Últimas

Maio apresenta a primeira redução de preços na cesta de mercearia básica do ano, aponta estudo da Scanntech

São Paulo, junho de 2023 – O estudo mensal Radar Scanntech do fechamento de maio de 2023, revela que o mês apresentou a primeira redução de preços na cesta de mercearia básica do ano, nas vendas dos supermercados e atacarejos brasileiros.

A cesta de mercearia básica foi o grande destaque de maio, com redução de preços de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Em abril, a cesta já tinha apresentado, em comparação com as demais cestas, a menor variação de preços em relação ao ano anterior.

“Desde o início do ano, temos observado uma desaceleração de preços da mercearia básica que se acentuou no mês de março. Apesar da cesta ainda apresentar retração de unidades vendidas, o cenário em maio foi melhor, uma vez que, ao contrário do verificado no mês anterior, a retração desacelerou”, explica Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.

No geral, maio registrou um cenário melhor que a média do ano até abril, com uma ligeira queda de unidades vendidas, porém menor que o registrado no acumulado do ano, e desaceleração de preços, indicando, portanto, uma reação do consumo e maior controle de preços.

Entre os canais, o melhor desempenho foi dos Supermercados 10+, que apresentaram aumento de vendas unitárias. Na contramão, o 1 a 4, foi o que apresentou a maior redução de unidades vendidas e foi o canal com maior aumento de preços.

Para acessar a análise completa do Radar Scanntech de maio de 2023, clique aqui.

Sobre a Scanntech

A Scanntech é uma plataforma de dados granulares e acionáveis, que aumenta a eficiência do Varejo, orientando por meio de inteligência de mercado decisões como comparação de preços, ajuste de mix de produtos e criação de ofertas e promoções de forma ágil e precisa.

Certificada pelo Great Place to Work, com 30 anos de experiência, a Scanntech conta com mais de 900 colaboradores em mais de cinco países. A plataforma da companhia possui uma cobertura de mais de 35 mil lojas e 90% de cobertura censitária, não expandido, do canal alimentar. www.scanntech.com.br

Nenhum comentário