O que é Growth Hacking?
O conceito de Growth Hacking vem a partir de uma mentalidade, ou conjunto de estratégias, voltada para o crescimento empresarial, com base em melhorar práticas, que são construídas a partir de hipóteses e experimentos.
Esse termo foi criado em meados de 2010, por Sean Ellis. E, após analisar empresas que tinham um crescimento rápido, ele descobriu alguns pontos em comum que geram esse efeito.
O princípio dessa implementação, que se tornou ainda mais comum em startups e negócios digitais, tem o objetivo de crescer através da soma de vários crescimentos, solução de problemas e experimentos, que funcionam como o motor da operação.
Sendo o futuro do marketing digital, as estratégias de Growth Hacking têm a capacidade de analisar dados, marketing e tecnologia para:
Identificar necessidades e dificuldades da empresa;
Criar uma hipótese de solução;
Realizar experimentos;
Avaliar os resultados.
Esse método, que visa o crescimento do negócio com o uso mínimo de recursos, pode e deve ser usado para blogs, sites, negócios grandes ou pequenos, de forma inovadora e otimizando o tempo.
A diferença entre eles, basicamente, é o fato de que marketing se fundamenta no produto pronto.
Por outro lado, o Growth Hacking analisa todo o processo, procurando encontrar melhorias em cada etapa. Porém os profissionais têm metas em comum e as duas estratégias são importantes.
Entendendo como aplicar o Growth Hacking
Com uma mentalidade voltada para o crescimento, o Growth Hacking deve ser incluído no conhecimento empresarial.
No entanto, algumas etapas importantes devem ser cumpridas para alcançar esse crescimento de forma apropriada e rápida. Sendo elas:
Identificação da demanda;
Criação de hipóteses;
Modelagem da solução;
Teste;
Avaliação de resultados;
Implementação ou descarte.
Cada uma destas etapas é fundamental para gerar o resultado esperado para as empresas, assim como o tratamento de ozonioterapia papada serve para dar mais firmeza para a pele, reduzindo a papada e a flacidez. Abaixo mais detalhes de como cumprir essas etapas.
Identificação da demanda
Para iniciar um projeto com crescimento acelerado, é de grande importância identificar falhas no negócio ou áreas estratégicas que precisam de mais atenção. Para não haver a possibilidade de uma desorganização, é preciso focar em uma área de cada vez.
Um exemplo na prática seria, uma loja virtual de avental personalizado para restaurante ter muitos acessos, porém poucas vendas. Criar hipóteses para reverter essa situação é de suma relevância para identificação de demandas.
Apenas a ideia de aumentar as vendas é impalpável de onde deve ser autuado para mudar o cenário, por isso é necessário identificar onde está de fato o problema.
Entre as hipóteses podem estar problemas relacionados ao preço, frete alto, dificuldade em concluir a compra, pouca confiança no site e método de pagamento, fotos não atraentes do produto, entre outros.
Na coleta de dados, é possível identificar e descartar os possíveis problemas reduzindo a lista de hipóteses do que pode ser e consequentemente do que deverá ser feito.
Criação de hipóteses
Com o problema definido, é possível começar a criar hipóteses do que deverá ser feito para resolver os problemas. No entanto, nem sempre o problema pode ser um erro ou falha, mas algo que pode ser aperfeiçoado e gerar melhores resultados, criando soluções focadas.
Modelagem de solução
Criadas as hipóteses, o próximo passo a ser seguido é organizar a solução que será testada. Para isso, é crucial listar os tópicos que serão trabalhados, e eles são os seguintes:
Qual é a hipótese;
Quais métricas deve ser investidas e avaliadas;
Profissionais que estão envolvidos neste processo;
Ferramentas que serão usadas;
Lista de atividades do experimento;
Qual a frequência do acompanhamento.
Seguir este modelo de solução é tão primordial quanto o exame de vista para renovação da CNH é para a renovação de carta, afinal, é a garantia de segurança no trânsito, e o Growth Hacking é para o crescimento rápido da empresa.
Teste
A fase do teste significa colocar em prática o que foi planejado, com qualidade e dedicação necessária. Priorizar ideias e testá-las é uma etapa fundamental para avaliar os resultados. No entanto, para isso, será necessário utilizar algumas ferramentas de Growth Hacking.
Avaliação de resultados
Se após tudo isso ainda não for possível obter o resultado desejado, a ideia do Growth é aprender. Sendo possível identificar se a hipótese estava correta e avaliar o que deu errado, podendo reciclar, assim como o material colocado em locação de caçamba para entulho.
