Kantar: Pela primeira vez, consumo fora do lar apresenta recuperação a níveis pré-pandemia globalmente
Brasil é destaque em valor gasto com alimentos e bebidas fora de
casa em 2023, com incremento de 26% em relação ao ano passado
O consumo fora do lar mostra fôlego ao redor do mundo. Prova disso
é que, pela primeira vez, houve recuperação em relação a níveis pré-pandêmicos.
A alta de 10% no primeiro trimestre de 2023 é o ápice de uma sequência de oito
trimestres consecutivos de crescimento. As informações são do OOH Barômetro
2023, relatório produzido pela Kantar,
líder em dados, insights e consultoria.
O bom desempenho global é impulsionado pelas estatísticas da
Europa e da América Latina. Os destaques ficam para Brasil (alta de 26% no
valor entre o primeiro trimestre de 2022 e o deste ano), Reino Unido (23%) e México
(14%). Em números gerais, a modalidade cresceu 11% em valor no mundo.
Os gastos com consumo fora do lar são mais voltados para a
categoria Horeca (setor formado pelo conjunto de hotéis, restaurantes e cafés),
que apresenta alta de 14% no valor entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo
período de 2023. Em seguida, aparece Impulso (compras em lojas de doces,
máquinas de venda automática, postos de conveniência, entre outros), com 10%.
Ainda vale destacar que as bebidas têm sido o setor mais afetado,
com a proporção de consumo longe dos níveis pré-pandêmicos. Um exemplo neste
contexto são os refrigerantes. No primeiro trimestre de 2020, o produto tinha
53% de valor no mercado mundial. Caiu para 39% no mesmo período de 2021, subiu
para 49% no ano seguinte e permanece com a mesma porcentagem agora.
Mesmo assim, é possível ver histórias de sucesso, com marcas que
estão crescendo graças ao consumo fora de casa. Das empresas mais escolhidas
mundialmente, Coca-Cola e Fanta são as principais beneficiadas. A primeira
registrou 2442 CRP (Consumer Reach Point) em 2022, enquanto a segunda
marcou 473 CRP. A métrica original da Kantar mensura quantos indivíduos estão
comprando produtos de determinada companhia e com que frequência isso ocorre.
Os dados acima fazem parte do último relatório OOH Barômetro, que
tem foco no consumo global de lanches e bebidas não alcoólicas fora de casa. O
material do primeiro trimestre de 2023 contempla informações de seis países:
Brasil, China, Espanha, França, México e Reino Unido.
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights
e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais
entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem.
Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias
avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar
crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
Nenhum comentário