Startups do agro podem participar da quinta edição do Intensive Connection do AgTech Garage
Programa de potencialização de startups ganhou uma nova versão,
que vai proporcionar aos empreendedores a chance de conhecer de perto a
realidade de sete gigantes do agro e do setor florestal
Divulgação |
O AgTech Garage —parte do
network PwC e maior hub de inovação especializado na cadeia de
Ag&Food Tech na América Latina— está com as inscrições abertas para o Intensive
Connection 2023, programa de potencialização de startups que chega à quinta
edição com novidades e sete grandes empresas participantes. As Innovation l
Corporates de 2023 são a multinacional alemã de saúde e nutrição Bayer;
a empresa global de agronegócio e alimentos Bunge; a Dexco,
maior empresa brasileira do setor de materiais de construção, reforma e
decoração; a companhia francesa Ceva Saúde Animal; a empresa
global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores
agrícola, de construção e florestal John Deere; a marroquina de
fertilizantes OCP e a também brasileira Sicredi, instituição
financeira cooperativa.
As startups interessadas em participar do programa
podem se inscrever no Intensive
Connection (IC) até o dia 2 de junho de 2023. Os principais critérios
de seleção são identificação com a proposta do IC e adequação com a demanda
estratégica proposta pelo Innovation l Corporate, além da participação
permanente de um ponto focal da startup na construção do relacionamento com a
grande empresa. A lista de startups selecionadas para participar do programa
será divulgada no dia 26 de junho. Serão selecionadas duas startups por
Innovation l Corporate (Bayer, Bunge, Ceva, Dexco, John Deere, OCP e Sicredi).
De 2018 a 2022, mais de 600 startups se inscreveram no
IC, que tem ampliado seu alcance ano a ano e gerado valor por meio de conexões,
parcerias, mentorias, provas de conceito e negócios, além do aculturamento
sobre as práticas de inovação aberta no mercado agro e cadeias correlatas, como
a de energia, tecnologia da informação e educação. Neste ano, a principal
novidade é que o programa passa a ter um olhar especial para startups que estão
em fase de validação de negócios; startups que já atuam em outros segmentos e
têm interesse de entrar no agro; e aquelas já com maior grau de maturidade no
setor e que querem apostar em novas soluções, proporcionando uma experiência de
imersão para que acessem novas oportunidades.
O objetivo é oxigenar ainda mais a base de startups
inovadoras conectadas às empresas participantes do Intensive Connection e
trazer para perto empreendedores dispostos a conhecer a realidade e os desafios
do setor agro e florestal por meio de agendas institucionais, visitas ao campo
e unidades industriais. Por meio do IC 2023, o AgTech Garage e os Innovation l
Corporates do hub se comprometem a fomentar o ecossistema de inovação e a
construir relacionamentos duradouros e ganha-ganha com startups desenvolvedoras
de tecnologia de ponta.
“Para oxigenar de forma ainda mais ativa a base de
soluções do AgTech Garage e dos nossos Innovation l Corporates trouxemos
novidades para o Intensive Connection, que vai promover a imersão dos
empreendedores no universo agro e florestal. Para as grandes empresas, o
programa se fortalece também como um radar de longo alcance, que identifica as
melhores oportunidades de negócios e de investimentos do campo à mesa do consumidor”,
afirma José Tomé, CEO do AgTech Garage e sócio da PwC Brasil.
Gabriela Geraldi, gestora de
Comunidade de Programas de Inovação Aberta, conta que esta edição será composta
de duas etapas. A primeira fase, a “Jornada”, tem como pressuposto
criar as bases para que uma relação longeva e de confiança se estabeleça entre
a startup e a corporação. “A geração de valor na ‘Jornada’ é baseada em
capacitar, aculturar e conectar o empreendedor à empresa, possibilitando que as
startups conheçam o mercado dos Innovation l Corporates e se aproximem de
atores estratégicos, áreas de negócio ou clientes”, diz. A fase, posterior,
a “Alavanca”, tem como objetivo colocar em prática desenhos de negócio,
como provas de conceito ou outros tipos de oportunidades estratégicas.
De acordo com Gabriela, todas essas ações permitem que
os Innovation l Corporates assumam papel cada vez de maior
protagonismo na construção das relações com as startups para se tornarem suas
parceiras de escolha. “O Intensive Connection 2023 reafirma a responsabilidade
das grandes empresas de fazer a diferença na trajetória dos empreendedores, com
a geração de valor compartilhado”, afirma.
Conheça, abaixo, os temas que norteiam a proposta de imersão para
as startups escolhidas por cada grande empresa participante do programa e que
poderão usufruir de uma jornada no Intensive Connection 2023:
Bayer
Robótica e automação: como a tecnologia
pode potencializar a produção agrícola?
