Dia Mundial das Redes Sociais: Conexões e tendências de consumo são destaque para usuários
Estudo da Ecglobal revela que Instagram
lidera como a plataforma mais acessada, enquanto TikTok se destaca na interação
consumidor-marcas
Adriana Rocha, Co-CEO e fundadora da Ecglobal |
São
Paulo, junho de 2023. No Dia Mundial das Redes Sociais,
comemorado em 30 de junho, a Ecglobal,
empresa do ecossistema Haus do Grupo Stefanini, apresenta os
resultados de seu mais recente estudo “Conexões
Autênticas que empoderam Marcas” Com uma amostra diversificada de
572 entrevistados de todas as regiões, classes e gêneros, o levantamento
revelou dados interessantes sobre a expansão da conexão para marcas além do
entretenimento.
A pesquisa abrangeu pessoas com idades
entre 18 e 75 anos, refletindo a variedade de perfis presentes
nas redes sociais. O estudo destacou a relevância do Social Commerce, com as
redes sociais se tornando espaços informativos para aprendizagem,
entretenimento e interação com marcas.
Dentre as plataformas mais acessadas, o Instagram
lidera o ranking, sendo utilizado diariamente por 74%. O número
sobe para 86% se considerado o acesso uma vez ao dia, com a Gen Z atingindo
92%. Em seguida, temos o Facebook, com 65% de acesso frequente, seguido pelo
YouTube, com 64%. O TikTok também ganhou destaque, alcançando uma taxa de
acesso de 42%, enquanto o Twitter registrou 33% de uso contínuo.
Os motivos que levam as pessoas a acessarem essas redes são variados. A
manifestação de interesses em entretenimento, a conexão com o círculo mais
próximo e a busca por conhecimento foram os principais fatores mencionados. O
TikTok e o Instagram são as ferramentas mais utilizadas para essas conexões.
No universo dos influenciadores,
o Instagram, o Twitter e o TikTok são os canais preferidos para acompanhá-los,
com 39%, 36% e 33% de preferência, respectivamente. No entanto, é importante
destacar que 20% dos entrevistados consideram que há um excesso desse tipo de
conteúdo. A confiança nesses influenciadores também foi questionada, pois o
fato de receberem pagamento para promover produtos pode comprometer a
imparcialidade das recomendações.
Para o público de 60 a
75 anos, a questão da confiabilidade das notícias ainda é uma
barreira no Facebook e no WhatsApp, de acordo com 78% dos entrevistados nessa
faixa etária. Por outro lado, o TikTok se destacou na interação entre
consumidores e marcas, graças ao formato de vídeos curtos e à variedade de
conteúdo. Já o Instagram foi referenciado por sua exposição de produtos e
serviços, bem como pela facilidade de contato com as marcas. O Twitter se
destaca pela velocidade na divulgação de informações sobre lançamentos e
promoções.
A interação online está diretamente relacionada às experiências com as marcas e
à sensação de pertencimento. A qualidade dos produtos, o relacionamento próximo
com as marcas e a sensação de participação foram os principais fatores
motivadores para interagir e falar sobre marcas nas redes sociais, conforme
relatado por 50%, 48% e 36% dos entrevistados, respectivamente.
Além das redes sociais, as comunidades estão se tornando um novo espaço onde as
pessoas sentem-se à vontade e encontram um canal seguro e confiável para
expressar ideias, compartilhar perspectivas e ajudar a melhorar as coisas por
meio de opiniões. Mais de 60% afirmam que a comunidade é um ótimo lugar para
descobrir novidades e se conectar com pessoas do mesmo interesse.
Para mais de 40% dos respondentes a busca por opinião sincera e recomendações
sobre produtos a partir da perspectiva dos consumidores reais está entre os
motivadores de acesso. Metade da amostra, afirma que participar de comunidades
online de marcas ajuda a adquirir conhecimento e obter informações verdadeiras.
“As redes sociais se tornaram uma poderosa ferramenta de aprendizado e
entretenimento. A nossa rede proprietária adiciona uma nova camada a esse
cenário, aproximando o diálogo e ouvindo atentamente a opinião dos consumidores
sobre temas importantes através de suas comunidades temáticas. Acreditamos que
as redes sociais têm um papel fundamental na construção de relacionamentos
significativos e as comunidades chegam para conectar as marcas com seus
consumidores e criar de oportunidades de negócios cada vez mais
personalizadas.”, ressalta e Adriana Rocha, Co-CEO e fundadora da Ecglobal.
Sobre a Ecglobal
A Ecglobal é uma empresa brasileira que integra o Ecossistema Haus do Grupo
Stefanini, com operações no exterior – países da América Latina e Estados
Unidos -, e oferece uma plataforma colaborativa, com tecnologia própria, para
criar comunidades e redes sociais que ajudem marcas e consumidores no
engajamento, colaboração e cocriação de melhores produtos e experiências, a
partir dos dados proprietários das companhias. Atualmente, a Ecglobal tem mais
de 1 milhão de consumidores ativos em sua plataforma, sendo 600 mil no Brasil.
Sobre
o Ecossistema Haus
A HAUS é um ecossistema de marketing digital do Grupo Stefanini formado pelas
seguintes empresas: W3haus, Brooke, CAPS, Huia, Gauge, Inspiring e Ecglobal.
Atua de forma focada em solucionar problemas estratégicos dos clientes,
ajudando-os a se relacionarem melhor com os consumidores e aumentarem as suas
receitas.
Sobre
a Stefanini
A Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 35 anos de atuação no
mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de
transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar soluções
para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias premiações pelo
seu DNA inovador
e impacto em resultados.
Atua nas seguintes frentes: Consultoria
(Tecnologia
e Business Agility),
Analytics & IA,
Banking & Payments,
Cibersegurança,
Manufatura
(Indústria 4.0) e Marketing
Digital. Presente em 41 países e com mais de 30 mil
funcionários, a Stefanini é apontada como a quinta empresa brasileira mais
internacionalizada – a primeira no setor de tecnologia, segundo Ranking da
Fundação Dom Cabral (FDC). Para mais informações, clique aqui.
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