Últimas

Equipes hoteleiras terão treinamento em segurança

Na próxima segunda-feira, dia 8, HotéisRIO e ABIH-RJ realizam o Programa de Conscientização em Segurança Pública. Organizado em parceria com o BPTur (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas), da Polícia Militar do Rio de Janeiro, é gratuito para os colaboradores dos hotéis associados.

 

O programa tem como objetivo capacitar os profissionais do setor hoteleiro a executar medidas preventivas, ações responsivas, planejamento, e desenvolver a atenção dirigida para lidar com situações de crise que possam influir na dinâmica da hospitalidade. O treinamento será das 9h às 13h, no Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana (Av. Atlântica, nº 4240 – Salão Rio de Janeiro).

 

Entre os palestrantes estão os primeiros-tenentes Yan Tarik Pimentel Madureira e Israel de Araújo Carmo Júnior e o primeiro sargento Lenilson Tenório, todos da PM. Na programação serão abordados os seguintes temas: Criminologia aplicada ao contexto da segurança hoteleira; Psicologia do comportamento agressivo; Resposta eficiente; Gestão de crise; Segurança de perímetro e Estudos interculturais.

 

Índices de violência em queda – Reforçar a segurança é sempre uma medida prudente, mas os números apontam que a violência vem registrando reduções. De acordo com dados do ISP (Instituto de Segurança Pública), do governo do Estado do Rio de Janeiro, o indicador “Letalidade violenta” – que corresponde à soma das vítimas de homicídio doloso, morte por intervenção de agente do Estado, roubo seguido de morte (latrocínio) e lesão corporal seguida de morte – apresentou uma queda de -5,8% (4.485 em 2022) em relação a 2021.

 

O ano de 2022 registrou os menores valores de “Homicídio doloso” (3.059) desde o início da série histórica. Já o “Roubo seguido de morte (latrocínio)” caiu -41,8% (foram 64 em 2022) em relação ao ano anterior, valor este que voltou a seguir a tendência de queda iniciada em 2017; o indicador “Roubo de rua” mostrou queda de -6,6% (foram 62.092 no ano) em 2022; já o indicador “Roubo de carga” reduziu -6,5% (4.229 no total do ano) em relação ao ano anterior.

Nenhum comentário