A Bayer segue fortalecendo seu objetivo
de fomentar a transformação digital na agricultura. Nesse sentido, busca
encontrar empreendedores que a apoiem na descoberta de como levar ainda mais
oportunidades de otimização da produção e eficiência de resultados para o campo
por meio da automação, seja via robótica, inteligência artificial ou outras
tecnologias, com foco em promover o agro sustentável.
Dirceu
Junior, Líder de inovação aberta na Bayer Crop Science para a América Latina,
afirma que o Intensive Connection é um excelente campo para a Bayer explorar
tecnologias disruptivas, capazes de aumentar a produtividade no campo com
inovação, transformação digital e sustentabilidade. “Robótica e automação não
são áreas de expertise da Bayer, mas são campos que se relacionam diretamente
com o nosso compromisso de antecipar e trazer mais celeridade ao
desenvolvimento de soluções que envolvem inteligência artificial, a fim de
disponibilizar aos nossos clientes ferramentas completas e que estejam de
acordo com
as
demandas do agro do agora e do amanhã”, diz. Junto de startups de diferentes
segmentos,
o objetivo é criar oportunidades de co-criar soluções para os produtores
brasileiros com alto potencial de transformar a agricultura.
Bunge
Relacionamento de precisão: como
construir a jornada phygital do time comercial e técnico focada no cliente?
A Bunge, junto de sua joint venture em parceria com a
UPL, a Orígeo, conhece o desafio de proporcionar a melhor jornada para o
cliente, buscando fidelizar, por meio de experiências, produtores de
grãos de seu relacionamento direto no Brasil. Por meio do Intensive Connection,
a empresa quer se conectar com empreendedores que sejam capazes de apoiar a
melhoria das experiências desses clientes tanto em canais online quanto offline,
garantindo a longevidade da sua geração de valor.
Roberto Marcon, CEO da Orígeo, destaca que o tema
escolhido está alinhado à visão da companhia de ser o parceiro estratégico dos
produtores rurais na jornada para a agricultura do futuro, que é cada vez mais
sustentável e digital. “Pensando em formas de melhorar ainda mais a experiência
dos produtores, a Bunge convidou a Orígeo para participar do desafio do IC
deste ano. A Orígeo apoia o produtor desde o planejamento da safra até a
logística pós colheita, com foco em garantir a produtividade, rentabilidade e
sustentabilidade do negócio, e nosso objetivo é encontrar soluções que
facilitem o relacionamento do time comercial com os agricultores ao mesmo tempo
em que também nos apoie na sensibilização e engajamento de nossos clientes no
uso de novas tecnologias e ferramentas digitais”, afirma. O programa permitirá
que as startups selecionadas sejam expostas ao modelo de negócio da Orígeo,
testem suas soluções em um ambiente com alto potencial de escalabilidade e
recebam mentoria executiva da empresa.
Ceva
Cliente no centro da inovação aberta:
Como catalisar a adoção tecnológica na pecuária?
A Ceva sabe da importância de se
posicionar junto ao seu cliente final como uma empresa que inova e pensa o
futuro. Com esta visão, a companhia busca estreitar seu relacionamento com
startups que gerem valor para os pecuaristas de corte e de leite. O objetivo é
ampliar o acesso a soluções tecnológicas para a pecuária, atentando sobretudo
para a produção em confinamentos.
Giankleber S.Diniz, Diretor Geral da Ceva
Brasil, diz que tendo a inovação como um de seus valores, a companhia busca
catalisar a adoção de soluções que promovam a melhoria da rentabilidade da
pecuária brasileira, com cuidado também ao meio ambiente e à sociedade. “Com a
proposta deste ano buscamos gerar a conexão entre os pecuaristas e as startups.
O objetivo é que a união destes players permita o desenvolvimento de soluções
personalizadas que levem em consideração a dinâmica das fazendas de corte e de
leite, gerando inovações que atendam aos anseios do mercado de amanhã”, afirma.
A iniciativa, segundo ele, também reforça e materializa a missão da Ceva de ser
uma empresa que atua para gerar valor para o cliente, indo além da saúde
animal.
Dexco
Fertilizantes na silvicultura: como o
uso otimizado pode contribuir para a máxima eficiência na produção florestal?
Considerando que os fertilizantes
representam o segundo maior custo da produção de madeira a partir de florestas
plantadas, a Dexco busca soluções para otimizar o uso desses insumos. A empresa
quer somar esforços com os empreendedores para investir em soluções que
minimizem perdas na cadeia de suprimentos e garantam a eficiência da aplicação,
além de considerar fontes alternativas de adubos.
