Últimas

LEROY MERLIN atua em projeto de economia circular e doa mais de 14 mil cobertores populares

A iniciativa transforma uniformes e equipamentos descartados por Colaboradores, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais negativos na cadeia produtiva

A LEROY MERLIN, uma das maiores redes de varejo do Brasil, focada em soluções completas para o lar, permanece reforçando o compromisso ambiental e social por meio do Projeto Postera. Desde 2018 até abril de 2023, a empresa direcionou mais de 53 toneladas de material, incluindo uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs), equivalente a aproximadamente 137.966,03 peças. Essa iniciativa poupou cerca de 328m³ de resíduos em aterros, valor correspondente ao volume ocupado por 87 carros populares.

Além de contribuir para a redução do impacto ambiental, a ação tem gerado resultados significativos em termos de inclusão social e econômica. Somente no ano de 2023, foram mais de seis mil peças entregues para a Retalhar, empresa de logística reversa consciente, que geraram cinco mil cobertores distribuídos pela Cruz Vermelha para pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo.

"A LEROY MERLIN tem como propósito impactar positivamente a vida das pessoas, por isso acreditamos no poder da economia circular. O Postera materializa como assumimos a responsabilidade ambiental, social e econômica, permitindo revisitar os nossos fluxos e encontrar meios de ressignifá-los", destaca Mauro Filgueiras, Gerente de Desenvolvimento Responsável da LEROY MERLIN.

Desde o lançamento, a iniciativa tem beneficiado também as comunidades locais. Até o momento, gerou aproximadamente R$102.676,53 de renda inclusiva, proporcionando oportunidades de emprego para pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre elas egressos do sistema prisional.

Para Jonas Lessa, CEO da Retalhar, é uma satisfação puxar a fila da transição para uma indústria têxtil cada vez mais circular. "O cobertor é apenas uma das possibilidades e a LEROY MERLIN está muito alinhada a esses pontos, então temos certeza de que seguiremos juntos, por muitos anos, na jornada para promover a circularidade", enfatiza.

Sobre a LEROY MERLIN

Há 24 anos no Brasil, a LEROY MERLIN é reconhecida como uma das mais importantes redes de varejo, focada em soluções completas para o lar. A companhia tem como objetivo proporcionar as melhores experiências para os seus Clientes e, por esse motivo, os coloca no centro das tomadas de decisões.  

Com uma estratégia omnicanal, atua em 45 Lojas físicas em grandes formatos, duas unidades no conceito express e nas plataformas digitais, como e-commerce, televendas, WhatsApp e aplicativo.  

A empresa oferta um milhão de itens, divididos em 15 seções: materiais de construção, madeiras, elétrica, ferramentas, cerâmica, sanitários, encanamentos, jardim, ferragens, organização, pintura, decoração, pisos laminados & vinílicos, iluminação e cozinhas. Além disso, possui marcas exclusivas com o objetivo de trazer sempre os melhores produtos do mercado.  

A fim de possibilitar vivências únicas, a LEROY MERLIN entrega inspiração por meio de espaços ambientados, oferece  o Programa de Fidelidade LEROY MERLIN Com Você que traz vantagens exclusivas para os membros participantes e o LEROY MERLIN Instala que conta com mais de 130 serviços disponíveis, uma rede de prestadores qualificados e a garantia da marca. Ainda podem ser encontrados nas unidades físicas em grandes formatos: estacionamento amplo, Cartão Presente, corte de madeiras, Fábrica de Cores, drive-thru, sistema de lockers, Clique e Retire, além do Celebre!, cartão que permite o parcelamento em até 10 vezes sem juros.  

 

Com ações voltadas ao desenvolvimento das pessoas, a companhia disponibiliza a Universidade Corporativa, plataforma digital que concentra conteúdos relevantes e complementares às missões dos mais de 10 mil Colaboradores. A LEROY MERLIN também tem investido, cada vez mais, na área de Tecnologia & Inovação, focando em melhorias contínuas.  

Em termos de premiações e certificações, a companhia ocupa a 6.ª posição no ranking da GPTW Varejo, na categoria Super Grandes, que elenca as melhores empresas do segmento para trabalhar no Brasil e também foi certificada, em 2023, pelo Top Employers que consolida a companhia como uma das melhores empregadoras do país. Ainda, todas as Lojas físicas de grande porte possuem a certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental), voltada para a gestão e uso sustentável dos edifícios.  

A marca é parte integrante do ADEO, terceira maior potência do setor de materiais de construção no mundo, e está presente em 13 estados brasileiros. Tem como pilar central a estratégia global We Make It Positive que transforma o negócio com 24 compromissos voltados à sustentabilidade, inovação, gestão da cadeia de valor e fomento ao desenvolvimento local. Confira mais informações acerca das iniciativas aqui!  

Nenhum comentário