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Marketing de influência: como trabalhar com micro influenciadores para aumentar sua visibilidade online


 

Marketing de influência é uma estratégia que ajuda a impulsionar as vendas e a divulgar melhor os produtos e serviços de uma marca. É feita em parceria com os influenciadores digitais e conquistou muitas empresas ao longo dos anos.

Entre as plataformas mais usadas para esse tipo de parceria está o Instagram e o YouTube, e de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, 68% das pessoas seguem algum influenciador digital.

Entre elas, 76% já compraram alguma coisa porque os influenciadores indicaram. Se o objetivo do negócio é fortalecer sua presença digital e atrair mais consumidores, é preciso investir no marketing de influência.

A estratégia nada mais é do que ações de marketing digital com pessoas que possuem uma grande quantidade de seguidores e que trabalham com o público alvo semelhante ao da organização.

Os influenciadores possuem números diferentes de seguidores, visto que também falam sobre assuntos distintos, mas os micro influencers são aqueles que possuem mais engajamento por parte da audiência, por isso, são uma boa opção.

Para saber como trabalhar a estratégia, este artigo vai mostrar os benefícios dos micro influenciadores, como identificá-los, quais são as melhores práticas dessa ação, como medir os impactos das campanhas e como maximizar a visibilidade online.

Benefícios dos micro influenciadores

Fazer parcerias com micro influenciadores pode trazer muitos benefícios para as estratégias de marketing de influência. Entre os principais estão:

  • Custos negociáveis;

  • Mais conteúdos;

  • Mais visibilidade;

  • Maior confiança na marca;

  • Resultados mensuráveis.

Antes de o influenciador digital existir, as empresas precisavam contratar celebridades e esses contratos costumam ser muito caros, o que impedia que pequenos negócios pudessem aproveitar o recurso.

As parcerias com influenciadores digitais mudaram tudo isso, e um pet shop de banho e tosa pequeno pode negociar valores justos para ambas as partes. Tanto é que é perfeitamente possível conseguir parcerias de baixo custo ou sem valores monetários.

Uma das formas de trabalhar com os influencers é por meio da produção de conteúdo, por isso, o negócio passa a ter uma variedade muito maior de materiais.

Quando a marca investe nessa parceria, também conquista mais visibilidade, pois passa a ser apresentada para um público diferente daquele que costuma ter contato com ela.

Os influenciadores possuem os seguidores que confiam nas informações que eles passam, por isso, quando falam bem de uma marca, aumentam a confiança das pessoas em relação a ela.

Por fim, vale a pena investir em marketing de influência porque a estratégia permite avaliar o desempenho do que está sendo feito, além de informações sobre o próprio público.

Uma fábrica de móveis modulados saberá qual influenciador escolher, de qual campanha vai participar e o retorno que vai obter para sua marca.

Como identificar os influenciadores certos

Uma das bases para o funcionamento do marketing de influência com micro influencers é saber escolher o parceiro. O negócio deve definir suas intenções com essa estratégia, o estudo vai depender de seu objetivo.

Também é fundamental saber qual é o público que o negócio quer engajar porque nem todas as redes sociais foram desenvolvidas da mesma forma, e boa parte dos influenciadores estão em mais de uma plataforma.

Dependendo daquilo que o negócio quer alcançar, pode ter que trabalhar canais diferentes. Ter acesso a essas informações é muito importante para determinar com qual influenciador a marca vai fechar parceria.

Com base no perfil do público, é possível definir um perfil de influencer e o negócio deve buscá-los. Para encontrar um influenciador na medida, uma dica é usar hashtags relacionadas ao negócio para encontrar aqueles que possuem audiência qualificada.

Pode ser interessante formar uma parceria com um influencer que tenha credibilidade e experiência em determinada área, caso o produtor serviço esteja de acordo com o estilo de vida do indivíduo.

Lembrando que os micro influenciadores são pessoas que possuem entre 10 mil e 50 mil seguidores, e além de analisar essa quantidade, também é fundamental verificar a legitimidade do próprio perfil.

Um fornecedor de sorvete no atacado precisa ter esse cuidado porque alguns perfis eles compram seguidores, e por isso não conseguem alcançar um bom engajamento, portanto, não vai trazer bons resultados para a marca.

Como negociar uma parceria?