Lucas Machado, Gerente de
Competitividade e Inovação em Madeira da Dexco, ressalta que a estreia da
empresa no Intensive Connection é parte da estratégia de posicionar o negócio
como benchmarking global em produtividade e competitividade no setor florestal
de eucalipto. Nesse processo, a cooperação é tida como fundamental pela
empresa, seja com as startups ou com seus pares Innovation l Corporates. “Vemos
o programa como uma porta aberta para aprender com nossos colegas da
agricultura e com as agtechs, a fim de buscar soluções que possam ser aplicadas
na silvicultura. Hoje, os fertilizantes são parte muito relevante dos nossos
custos e enxergamos oportunidades de inovar esse cenário com o ecossistema
agro”, diz. A jornada com a Dexco contará com visitas às suas instalações
florestais e industriais, além de acesso à sua expertise em ESG.
John Deere
Concessionárias da Agricultura 5.0: como
a ciência de dados gera valor para a cadeia?
A John Deere contribui cada
vez mais para a digitalização da agricultura e compreende o potencial dos dados
recebidos por meio de suas concessionárias para gerar valor para o seu cliente
final que está no campo. Deste modo, a empresa visa as oportunidades de negócio
e de desenvolvimento de soluções que apoiem a automação e análise de dados e
métricas. Com isso, a John Deere ganha eficiência para os seus concessionários
e, consequentemente, vantagens para o cliente final em suas tomadas de decisão.
Leandro Carrion, Gerente de
Inovação, Geração de Valor e Experiência do Cliente da John Deere, destaca que
o Intensive Connection é um grande exemplo de como grandes companhias e
startups podem se beneficiar da troca mútua de experiências. “Com o IC, a John
Deere soma à sua expertise de mais de 185 anos de história e à maior rede de
concessionários da América Latina, o conhecimento inovativo das startups.
Assim, os clientes da empresa têm à sua disposição cada vez mais automação e
inteligência artificial, permitindo que usufruam da digitalização do campo e
façam bom uso das grandes quantidades de dados captados e processados em suas
propriedades”, diz. A iniciativa corrobora o compromisso da John Deere de
promover a geração de valor compartilhado com o mercado e permitir que grandes
transformações ocorram de forma colaborativa.
OCP
Dados integrados na cadeia
de insumos: como a informação impacta a excelência da distribuição de fosfato
no Brasil?
A OCP Brasil fornece boa parte dos
fertilizantes fosfatados que impulsionam o agronegócio nacional. Toda a cadeia
logística, desde a fabricação dos produtos no Marrocos até a chegada deles aos
portos brasileiros, ocorre de forma integrada. Assim, a empresa garante a
excelência inclusive na etapa final, que é a entrega aos clientes. O objetivo
neste ano será a colaboração com startups que possam propor soluções que visem
controle e otimização desses processos em busca de maior eficiência
operacional.
Ademir Bazzotti , Vice-presidente de
Desenvolvimento de Negócios e Inovação da OCP Brasil, relembra que a OCP é uma
empresa marroquina centenária cujas operações se expandiram para cobrir toda a
cadeia de valor do fosfato. No Brasil, o grupo tem fortalecido
significativamente a sua presença e, por meio do lema “Trazendo o fósforo à
vida”, traduz suas muitas responsabilidades e desafios. “Entre os nossos
desafios está planejar, receber, estocar e entregar com excelência
fertilizantes tão necessários às lavouras brasileiras. Por isso, a busca por
processos monitorados e dados integrados dos nossos produtos nesta 5ª edição do
programa Intensive Connection”, afirma.
Sicredi
Sustentabilidade no agro:
como fomentar a adoção de práticas sustentáveis por meio do cooperativismo de
crédito?
O Sicredi quer gerar valor aos produtores
rurais, levando desenvolvimento sustentável para as regiões onde atuam. Com
esse foco, a instituição financeira busca empreendedores que estejam dispostos
a conhecer mais sobre o sistema cooperativo, bem como ter contato com as dores
de produtores rurais, a fim de encontrar soluções que os apoiem na adoção de
boas práticas socioambientais na agricultura, pecuária e demais atividades
rurais, garantindo o bem-estar de toda a sociedade e o equilíbrio entre
produção e conservação.
Luis Henrique Veit, Superintendente de
Agronegócios do Sicredi, destaca que com este desafio o Sicredi pretende
selecionar startups que possam auxiliar seus associados na adoção de práticas
sustentáveis, seja por meio de assessoria ou de ferramentas tecnológicas. “No
cooperativismo, não fazemos nada sozinhos e nossa parceria com o ecossistema de
inovação é fundamental para que possamos estar cada vez mais ao lado do
produtor não apenas com a concessão de crédito, mas também apresentando
soluções, inovações e tecnologias que possam apoiá-lo, para que sua evolução
aconteça de forma consciente, alinhando rendimentos com sustentabilidade”, diz.
Somente no agronegócio, o Sicredi conta com mais de 682 mil associados, sendo
77% deles da agricultura familiar, 16% produtores de médio porte e 6%
produtores de grande porte.
Para outras informações e inscrições, as startups
devem acessar a página do Intensive Connection no site do AgTech Garage.
Nenhum comentário