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Por que hoje em dia temos que focar no nosso crescimento digital


Conquistar crescimento digital é uma necessidade hoje em dia por conta da internet. O mercado digital surgiu a partir daí, mas se desenvolveu muito na última década, principalmente a partir de 2020.

Uma das maiores causas disso foi a popularização do smartphone, visto que atualmente existem 5,22 bilhões de pessoas que usam os dispositivos móveis, o equivalente a 66,6% da população mundial.

Isso mostra o quanto o digital é relevante para a sociedade nos dias de hoje. Nos últimos anos, a aceleração digital foi muito grande no Brasil, não apenas no número de usuários como na quantidade de empresas presentes na internet.

Além daquelas que já surgiram na web, negócios físicos e tradicionais também estão fazendo essa migração. Nesse contexto, o papel do empreendedor é compreender as mudanças e adaptar seu negócio.

Independentemente do tipo de empresa, é fundamental se fazer presente nos canais online por diversas razões. Uma delas é a mudança no comportamento do consumidor que prefere comprar online e está cada vez mais exigente.

Este artigo vai explicar o crescimento digital por meio de dados, quais são as etapas para alcançar esse crescimento e quais são os pontos positivos que ele traz para a organização.

Crescimento digital por meio de dados

Originalmente, o marketing digital surgiu em 1960, junto com a internet, mas somente nos últimos 10 anos é que ficou realmente comum pesquisar produtos e serviços e fazer compras online.

De acordo com um levantamento chamado Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das organizações escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento.

Isso mostra que ele se disseminou entre vários tipos de organizações, como no caso de um fabricante de toldo sombreador, e ano após ano se torna mais consistente.

Cerca de 5,5% das organizações entrevistadas divulgam suas marcas por meio de ações de publicidade tradicional e eventos, ou seja, o marketing digital se tornou a principal forma de divulgar produtos e serviços.

Antes de mais nada, o marketing é um conjunto de informações que acontece nos meios digitais, tendo como propósito alavancar as empresas e suas soluções.

Antigamente, as pessoas não tinham acesso fácil à internet e a divulgação de produtos e serviços acontecia por meio de outros canais, como:

  • Televisão;

  • Rádio;

  • Jornais;

  • Revistas.

Mas ao longo do tempo, muitas mudanças aconteceram, inclusive no processo de compra, mesmo que no passado as informações sobre produtos e serviços estivessem nas mãos das empresas.

Para conhecer mais sobre as soluções, era necessário ir até uma loja física, mas a internet mudou essa realidade e tem um papel muito importante nesse processo.

Hoje em dia, é impossível imaginar a sociedade sem as plataformas digitais, aliás, ninguém mais precisa da lista telefônica ou de indicações para encontrar diversos produtos e serviços, como uma vistoria veicular particular.

O marketing digital fez uma análise dessa realidade e trouxe muitas vantagens para as companhias, que podem desenvolver sua marca e alcançar grandes oportunidades de negócio.

É muito difícil encontrar alguém que não esteja conectado e utilize os recursos tecnológicos, por isso, as organizações se dedicam a criar conteúdos para responder às dúvidas e questionamentos dos consumidores.

Como conseguir crescimento digital?

Para alcançar crescimento digital contínuo, é muito importante investir em algumas estratégias obrigatórias. São elas:

Vincular a transformação digital às estratégias de negócio

É muito importante que exista uma ligação clara entre a estratégia geral do negócio e sua transformação digital.

A companhia precisa ter em mente o que realmente pretende alcançar com seus esforços de digitalização e sua jornada de transformação.

Especificar o caso de negócios

Precisa existir um caso de benefícios operacionais para priorizar as iniciativas digitais. O foco é o valor, por isso, a transformação digital precisa estar relacionada a um caso de negócios.

Investir nos recursos certos

Para preparar sua transformação digital, um fabricante de cancela para estacionamento com cartão precisa designar pessoas certas para cargos certos.

A equipe de liderança é muito importante, mas a corporação não pode deixar de investir no operacional.

Saber aproveitar os sistemas

Existem muitas ferramentas e sistemas que são implementados, mas que os profissionais não sabem como utilizar e aproveitar os pontos fortes.

Os sistemas podem ser implantados, mas se não houver treinamento, acabam sendo ineficientes e desaceleram as operações diárias.

