Últimas

Hospital da Mulher celebra a semana do Dia Internacional da Mulher com programação especial

                                                                                                        Foto: Eugene / Pixabay


A Inova Saúde e o Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo -- Seconci-SP estabelecem parceria com diversas entidades, incluindo o e o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo-SP, para proporcionar atividades artísticas, doações e palestras para levar informação, acolhimento e diversão para pacientes, seus familiares e colaboradores da unidade hospitalar em celebração ao Dia Internacional da Mulher
 

O Hospital da Mulher, serviço que é uma referência no atendimento oncológico à mulher, está proporcionando uma série de atividades especiais para pacientes e colaboradoras em celebração da Semana do Dia Internacional da Mulher.

O hospital, que é concessionado pela Inova Saúde, empresa especializada na administração e gestão da infraestrutura hospitalar, e contratualizado assistencialmente com o Seconci-SP, Organização Social de Saúde com mais de 20 anos de experiência na gestão de serviços de saúde no Estado de São Paulo, irá realizar uma programação especial dedicada a mulher e às reflexões necessárias impostas por essa data.

Por meio do trabalho da comissão mista de eventos do Hospital da Mulher, foi organizada uma programação que se iniciou na última segunda-feira, dia 06, de forma alegre e descontraída com uma visita artística de mágicos e palhaços, conduzida pela companhia Magic & Clones, para pacientes e colaboradores do hospital. Tivemos nessa data também um evento emocionante com o projeto voluntário Rapunzel Solidária, que fez uma doação simbólica de peruca para uma paciente do serviço, reafirmando um trabalho de imenso valor humanístico que ocorre no serviço.

Já na terça (7), as ações foram voltadas prioritariamente para pacientes, englobando outras ações de doação de perucas e bijuterias, corte de cabelos, doação de lenços, esmaltação e Workshop de Automaquiagem, realizado pela Max Love.

Especificamente para a data do Dia Internacional da Mulher (08/03), será realizada uma palestra presencial, organizada pelo Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), intitulada “Violência no dia a dia da profissional de saúde e o sagrado feminino”. A palestra contará com palestrantes de alto renome e será transmitido ao vivo para o público geral por este link.

Na ocasião, serão apresentadas situações de conflito que levaram à violência contra trabalhadoras de saúde e quanto isso reverbera no sistema. Além disso, será destacada a importância de se notificar os casos para gerar políticas preventivas e uma cultura de paz e não violência no ambiente de trabalho. Relacionado ao sagrado feminino, será discutida a construção do papel social da mulher na história, passando pelos desafios e conquistas atuais.

Também no dia 08/03, haverá a doação de chocolates para pacientes e acompanhantes, e a entrega de lembranças como chocolates e flores de bala de goma para as colaboradoras do hospital. Fecham o programa do dia a performance de um violinista, que percorrerá os refeitórios e demais locais do hospital, prestigiando pacientes e trabalhadoras, em uma parceria com a Sapore, empresa fornecedora de alimentação hospitalar que atua no serviço.

Encerrando a semana de ações para as mulheres, nos dias 09 e 10, um grupo de pacientes que estão passando ou já passaram por atendimento oncológico no hospital farão rodas de conversas para falar sobre os desafios e as possibilidades que este tipo de tratamento proporciona.

Segundo Susana Cabarcos Pawletta, diretora-presidente da Inova Saúde, empresa do grupo Construcap referência na gestão de serviços de apoio em hospitais públicos e líder no modelo das parcerias público-privadas no país, a organização desse tipo de programação envolvendo pacientes e colaboradores é fundamental para mostrar o compromisso do Hospital da Mulher e da Inova Saúde com a pauta de direitos e equidade femininos. “Nosso intuito é destacar a importância da data, demonstrar que temos um ambiente que acolhe e que se preocupa com as mulheres, sejam elas pacientes, acompanhantes, familiares ou colaboradoras. Para isso, priorizamos o atendimento humanizado e próximo dentro de instalações que primam pela tecnologia e inovação e pelos mais avançados recursos de diagnóstico e tratamento”.

De acordo com Maristela Honda, presidente do Seconci-SP, entidade que faz a gestão e atendimento de 15 unidades de saúde no Estado de São Paulo (4 premiadas com as melhores do País) e mais de 70 unidades/serviços na Prefeitura da Cidade de São Paulo -- zona leste --, “a questão da data deve ser olhada como um marco porque é na realidade do dia a dia em que está o valor, nem sempre reconhecido, da mulher. O Hospital da Mulher é a concretização de um trabalho sério e comprometido de, em grande parte, mulheres que estão na linha de frente, desde médicas, enfermeiras, assistentes sociais e no setor administrativo, sejam elas contratadas pelo Seconci-SP sejam servidores públicos, que dedicaram sua carreira para esse fim. Elas reafirmam a luta da mulher para uma sociedade mais igual e igualitária. Apenas no setor de enfermagem o Seconci-SP tem, hoje, mais de 5 mil mulheres em suas unidades, desempenhando com excelência a arte do cuidar. Nossa missão é salvar vidas”, completa a presidente do Seconci-SP.

O evento é uma grande celebração para com o principal público do hospital e um símbolo da sinergia entre dois parceiros de alta relevância que, juntos, vão proporcionar a consolidação de um dos melhores serviço de atenção à saúde da mulher do país e do mundo. 

Nenhum comentário