Para negociar uma parceria com um micro influenciador, a primeira coisa é criar uma régua de relacionamento, pois ela ajuda a entrar em contato com a pessoa ia fazer follow-ups.

O criador de conteúdo não pode passar mais de 2 dias sem contato com a organização, eu passo a passo para criar essa régua envolve as seguintes etapas:

  • Enviar direct;

  • E-mail sobre a parceria;

  • E-mail com detalhes;

  • Enviar termo de aceite;

  • Iniciar a campanha.

Se nenhuma das tentativas de contato trouxer retorno, o negócio deve fazer um follow-up em até 2 dias. Um fabricante de mangueira de sucção 5 polegadas deve enviar mensagem para o influenciador pelo direct ou por e-mail.

Tudo deve ser feito de modo profissional e o gestor deve ter certeza de que a mensagem realmente inclui detalhes sobre o porquê de o influenciador está de acordo com a marca e lembrar que essa mensagem deve fazer com que ele se conecte com o negócio.

A mensagem, tanto por e-mail quanto por direct, deve ser personalizada e só então a organização poderá mensurar os resultados. Fazer isso é importante para se certificar de que todas as solicitações foram atendidas.

Como medir uma campanha?

Assim como em qualquer outra estratégia de marketing digital, é fundamental medir o impacto da campanha de marketing de influência.

A primeira coisa que o negócio deve fazer é definir seus objetivos e indicadores-chave de desempenho (KPIs) que serão calculados, como alcance, número de impressões, engajamento, interações, custo por clique e conversões.

Uma clínica de cirurgia em animais de pequeno porte também deve acompanhar as métricas mais adequadas, como valor, quantidade, índice de promoção da marca, exposição qualificada e retorno sobre os investimentos.

As URLs também precisam ser parametrizadas estrategicamente, rastreando aquelas que serão usadas nas campanhas. Isso é muito importante para avaliar os objetivos e de que maneira levar os usuários para comprar um produto ou serviço.

O negócio pode usar ferramentas de encurtamento de URL e até o Google Analytics para descobrir qual foi o caminho que os usuários percorreram e saber quais são as páginas com o melhor desempenho.

Como maximizar a visibilidade online

Quando uma empresa trabalha com influenciador digital, seu propósito é maximizar a visibilidade da marca, e existem algumas ações que ajudam a alcançar esse objetivo. São elas:

Escolher influenciadores com engajamento

Antes de escolher seu micro influencer ou uma empresa de adesivar carro propaganda, é necessário pesquisar sobre os candidatos.

No caso dos influencers, a organização precisa descobrir como ele é visto pelas pessoas nas plataformas, afinal, trata-se de alguém que vai representar o negócio.

Uma boa forma de fazer isso é por meio do Social Balde, é um canal gratuito que rastreia as estatísticas e análises mostradas pelas redes sociais e ajudam a medir os resultados que os influenciadores geram.

Promover as publicações

Já que a corporação investiu em marketing de influência, precisa impulsionar e divulgar os conteúdos criados pelos influenciadores.

Promover suas publicações traz mais visibilidade para a marca, visto que, quando ele publica alguma coisa no feed ou nos stories, logo o público vai conhecer um pouco mais sobre o negócio.

Fazer um contrato

Um fabricante de rede protetora para varanda precisa ter em mente que a maioria dos influenciadores não entendem sobre o mundo dos negócios, e por isso a própria organização terá que ser o responsável por profissionalizar a relação com essa pessoa.

Criar um contrato para estabelecer um acordo em relação aos serviços e conteúdos oferecidos é uma forma de ter mais transparência e segurança com a parceria.

Assim como na hora de contratar um novo funcionário, as tarefas do influenciador precisam ser combinadas com clareza, pois isso evita vários problemas no futuro, principalmente para a marca.

Uma empresa de monitoramento de carros por gps pode elaborar um contrato com a ajuda de um advogado e ambas as partes devem assinar.

Considerações finais

Os influenciadores são personalidades conhecidas na internet, mas que estão muito mais próximas dos consumidores e usuários em geral do que as celebridades.

Os seguidores confiam nos influencers e sabem que eles indicam ou falam de uma marca apenas quando ela é realmente boa. Fazer uma parceria com eles é uma forma de se aproximar do público e conseguir bons resultados.

A marca passa a ter mais credibilidade, consegue expor seus produtos e serviços e ainda conta com a indicação de alguém em quem a audiência realmente confia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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