Atentar-se a processos ruins

Existem erros e acertos na hora de digitalizar os processos internos, e a maneira errada é fazer a digitalização da maneira como está, ou seja, manter as falhas do passado depois da transformação digital.

Isso acaba se tornando um problema maior e prejudica os resultados. O empreendedor precisa ter em mente que a digitalização falha quando processos ruins são digitalizados ou não se tem uma boa compreensão das interfaces.

Selecionar os projetos de digitalização

Para um fabricante de presentes corporativos de luxo, aquilo que é bom e certo em seu processo de digitalização, pode não ser para outra empresa.

Tendo isso em mente, é muito importante que os líderes da transformação digital estejam acompanhando continuamente as estratégias do negócio.

O alinhamento entre as decisões e as estratégias traz um caminho mais eficiente para esse processo, ao invés de simplesmente adotar novas tecnologias que não conseguem se integrar à companhia.

Ter consciência digital

Outro erro muito comum é capturar dados em excesso que geram centenas de relatórios complexos e de difícil entendimento.

O ideal é direcionar comportamentos por meio de dados para que a companhia tenha acesso apenas às informações que realmente são importantes para ela.

Vantagens do crescimento digital

O crescimento digital de uma empresa traz diversas vantagens para o cotidiano, e uma delas é o fato de que esse processo muda constantemente a experiência do consumidor.

Se uma escola de dança de salão bolero permite que os alunos acessem as aulas em um aplicativo, vai acompanhar a obsessão por tecnologias recentes, mídias sociais e aplicativos, pois são recursos que facilitam a vida.

O que as pessoas mais querem é ter acesso às soluções fáceis para seus problemas e a experiência do cliente está no centro do mundo digital, principalmente em setores como varejo, saúde e manufatura.

Assim sendo, é fundamental investir em tecnologia para melhorar a experiência do consumidor. Outro grande benefício do crescimento digital é poder rastrear métricas e analisar as informações obtidas em uma estratégia de marketing digital.

Usar esses insights permite que as organizações otimizem suas estratégias e obtenham resultados cada vez melhores. Dentro de uma organização, apenas custos e receitas realmente importam.

Um fabricante de suporte para extintor de incêndio pode fazer grandes mudanças em ambos se integrar insights baseados em dados à sua própria cultura.

É uma forma de hiper personalizar as estratégias, torná-las mais relevantes, obter feedback em tempo real e agir rapidamente. Só que isso traz o desafio de usar dados estruturados e não estruturados.

Os dados são muito importantes nas tomadas de decisão e para as estratégias de marketing, por isso, não podem ser subestimados.

Naturalmente, o ser humano teme mudanças, por isso, para muitos empreendedores, fazer uma grande transformação digital pode ser simplesmente assustador, inclusive para os colaboradores.

Por essa razão, o crescimento digital envolve todos os processos e estratégias, indo desde a estrutura central até a cultura da companhia.

Dentro de uma escola particular para criança, isso traz a oportunidade de unir todos os trabalhadores, mas para ter boas chances de mudanças bem-sucedidas, é necessário que exista comunicação por parte da liderança e focar na experiência do funcionário.

Outro fator muito importante é fornecer suporte e orientação para os profissionais durante a jornada de transformação digital, pois as pessoas precisam compreender o propósito dessa transição e enxergá-la como benéfica.

Dentro das empresas, a agilidade nada mais é do que a capacidade de fazer melhorias contínuas e se desenvolver rapidamente, principalmente no que diz respeito aos processos digitais.

Uma companhia ágil e bem equipada consegue navegar por águas incertas, definir a responsabilidade de cada um, prestar contas, reduzir riscos e alcançar resultados específicos, por isso, é uma organização sustentável.

Dentro de um fabricante de roda de polimento para esmeril, por exemplo, existe um trabalho constante e muitas mudanças a se fazer. Em outras palavras, a transformação digital não é pontual e tampouco será finalizada.

Considerações finais

A tecnologia e a internet vieram para mudar em definitivo a realidade das pessoas e das organizações, por isso, é indispensável investir em crescimento digital. Sem esse investimento, o negócio simplesmente não consegue evoluir.

Ele se torna obsoleto por não acompanhar a realidade dos dias de hoje e por não ser capaz de oferecer produtos e serviços da maneira como os consumidores esperam.

Por outro lado, o crescimento digital moderniza a empresa, demonstra profissionalismo e ainda ajuda a conquistar a confiança do público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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