Com perda do poder aquisitivo, consumo de lácteos cai, puxado pelo preço ainda alto do leite, aponta estudo da Scanntech
O preço do leite apresentou forte elevação em 2022, com maior alta em julho, e começou a cair ao longo do 2º semestre. Em 2023, o produto voltou a sofrer aumentos de preço, principalmente em fevereiro e abril, medida que provocou forte retração no volume de vendas, atingindo o menor patamar dos últimos 16 meses.
Além do leite, compõem a cesta de produtos
lácteos cream cheese, creme de leite, iogurte, leite com sabor, leite
condensado, leite em pó, leite fermentado, manteiga, petit suisse, queijos,
incluindo o ralado, e requeijão. O maior faturamento de vendas de lácteos está
concentrado em apenas três produtos: leite,
queijos e Iogurte, que juntos representam 61% do total.
O consumo de queijos apresentou estabilidade no primeiro quadrimestre de 2023,
na comparação com o mesmo período do ano passado. A muçarela, que junto com o
Minas Frescal, Prato e Minas Padrão respondem por mais de 90% do mercado), teve
o melhor desempenho entre os tipos predominantes, pois teve o menor aumento de
preços (17%) e o menor recuo no volume de vendas (-3%). Alguns dos tipos mais
caros registraram forte variação de preços, como o Gruyere (+25%) e o Minas
Frescal (+24%).
O estudo mostra ainda que a retração no
volume de vendas nos supermercados e atacarejos brasileiros é generalizada na
cesta de mercearia básica, do qual os produtos lácteos fazem parte. Esse
fenômeno é puxado principalmente pela queda no consumo de leite (-5,1%), açúcar
(-6,1%) e massas instantâneas (-10,4%), na comparação com o mesmo período do
ano passado.
“Fatores como a perda de poder de compra do
consumidor, diante de um cenário de aceleração inflacionária em 2022 e de
endividamento das famílias, impactaram negativamente o consumo, em especial dos
itens de Mercearia Básica, cesta mais sensível à perda de poder aquisitivo”,
explica Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.
Para acessar a análise completa, clique
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Sobre a Scanntech
A Scanntech é uma plataforma de dados granulares e acionáveis, que aumenta a
eficiência do Varejo, orientando por meio de inteligência de mercado decisões
como comparação de preços, ajuste de mix de produtos e criação de ofertas e
promoções de forma ágil e precisa.
Certificada pelo Great Place to Work, com 30 anos de experiência, a Scanntech
conta com mais de 900 colaboradores em mais de cinco países. A plataforma da
companhia possui uma cobertura de mais de 35 mil lojas e 90% de cobertura
censitária, não expandido, do canal alimentar. www.scanntech.com.br
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