazer isso através do uso de diferentes ferramentas.

Pode ser mais difícil implementar isto em pequena escala, mas pode ser feito. Por exemplo, uma grande empresa de balança de açougue com gancho pode ter um estoque anual de 10.000 itens.

A compra é uma parte integrante do sucesso de qualquer empresa. O volume de bens e serviços necessários estará sempre em alta, o que significa que é imperativo garantir que a empresa permaneça bem abastecida com suprimentos.

Dicas para dominar a gestão de compras

A gestão de compras é um campo que envolve toda a cadeia de fornecimento. Inclui o fornecimento, avaliação e seleção de fornecedores e vendedores, preços, entrada de pedidos, embarque e controle de qualidade.

Para dominar este campo, é preciso ter certas habilidades essenciais para o desenvolvimento do setor, como por exemplo

  • Analisar o mercado;

  • Fazer o controle de estoque;

  • Encontrar fornecedores diversos;

  • Encontrar ofertas para suprimentos.

Além disso, um gestor de compras precisa ter fortes habilidades de negociação para ter certeza de que o fornecedor está lhe dando o melhor negócio possível.

Uma das habilidades mais importantes para dominar essa estratégia é ser capaz de tomar decisões rapidamente para avaliar o mercado e tomar decisões lucrativas para o empreendimento.

A gestão de compras é o processo de compra de mercadorias para uso em uma empresa. Também é chamado de aquisição e muitas vezes é de responsabilidade da cadeia de fornecimento da empresa.

Considerações finais

A gestão de compras não é um conceito novo para muitos negócios, pois já existe desde que os empreendimentos se organizaram em setores corporativos. Os benefícios da gestão de compras são muitos, desde a economia de custos até o controle de qualidade.

Há uma série de dicas e truques que podem ser seguidos para se tornar eficiente neste processo. É crucial para qualquer empresa ter uma boa estratégia de gestão de compras em vigor.

Também é importante ter um bom sistema de gerenciamento de pedidos e garantir que haja um processo de acompanhamento dos detalhes de um pedido. Desta forma, um empreendimento pode ter certeza de que nunca perderá uma boa oportunidade. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Nenhum comentário