Carro por assinatura: uma nova experiência por um novo caminho
*Alan Lewkowicz
Ouçam os mais velhos.
Uma expressão antiga e muito atual, afinal, as pessoas com mais idade tem muito
a ensinar aos mais jovens. Porém, hoje, podemos fazer uma adequação justa, já
que a contrapartida é que podemos aprender muito com os mais novos. E podemos
atribuir o progresso e a inovação à essa nova geração.
Nesse contexto, as
pessoas descobriram outras formas de investir dinheiro. Não é mais na caderneta
de poupança, sequer em imóveis. Qualquer rendimento que pague 100% do CDI é
mais vantajoso, contando, inclusive, com liquidez diária – onde pode resgatar o
dinheiro a qualquer momento.
Surge, assim, um novo
comportamento, uma nova forma de pensar e de criar valor. A moda que veio para
ficar é a da qualidade de vida, e essa tendência irreversível já é sentida no
mercado automobilístico, percebido numa tendência alta de crescimento: a
mudança de escolha quando o assunto é ter um carro.
Dessa forma, ter um
carro é um fato relativo. As pessoas perceberam que a assinatura de um carro
tem inúmeras vantagens em relação à compra do mesmo.
Especialmente no
quesito agilidade e ausência de burocracia. Será que ter um carro mediante
financiamento é igual a ter um carro por assinatura? Do ponto de vista de
dirigir, sim. A diferença são os números, o que se pode fazer com os recursos
poupados em não comprar um carro, que podem ser alocados em um investimento,
por exemplo. Outra diferença está no sentimento, aquilo que julgamos ser nosso,
versus o que precisamos chamar de nosso, de fato.
E a terceira e talvez
mais importante diferença resida na rapidez com que o carro por assinatura é
contratado. Qualquer pessoa, em qualquer lugar pode implementar o processo e
sair dirigindo. Não é necessário financiamento e nem uma burocracia composta
por uma lista interminável de documentos e certidões. O processo é muito
simplificado. Em geral não supõe entrada e nem caução.
Todas aquelas dores de
cabeça em se manter um carro próprio mensalmente nesse processo são eliminadas,
porque com o serviço de assinatura de carros até as manutenções são por conta
da locadora responsável.
De acordo com a Associação
Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), no terceiro trimestre de 2022
(julho, agosto e setembro), a cada três carros vendidos, um foi para as
locadoras. Esse levantamento endossa a alta tendência de aderência a esse
modelo por uma parcela considerável de motoristas. Os principais
questionamentos que as pessoas devem fazer antes de alugar ou comprar um
carro, estão relacionados aos seus objetivos, pois ter um veículo próprio e
deixá-lo na garagem, resulta em outras despesas, como desgaste da
bateria, funilaria e até secagem de peças.
A inovação e a
tecnologia são elementos presentes no cotidiano das vidas das pessoas. Isso é
irreversível e se constitui em um dado positivo para o progresso da
humanidade. Usufruir das novidades que o mundo oferece é uma grande
oportunidade de rever conceitos e adotar um novo comportamento. O carro por
assinatura é uma tendência irreversível, comprovada a eficiência do modelo em
comparação aos gastos com a propriedade de um veículo. Vale uma análise e
reflexão.
*Alan Lewkowicz é formado em Administração de Empresas pela ESPM e trabalha há mais de 17 anos no mercado automotivo. Foi diretor de operações do Grupo Aba, sócio/conselheiro da Maestro Frotas, e sócio fundador da startup ComparaCAR, portal que reúne o maior estoque de ofertas de carro para compra ou assinatura consolidadas dos maiores portais de busca como Mercado Livre, ICarros além de locadoras e fabricantes que oferecem o serviço de assinatura. comparacar.com.br
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