Tendências que se destacaram como pilares de sucesso dentro da estratégia de comunicação
Investimento em comunicação
assume protagonismo e torna-se cada vez mais prioritário para o sucesso dos
negócios das empresas
Escrito
por Patrícia Barbosa
Não é
segredo que o trabalho de relações com a mídia está em constante evolução,
contribuindo significativamente para a construção da reputação e para a
estratégia de marketing e negócios, indo muito além de pautas na imprensa realizadas
por jornalistas e desenvolvedores de conteúdo. No entanto, essa percepção de
valor está ficando cada vez mais clara para as empresas. De acordo com a última pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação
Empresarial (Aberje), o investimento em comunicação corporativa aumentou em
2022, representando uma movimentação de R$ 30,2 bilhões no setor. Além disso,
segundo relatório do CMO Survey 2022, as empresas têm investido 11,7% de seus
orçamentos totais em comunicação.
Se nos
últimos três anos o cenário pandêmico demandou uma série de transformações nas
estratégias de comunicação das empresas, agora o momento é de entender e
consolidar o que deu certo neste período para então planejar os próximos
passos. Nesse sentido, algumas táticas e tendências foram protagonistas e
destacaram-se como pilares de sucesso dentro da estratégia de comunicação.
Personalização
da comunicação
A chave de
um bom planejamento de conteúdo é considerar a estratégia de negócios e as
mensagens que as empresas desejam disseminar para seu público, bem como as
necessidades do mercado. Ao planejar conteúdos personalizados, capazes de
impactar e responder as dores das personas ou público-alvo em seus diferentes
graus de maturidade, é possível estabelecer um diálogo mais próximo e assertivo
com cada um dos stakeholders.
Inteligência
de dados
Não
podemos esquecer que estamos na era dos dados. A tecnologia proporcionou o
desenvolvimento de uma infinidade de ferramentas capazes de extrair insights
valiosos para enriquecer a estratégia de comunicação das empresas. No entanto,
mais do que ter acesso a esses dados, é essencial saber analisá-los para um uso
eficiente, garantindo a criação de jornadas mais autênticas e customizadas para
o público desejado.
SEO e Link
Building
Manter-se
relevante no ambiente digital é desafiador para empresas de qualquer segmento
ou porte. Por isso, estar antenado às melhores práticas de SEO e Link Building
pode ser um grande diferencial, assegurando que seus conteúdos estejam sempre
bem posicionados nos resultados do Google e de outros buscadores.
Além
disso, referenciar as páginas do site da sua empresa em veículos de imprensa
por meio de backlinks, gera credibilidade, potencializa o tráfego ao site e
contribui para o aumento da autoridade de domínio da página desejada. Portanto,
uma boa estratégia de relações com a mídia não pode deixar de contemplar a
elaboração de conteúdos otimizados com técnicas de SEO e a inserção de
backlinks estratégicos para o seu negócio.
Inbound PR
O consumo
de notícias tem mudado radicalmente nos últimos anos. E para acompanhar essas
transformações comportamentais, o trabalho de relações com a mídia também
precisou evoluir. Neste cenário, o conceito de Inbound PR surgiu para revolucionar o que até hoje era
conhecido como “assessoria de imprensa”.
Ao
incorporar técnicas de Inbound Marketing ao universo da comunicação
corporativa, o Inbound PR tornou-se uma iniciativa crucial para potencializar a
visibilidade das empresas no ambiente digital, valorizando a reputação por meio
de notícias publicadas em veículos de grande credibilidade, que mantêm as
informações mais essenciais das marcas indexadas na web.
Compreender
a relevância desses conceitos e como eles podem fortalecer e solidificar a estratégia
de comunicação da sua empresa, possibilita um planejamento muito mais assertivo e aderente ao público
que deseja atingir. E não se esqueça de que se manter antenado é se manter
competitivo!
Patrícia Barbosa é Diretora de Operações da EPR Comunicação Corporativa, agência de comunicação corporativa e conteúdo alinhada com as demandas do mundo digital.
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