A profissão de Social Media como alternativa ao desemprego
*Vinícius Taddone
O Brasil enfrenta um
desafio constante no que diz respeito ao desemprego. A falta de oportunidades e
a instabilidade econômica afetaram a vida de milhões de brasileiros. Para
muitos, as chances de recolocação no mercado de trabalho são pífias, sobretudo
quando os desempregados tentam conseguir um emprego com ganhos equivalentes aos
que tinham.
De acordo com dados do
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação
no país ficou em 14,7% no primeiro trimestre de 2023, o que representa cerca de
15,6 milhões de pessoas desempregadas. Esses números evidenciam a urgência de
buscar novas alternativas e oportunidades de trabalho.
Nesse contexto, surge a
profissão de Social Media como uma alternativa promissora para aqueles que
buscam (re)inserção no mercado de trabalho. As oportunidades e benefícios dessa
profissão, como flexibilidade, autonomia, diversidade de setores e boa
remuneração são alguns elementos que atraem cada dia mais pessoas a se
qualificarem para exercer essa função.
Em meio ao cenário
ansioso do desemprego, a profissão de Social Media vislumbra como uma área em
crescimento no Brasil. O avanço tecnológico e a transformação digital têm
impulsionado a presença das empresas nas redes sociais, aumentando assim a
necessidade de profissionais em gerenciamento de suas mídias sociais.
Segundo o relatório
digital de 2022, da We Are Social e da Hootsuite, o Brasil possui cerca de 150
milhões de usuários ativos nas redes sociais, tornando-se um mercado
estratégico para as empresas. Isso impulsiona a demanda por profissionais de
mídias sociais, capazes de criar estratégias eficientes para os clientes a fim
de alcançar e engajar seu público-alvo.
Já um estudo da
consultoria McKinsey mostra que empresas que utilizam mídias sociais de forma
estratégica têm 2,5 vezes mais chances de ter um desempenho financeiro acima da
média. Isso evidencia o impacto positivo que uma presença forte nas redes
sociais pode ter nos resultados de uma empresa.
No entanto, para
aproveitar as oportunidades no campo da mídia social é importante desenvolver
habilidades fundamentais. Um dos requisitos indispensáveis do Social Media
consiste no conhecimento das plataformas, dominando as principais redes
sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok e WhatsApp.
Compreender suas funcionalidades e, principalmente, seu público, é fundamental
para criar estratégias assertivas de comunicação.
Em tempos de
instabilidade econômica e desemprego, somados aos novos recursos tecnológicos,
como a inteligência artificial e, ainda, a mudança de comportamento das pessoas,
como assistir menos tv e passar mais tempo nas redes sociais, constata-se uma
radical transformação no mercado de trabalho, onde as empresas querem marcar
presença onde há audiência.
Nessas condições, uma
qualificação profissional em Social Media abre caminhos para oferecer às
empresas soluções eficazes em ambientes que lhe trarão os resultados almejados.
É uma excelente chance de trabalho que independe de cenários adversos da
economia, que pode garantir ao profissional bons clientes e, consequentemente,
ótimos ganhos financeiros. O desemprego assusta aqueles que não criam suas
próprias oportunidades.
*Vinícius Taddone é diretor de marketing e fundador da VTaddone® www.vtaddone.com.br
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