Últimas

Sito assina projeto do restaurante e cria, em parceria com a PHV, ambiente contemporâneo e de tradição na Modernos Eternos

Mostra começa hoje no Circuito Liberdade em Belo Horizonte

Foto Gustavo Xavier

A 8ª edição da Modernos Eternos –mostra anual de arquitetura, design, decoração e arte– começa hoje (20 de junho) e segue até 7 de julho no Circuito Praça da Liberdade em Belo Horizonte. Tradição e contemporaneidade se unem no projeto do restaurante da mostra, mais uma vez comandado pelo chef Leonardo Paixão, e assinado pela Sito Arquitetura, em parceria com a construtora PHV Engenharia.

As reformas e adaptações do espaço, instalado no Prédio Verde, sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), ficaram à cargo da PHV, referência no segmento de imóveis de alto padrão. "Toda parte de solução de pintura, gesso e cenografia do ambiente foi desenvolvida por nossa equipe. Foi um desafio, por se tratar de um imóvel tombado; trabalhamos com todo cuidado e respeito", destaca a diretora de Marketing da PHV Engenharia, Marianna Scharlé de Vasconcelos. A construtora também foi responsável por uma série de reparos nas áreas comuns do prédio.

Batizado de Nau Eterna, o projeto dialoga com a arquitetura histórica do prédio e traz referências à combinação da alta gastronomia, inspirada na culinária portuguesa e mineira, com a cozinha de afeto, proposta pelo chef Léo Paixão. Ao entrar no salão, o público se depara com uma grande mesa, símbolo da tradição e diversidade da gastronomia mineira. "Buscamos elementos que as pessoas reconhecem como memórias afetivas para criar uma atmosfera que remete ao clássico, mas em um contexto contemporâneo", explica a arquiteta e urbanista Anna Cristina Ávila, diretora da Sito Arquitetura.
 
Para o ambiente, foram selecionados móveis vintage mesclados ao estilo contemporâneo, que aparece em peças de pedra sabão, obras de arte em azulejo português e paleta cromática clássica, no azul e branco. Parceira de longa data da PHV em vários projetos, inclusive nos novos Gaia e o Unique, no bairro Santa Lúcia, a Sito une, na mostra, o design consagrado a objetos com significado atemporal. "O ambiente precisava de uma intervenção maior. Ficamos muito seguros por ter a PHV conosco para dar suporte nessa reforma", completa.

A programação da Modernos Eternos também inclui mini talks sobre temas que valorizam a cultura, história, moda e arte, além de atrações musicais e apresentação de ações técnicas pelo Iepha-MG. Ao todo, são 38 profissionais e mais de 90 parceiros em 31 ambientes.

Nenhum comentário