Implementação ou descarte
Caso as hipóteses sejam comprovadas, é preciso pensar em como subir esse resultado e o processo usado para o crescimento, repetindo e automatizando.
O padrão de Growth está ligado a um plano de crescimento acelerado, sendo rapidamente definido, construído, testado e aplicado ou descartado, percebendo os erros e acertos e repetindo sucessivamente.
Ferramentas para Growth Hacking
As ferramentas de Growth Hacking são usadas para automatizar processos, como uma válvula borboleta automática. Dessa forma, as ferramentas podem substituir recursos mais caros, gerando excelentes resultados.
As principais razões para a implementação são: economia de tempo, autonomia do time e redução de gastos, existindo até mesmo versões gratuitas das ferramentas. Em seguida, serão destacadas algumas ferramentas necessárias e suas funcionalidades.
Google Analytics
O Google Analytics serve para analisar dados, incluindo número de visitas que o site teve, taxa de rejeição, entre outros, podendo tirar conclusões mais precisas sobre a receptividade do público referente ao conteúdo.
Embora o Analytics seja a mais popular, as ferramentas HEAP e Mixpanel, também são úteis para esses experimentos, sendo mais focadas no funil dos sites, para entender melhor como acontece a navegação do usuário.
Google Trends
Essa ferramenta ajuda a entender melhor sobre as tendências, mostrando as palavras mais pesquisadas, deixando claro como a água após uma limpeza de piscina e evolução a curto e longo prazo.
Dessa forma, torna-se possível o aumento da facilidade para novas ideias ou a reciclagem de ideias antigas.
SEMrush
Devido a sua praticidade na hora de usar, é uma ferramenta muito popular através do mundo. Capaz de mostrar tendências através de palavras-chave relacionadas ou relevantes, além dos dados de concorrentes sobre o mesmo assunto.
Voilanorbet
Essa ferramenta é capaz de encontrar o e-mail de qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, sendo essencial para saber quem está por trás de um correio eletrônico comercial, para poder criar relacionamentos.
RD Station
O RD Station é uma plataforma brasileira, com uma funcionalidade de pop-ups, que integra marketing e CRM para gerenciar e automatizar todos os processos das duas áreas,tal qual uma gráfica de impressão digital, de maneira otimizada e metrificada.
Outras ferramentas com funcionalidades parecidas que podem ser usadas para o Growth hacking são, OptinMonster e Picreel.
Google Optimize
Essa é uma ferramenta prática para criar e validar testes A/B em tempo real. Sendo assim, é possível criar conteúdos cada vez mais aprimorados para o público.
Trata-se de uma boa opção para quem quer começar a utilizar ferramentas para marketing digital.
Benefícios para empresas que usam Growth Hacking
Um dos maiores benefícios de utilizar essa ferramenta está na redução de recursos e custos. Ajudando a destacar a empresa como uma bela pintura fachada de loja e no crescimento com investimento baixo ou quase zero.
Os alvos que devem ser rastreados variam de empresa para empresa, podendo ser o número de usuários, volume de vendas ou acessos ao site.
Por poder ser aplicadas por empresas de qualquer segmento ou tamanho, o conceito de Growth, atrelado às ferramentas citadas, ajudam no crescimento delas. Mais um dos princípios é novas técnicas estarem sendo testadas, tirando-a da zona de conforto.
Os benefícios que uma empresa pode esperar ao adotar essa filosofia de trabalho são muitos, porém entre eles estão na lista abaixo:
Crescimento acelerado;
Decisões com base em dados;
Redução de teorias estratégicas;
Conhecimento do cliente a fundo;
Capacidade de testar uma hipótese, reduzindo riscos;
Maior segurança para realizar investimentos;
Criar negócios sustentáveis;
Redução de custos associados a experimentos;
Prioriza o crescimento sustentável.
Com todos esses benefícios, é praticamente impossível descartar essas estratégias, pois somente assim será possível chegar nesses resultados positivos.
Ajudando nos negócios, entendendo profundamente os consumidores e identificando as lacunas, garantindo e melhorando resultados concretos.
Considerações finais
O foco em experimentar novas técnicas, evita gastos desnecessários que não geram retorno, além de fazer com que essas estratégias ajudem no crescimento rápido da empresa.
Todas essas experiências criadas são consideradas como Growth Hacking, embora existam ferramentas, elas estão ali apenas para auxiliar nas estratégias. Pois só dá para medir os resultados se souber os pontos que precisam ser mudados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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