Últimas

Escola de BH promove encontro voltado para a formação profissional de jovens e adultos

Na “Mostra EPSA”, circuito de profissões, inovação e tecnologia, serão apresentados cursos e exposições de projetos desenvolvidos por alunos

Divulgação 

A Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), localizada no Barreiro, em Belo Horizonte, vai promover, no dia 24 de junho, das 9h às 12h, a Mostra EPSA 2023. Voltado para a formação profissional de jovens e adultos, o circuito de profissões, inovação e tecnologia tem o objetivo de apresentar os cursos e as iniciativas da escola à comunidade, além da exposição de projetos inovadores desenvolvidos pelos estudantes. Para participar do encontro, o público precisa se inscrever no link https://forms.office.com/r/P4B2sPvduL.   

A programação da Mostra EPSA 2023 conta com uma visita guiada pela infraestrutura do local, exposições de projetos desenvolvidos por estudantes e oficinas práticas dos cursos técnicos e profissionalizantes. Segundo Carolina Alves, diretora interina da EPSA, o evento é uma vitrine para demonstrar a vocação da escola. ‘’Nossa missão é formar jovens e adultos para o mundo do trabalho. Com essa iniciativa, proporcionamos momentos de apresentação, conversa e conexão entre professores, estudantes e pessoas que estão interessadas em conhecer ou ingressar no mercado de trabalho’’, pontua a diretora. 

Entre os projetos que serão apresentados no encontro, o grupo de Reinan Wilson dos Santos, aluno do Curso Técnico em Eletromecânica da EPSA, produziu uma peneira elétrica, um equipamento voltado para atividade de peneirar areia, que é realizado por muitos de uma maneira manual e, consequentemente, exaustiva. ‘’O objetivo era contribuir com melhorias na área da ergonomia de uma forma a proporcionar a diminuição de afastamento e melhoria na produtividade. Dessa forma, para que o profissional que estiver utilizando este equipamento de maneira correta, tenha uma vida mais saudável’’, comenta o estudante.

Além disso, o aluno é um exemplo de educação que gera oportunidades. ‘’O trabalho realizado na EPSA é diferenciado. Tem uma equipe altamente qualificada, com professores dedicados e com alto conhecimento. E as aulas práticas foram essenciais tanto para o projeto de peneira elétrica que produzimos quanto para o meu desenvolvimento profissional no meu emprego atual’’, conta Reinan. 

A EPSA se dedica e abre suas portas para atender e orientar jovens e adultos no universo do mercado de trabalho desde 2000. ‘’Nós investimos para trabalhar de uma forma inclusiva e contribuir para a caminhada profissional do aluno. Dessa forma, oferecemos cursos gratuitos, além de material didático, uniforme, lanche e equipamentos de proteção individual (EPIs) para os momentos em nossos laboratórios. Além disso, com o objetivo de estabelecer parcerias e captar vagas de empregos e estágios, mantemos contato permanente com empresas e agentes de integração", destaca Carolina. 

 

Sobre a EPSA

Criada no ano 2000 pelos Freis Agostinianos, a Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA) é uma instituição mantida pela Sociedade Inteligência e Coração (SIC), também mantenedora do Colégio Santo Agostinho. A EPSA tem como objetivo promover o ser humano por meio da educação e do trabalho. Atua com protagonismo no resgate da cidadania e na inclusão social de adolescentes, jovens e adultos. Proporciona aos alunos o aumento da escolaridade, a qualificação profissional e o acesso à universidade. São diversos cursos gratuitos nos segmentos de Qualificação Profissional, Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio e Ensino Médio.

Nenhum comentário