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Crepefy chega ao mercado de franchising com modelo inovador e investimento a partir de R$ 50 mil

A franquia paulistana já nasceu com uma proposta internacional e entrega o crepe no mesmo moldes que o europeu; A Crepefy é única creperia semiautomática que consegue dar experiência de marca em três momentos de consumo diferentes

 

Divulgação

A creperia criada pelo jovem André Augusto em uma cozinha na cidade de São Paulo, acaba de entrar para o mercado de franchising e soma 20 unidades, sendo uma própria, espalhadas por quatro estados brasileiros e em breve uma operação será aberta em solo americano. A expectativa é faturar R$ 25 milhões e fechar acordo com ao menos 50 unidades ainda este ano.

 

A Crepefy nasceu no final de 2022, após uma viagem à França de comemoração de 15 anos de casados do André e sua esposa Tawane. Empreendedor visionário, André logo viu que em cada esquina tinha uma creperia e com muitas pessoas comprando. Daí surgiu a ideia de trazer para o Brasil esse mesmo conceito. A Crepefy é a única creperia que consegue dar experiência de marca em três momentos de consumo diferentes: balcão (loja física), delivery (apps e iFood), e eventos corporativos e festas (crepefy events).

 

“Um dos nossos diferenciais é que entregamos um crepe no modelo europeu com a brasilidade do nosso país. Usamos a massa e a forma de comer como na Europa, porém com os principais sabores do Brasil. Pegamos os mais vendidos de pizza e pastel, que é uma das refeições que o brasileiro mais adora, e adaptamos ao crepe. Foram meses de testes e mais testes até chegar em todo o conceito de produto, distribuição e marca”, explica o fundador e diretor executivo da Crepefy, André Augusto.

 

Franquia semiautomática

 

A Crepefy é uma franquia semiautomática que possui gestão simples, onde o franqueado passa pela experiência em todas as etapas do negócio: gestão, atendimento e preparo. Todos os processos são automatizados, e devido a massa já vir pronta diretamente pela franqueadora (os insumos são comprados na região do franqueado), o preparo dura em média de 2 a 3 minutos para ser finalizado.

 

São mais de 30 sabores, entre salgados e doces, tendo como carro-chefe o crepe de frango com catupiry, e Nutella com morango com preços a partir de R$ 10,90. A cada mês a franquia lança um novo sabor como estratégia de agradar o paladar de todos, inclusive com opções fit e vegetariana. O cardápio ainda conta com saladas e sucos preparados na hora.

 

Para aqueles que preferem o delivery, a embalagem é no formato da logo da empresa, um charmoso fantasminha, preparada para manter o alimento aquecido para uma distância de até 40 minutos. Além do mais, a embalagem da Crepefy dispensa a utilização de pratos e talheres, o que torna ainda mais prático e eficiente o consumo.

 

Modelo de negócio

 

A Crepefy conta com dois modelos de negócios: loja de rua e quiosque. Em todas elas são possíveis trabalhar delivery e também em eventos, que é onde o franqueado leva uma mini loja com estrutura modular para qualquer tipo de evento e serve os crepes como em um restaurante servidos à vontade, sem causar bagunça, cheiro ou fumaça.

 

       Quiosque: esse formato é para área a partir de 6 metros quadrados, e é necessário investimento inicial entre R$ 50 mil a R$ 80 mil, já incluso a taxa de franquia mais o capital de giro e investimento com instalação e equipamentos. Nesse modelo é possível contar com 2 a 3 colaboradores. O faturamento bruto médio mensal é de R$ 25 mil, com lucro líquido entre 18% a 25% mensal. O retorno do investimento é previsto entre 6 a 9 meses.

 

       Store to go smart: esse modelo é uma pequena loja de rua, indicado para áreas a partir de 12 metros quadrados, onde é possível o cliente consumir no mesmo local. O investimento é entre R$ 60 mil a R$ 80 mil (incluso a taxa de franquia, capital de giro e investimento com instalação e equipamentos) onde é necessário entre 2 a 3 funcionários. O faturamento médio é de R$ 25 mil mensal, com lucro líquido entre 18% a 25%, e prazo de retorno estimado entre 6 a 9 meses.

 

A Crepefy também conta com aplicativo próprio, na qual atualmente 3% das vendas mensais são através dessa ferramenta, e 21% são oriundas da parceria exclusiva com o iFood.

 

Perfil do franqueado

 

André Augusto conta que para empreender nesse negócio é necessário que o investidor tenha o perfil alinhado aos desafios do negócio, como identificação com o segmento; liderança de equipe; ser engajado com os propósitos e pilares da franquia; comunicativo, e gostar do atendimento ao público.

 

O papel do franqueado dentro da operação é separado por duas frentes: franqueado operador, onde estará no dia a dia da empresa cumprindo carga horária e de fato operando a loja. Esse perfil consegue ganhar mais dinheiro no negócio por estar exclusivamente dedicado à unidade. Há também o perfil de franqueado investidor: aquele que investe na operação, mas contrata um gerente e faz a gestão do negócio, sem cumprir uma carga horária fixa na operação.

 

A franqueadora é responsável por oferecer suporte operacional, marketing, treinamentos semanais (online), inclusive no auxílio para localização do ponto físico.

 

Expansão

 

Com menos de um ano no mercado, a Crepefy já soma 20 unidades entre ativas e comercializadas, espalhadas pelos estados de São Paulo (berço da marca), Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná. Ainda no início desse segundo semestre está previsto a inauguração das operações em São Paulo (Alphaville, Morumbi, Penha, Tatuapé, Taboão da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, Itatiba), Aracruz (ES), Foz do Iguaçu (PR), Maringá (PR), Londrina (PR), Ponta Grossa (PR), Curitiba (PR), e Florianópolis (SC).

 

A Crepefy é ideal para cidades a partir de 30 mil habitantes, e almeja encerrar o ano com 50 unidades em funcionamento e faturamento de R$ 25 milhões.

 

A marca, que já nasceu com uma proposta internacional, também foca a expansão para o exterior. Em setembro está prevista a inauguração da primeira unidade fora do Brasil. A operação em Orlando, na Flórida (EUA), será comandada por uma brasileira. Também é esperado a abertura em Málaga, Espanha, ainda sem data definida.

 

“Nascemos com a mentalidade para sermos uma marca internacional, portanto em apenas 24 meses teremos operações na América e Europa com masterfranqueados locais. Nosso objetivo é tornar-se a maior rede de crepes do mundo e estar presente em diversos países, sendo uma marca brasileira levando crepe, que é um prato típico francês”, finaliza André Augusto, diretor executivo da franquia Crepefy.

 

Sobre a Crepefy

A Crepefy nasceu em 2022 na cidade de São Paulo, se tornando uma marca especializada no modelo europeu de crepe francês, com uma ampla variedade de crepes doces e salgados com mais de 30 sabores no cardápio. Ela é a única creperia que consegue dar experiência de marca em três momentos de consumo diferentes: balcão (loja física), delivery e eventos corporativos. Em 2023 entrou para o franchising com dois modelos de negócios: loja de rua e quiosque, com investimento inicial a partir de R$ 50 mil, e prazo de retorno entre 6 a 9 meses. https://www.crepefy.com.br/

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