Log-In Logística Intermodal registra Receita de R$ 559,7 milhões no primeiro trimestre de 2023
- Recorde para um primeiro trimestre, Receita Operacional Líquida
apresentou crescimento de 44,1% em comparação ao mesmo período de 2022
- Companhia registrou ainda recorde histórico de EBITDA Ajustado, com
crescimento de 45,3% e valor total de R$ 165,8 milhões entre janeiro e março de
2023
- Recorde histórico de EBITDA Ajustado da Navegação Costeira para um
primeiro trimestre, totalizando R$ 128,2 milhões
- Recorde histórico de Receita Operacional Líquida referente à Armazenagem e Outros Serviços no TVV, de R$ 48,2 milhões
A Log-In Logística
Intermodal, empresa de soluções
logísticas, movimentação portuária e navegação de Cabotagem e Mercosul, além de
operações na ponta rodoviária, divulgou, nesta quarta-feira (10/5), os
resultados financeiros e operacionais referentes ao primeiro trimestre de 2023.
Entre os destaques do período estão o recorde histórico de EBITDA Ajustado,
maior Receita Operacional Líquida (ROL) para um primeiro trimestre, o
lançamento da Universidade Corporativa da Log-In (Unilog-In) e o Go Live
do projeto de implementação do novo ERP da Companhia.
A Receita Operacional Líquida
foi de R$ 559,7 milhões nos três primeiros meses do ano de 2023, uma alta de
44,1% se comparada ao mesmo período do ano anterior. Os principais fatores para
este crescimento estão relacionados ao aumento de volume
movimentado pelos trades de Cabotagem e Mercosul, melhor mix de
cargas e estratégia de precificação. Também foi destaque a ROL gerada pelo
Transporte Rodoviário de Cargas em função das aquisições da Tecmar Transportes
e do Grupo Oliva
Pinto, em março e dezembro de 2022, respectivamente.
Com relação ao EBITDA Ajustado, a Log-In
superou em 45,3% o valor registrado no 1T22, totalizando R$ 165,8 milhões. Além
dos fatores citados anteriormente é possível incluir, ainda, a movimentação de
cargas com maior rentabilidade, a continuidade do processo de conversão de
cargas do modal rodoviário, as operações pontuais de Feeder e adição do
EBITDA do Transporte Rodoviário de Cargas.
De acordo com o CFO e Diretor
de Relações com Investidores da Log-In Logística Intermodal, Pascoal Gomes, o
bom desempenho no trimestre é resultado de um planejamento assertivo que buscou
o aperfeiçoamento da estratégia de prospecção de clientes, a conversão de
cargas do modal rodoviário e o fortalecimento da intermodalidade. “A Log-In tem
investido cada vez mais em iniciativas que impulsionem o desenvolvimento da
Companhia como um todo com a ampliação das frentes de negócios da empresa. Isso
engloba também iniciativas ambientais, sociais e de governança. Nesse sentido,
temos observado um salto importante nos resultados, o que demonstra que estamos
navegando na direção correta”, explica Pascoal.
Navegação Costeira
Os indicadores do primeiro
trimestre de 2023 das operações relacionadas ao serviço de Navegação Costeira
demonstraram a robustez dos negócios da Log-In. Ao todo, a companhia obteve um
crescimento de 10% na Receita Líquida do segmento de Navegação Costeira durante
o período, com total de R$ 329,5 milhões. Quanto ao EBITDA Ajustado, a frente
de Navegação foi responsável por R$ 128,2 milhões, um salto de 22,4% em
comparação aos R$ 104,8 milhões do 1T22.
O crescimento destes resultados
está atrelado, sobretudo, ao bom desempenho dos serviços prestados pela
Companhia. Na Cabotagem, houve aumento de 19% no volume da movimentação de
contêineres em relação ao 1T22, além do incremento da ROL unitária como
consequência de um melhor mix de cargas movimentadas. Neste período, segundo os
dados da ABAC, a Cabotagem de contêineres no Brasil cresceu cerca de 9%,
reforçando o aumento da participação da Log-In neste tipo de transporte. No
Mercosul, a receita foi proporcionalmente maior ao aumento de volume devido à
melhor rentabilidade das cargas movimentadas. Já a Receita do Feeder foi
beneficiada por operações pontuais com melhor margem no trimestre, trazendo
novas receitas para a Log-In.
Terminal Portuário de Vila
Velha (TVV)
O Terminal Portuário de Vila Velha (TVV)
também foi responsável por recordes no primeiro trimestre de 2023. Apesar de
apresentar uma queda na movimentação de contêineres de 13,7% e na movimentação
de carga geral de 20,9% em relação ao 1T22, o TVV apresentou um aumento em
Receita Operacional Líquida de 10,9% em comparação ao 1T22, alcançando o
recorde histórico de R$ 85,5 milhões. Ainda, o EBITDA Ajustado do Terminal, de
R$ 41,4 milhões, foi o maior para um primeiro trimestre, com crescimento de
29,5% em comparação ao 1T22.
Entre os principais responsáveis pelos
resultados estão o recorde na linha de receita dos serviços acessórios, de R$
48,2 milhões, especialmente pelo incremento de operações de armazenagem e
serviços, através da captura de carga de projetos (máquinas e equipamentos) e
tubos, com alto valor agregado. Além disso, a melhor precificação da carga
geral também beneficiou positivamente a ROL no 1T23.
Segundo o Diretor de Terminais da Log-In, Gustavo Paixão, os resultados
do trimestre apontam para uma decisão acertada com relação ao desenvolvimento
do terminal. “Registramos recorde histórico de receita de armazenagem e outros
serviços pelo quinto trimestre consecutivo, o que demonstra a assertividade da
decisão tomada pela Log-In de promover o desenvolvimento de um terminal cada
vez mais alinhado às demandas multipropósito e multicargas”, acrescenta Paixão.
Transporte Rodoviário de Cargas
Com relação à frente de Transporte
Rodoviário de Cargas, a Log-In registrou uma Receita Operacional Líquida de R$
125,7 milhões e um EBITDA Ajustado de R$ 10 milhões de janeiro a março de 2023.
Entre os destaques 1T23 estão: o processo
contínuo de adoção de sinergia entre os negócios da Tecmar Transportes e da
Log-In que, a partir de uma atuação conjunta, movimentaram 530 TEUS no 1T23; a
adoção de uma nova estratégia de preços, a partir da melhoria do nível de
serviço, que impactou positivamente o resultado; as iniciativas realizadas para
otimizar a eficiência operacional e, adicionalmente, a inclusão do Grupo Oliva
Pinto.
Outros destaques foram a implementação da
nova cultura na Tecmar, focada em segurança, e a revisão de processos e
procedimentos, já com reflexos práticos. Em março de 2023, a Tecmar registrou o
melhor nível de serviço da história da empresa. Adicionalmente, vale ressaltar
o início da operação em Santos onde a transportadora começou a atuar prestando
serviço de operações para a Log-In no transporte de contêiner na ponta
rodoviária, que conta com 35 caminhões dedicados.
A aquisição, no 4T22, do Grupo Oliva Pinto,
transportadora estabelecida em Manaus e especializada no atendimento da Região
Norte do Brasil, está inserida na estratégia de crescimento da Tecmar
Transportes com objetivo de expandir sua operação e criar valor para seus
clientes.
A partir disso, no 1T23, houve a chegada da
equipe responsável pela nova gestão da Oliva Pinto e a realização de um
mapeamento detalhado da empresa, chamado de plano de 100 dias, cujo foco são
ações de curto prazo que auxiliarão na implementação das ações estruturais de
médio prazo para transformação da organização.
Agenda EESG
Desde 2020, a Log-In vem trabalhando no
processo de construção de uma agenda EESG (Sustentabilidade Ambiental, Social e
de Governança Corporativa, com a inclusão da perspectiva Econômica) direcionada
pela necessidade genuína de um ambiente sustentável de seus modelos de negócio.
As iniciativas estruturadas ao longo dos últimos anos fazem parte do roadmap
da Agenda ESG da Companhia, desenvolvida junto com a liderança e permeada
para toda a organização.
Neste sentido, todas essas iniciativas são
apresentadas de forma transparente, com indicadores tangíveis e claros, no
Relatório de Sustentabilidade, em conformidade com as Normas GRI (Global
Reporting Initiative) e com o Sustainability Accounting Standards Board
(SASB).
Entre os destaques do 1T23 dentro da
dimensão ambiental, destacam-se a certificação do terceiro inventário de Gases
do Efeito Estufa, de acordo com o padrão internacional GHG Protocol e
assegurado por empresa externa e a captura dos benefícios de investimentos
realizados com a implementação de novas tecnologias, como retrofits que
aumentam o desempenho na integração de casco-hélice-motor, sistemas
inteligentes de controle automático de performance dos motores das embarcações,
aproveitamento dos gases de descarga para geração de calor, promovendo redução
do consumo de bunker.
Além disso, a Log-In realizou ainda o
aprimoramento dos controles e softwares dos motores eletrônicos, provendo
melhor desempenho e consumo de combustível, a manutenção e pintura nas últimas
docagens proporcionando melhor performance da operação, e o investimento em
novos softwares capazes de otimizar as rotas de navegação, aumentando a
performance da frota.
Quanto aos novos navios em construção,
houve a implementação de tecnologias inovadoras de última geração, como motores
com comando totalmente eletrônico de última geração, capazes de manter o nível
de performance com um consumo de combustível muito menor.
As iniciativas voltadas à sustentabilidade
social também são prioridade para a Log-In, que realizou no primeiro trimestre
de 2023 a Semana da Diversidade e Inclusão, cujo tema foi a “Atitude
Inclusiva”, e abertura da nova turma de trainees da Companhia.
A empresa conta com destaques relacionados
também à governança corporativa com a divulgação do Manual de Conduta Ética
para colaboradores e na cadeia de fornecedores e a criação de uma agenda
recorrente de treinamentos correlatos. Além disso, a Log-In realizou a Campanha
“Parceiro Log-In” para reconhecimento e premiação dos fornecedores de maior nível
de serviço. A classificação está baseada em 52 requisitos de qualidade que
abrangem os temas saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social.
Sobre a Log-In Logística
Intermodal
A Log-In Logística Intermodal
oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação de
cabotagem integrada a outros modais e serviços, conectando, por mar e terra, o
Brasil e o Mercosul. Atualmente, a empresa possui uma frota própria de sete
navios porta-contêineres com capacidade total de 18.050 TEUs e que oferecem serviços de navegação
com rotas regulares, integrando os principais portos do país à Argentina e ao
Paraguai. Recentemente, a Companhia anunciou a aquisição de dois novos navios
que estão em construção em estaleiro chinês. A Log-In também administra e opera
o Terminal Portuário de Vila Velha, localizado no Porto de Vitória (ES), além
de dois terminais intermodais, um em Itajaí (SC) e outro no Guarujá (SP) com
operações dedicadas. Há também as empresas recém adquiridas Tecmar Transportes e
Oliva Pinto, que trazem maior sinergia entre a Cabotagem e o transporte
rodoviário e integração entre modais.
Conheça mais os nossos serviços em: www.loginlogistica.com.br.
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