Mercado imobiliário: como o avanço tecnológico impacta o setor
*Por Eduarda Tolentino, sócia e presidente do conselho da BRZ
Empreendimentos*
Se
antes o cliente visitava uma imobiliária ou procurava o imóvel desejado por
meio da mídia tradicional, hoje o sonho da casa própria está apenas a alguns
cliques de distância. Isso porque a internet trouxe mais praticidade a todo o
processo, e a pandemia de covid-19 coroou a tão famigerada (e necessária)
transformação digital no setor.
Em
tempos de sociedade 5.0, em que o consumidor é protagonista de suas ações e
decisões, investir em tecnologia não é mais um diferencial; tornou-se condição
obrigatória para que até mesmo construtoras aumentem a eficiência, a
produtividade, e claro, alcancem resultados expressivos frente à concorrência
acirrada. Portanto, não adianta negar o óbvio: o avanço tecnológico é um
caminho sem volta.
Diga-se
de passagem, o segmento da construção nunca foi lá muito convidativo, tanto
para os consumidores quanto para empreendedores, justamente devido à burocracia
envolvida em toda a cadeia, com etapas lentas e desgastantes. Na contramão
desse cenário, as inovações mundo afora surgiram para otimizar toda a jornada.
Hoje,
pode-se dizer que praticamente tudo o que envolve a construção, a compra ou a
locação de um imóvel recebe apoio maciço da tecnologia. Desde a forma como os
imóveis são construídos até a maneira como são divulgados, os avanços
tecnológicos imperam, ou pelo menos deveriam imperar. Para sintetizar, listo
alguns exemplos que vêm surtindo muito efeito na prática.
Plataformas de buscas de imóveis online
As plataformas de busca de
imóveis online, como o imovelweb, olx e vivareal, estão se tornando cada vez
mais populares. Essas plataformas permitem que os compradores e vendedores de
imóveis pesquisem e encontrem propriedades disponíveis em tempo real, e possam
comparar preços, características e comodidades de diferentes propriedades.
IA e chatbot no primeiro atendimento
Viva
a era em que os robôs, ou a aclamada inteligência artificial, se assim
preferir, podem entrar em ação via chat para oferecer mais detalhes sobre um
imóvel, sanar dúvidas, agendar conversas com corretores, entre muitas outras
funções. Ao contrário do que se imagina, com o suporte certeiro, o chatbot pode
favorecer atendimento rápido, personalizado e com muita eficiência.
Realidade virtual e imagens em 360 graus
Além
de gerar economia de tempo e dinheiro, as visitas virtuais e as imagens não
estáticas permitem o acesso a imóveis sem a necessidade de deslocamento.
Trata-se de ferramentas que agregam praticidade ao processo e atraem potenciais
clientes de forma ágil e certeira. Para personalizar a experiência, vale
incorporar móveis, animais de estimação e pessoas para os interessados se
sentirem “em casa”.
Tecnologia de análise de dados
A
tecnologia de análise de dados está sendo usada para prever tendências de
preços e demanda, além de compreender melhor o comportamento dos compradores.
Isso pode ajudar a informar decisões de investimento e estratégias de
marketing.
Smart contracts
O
envio e a assinatura de contratos imobiliários em ambientes digitais já é
realidade. Eficazes e ágeis, softwares específicos tratam das negociações de
maneira simples e eficiente.
Customer Relationship Management (CRM)
Desenvolvido
para automatizar e otimizar o processo de contato entre as empresas e seus
consumidores, o CRM é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente.
A plataforma é fundamental para organizar o trabalho e cada etapa na jornada de
compra. Dessa forma, fica mais fácil atender, tomar decisões, definir prazos
com mais eficiência e fazer toda essa gestão de maneira muito mais inteligente.
Parcerias tecnológicas
Incorporar
serviços em empreendimentos que facilitam a vida dos moradores é a nova
tendência. Vending machines, mercados autônomos, lavanderia, bikes e
carros compartilhados são algumas opções já presentes em muitos condomínios que
privilegiam o morar bem. Trata-se de comodidades que podem ser acessadas por
meio de aplicativos, isto é, estão literalmente na palma das mãos. Algumas que
envolvem o conceito da mobilidade, inclusive, levantam a bandeira sustentável.
Ao
pensar na evolução proporcionada para o mercado imobiliário por meio dessas e
de tantas outras inovações, fica claro que a transformação digital abre um
leque de possibilidades para a geração de resultados sustentáveis, além de
criar uma experiência diferenciada a clientes, parceiros e stakeholders. A
chave, nos dias de hoje, é pensar na tecnologia justamente como solução e
estratégia para integrar todas as etapas da jornada do cliente. Afinal, o
mercado continuará se transformando, então cabe a cada um acompanhar as
mudanças indispensáveis para o crescimento de qualquer negócio.
Sobre a
BRZ Empreendimentos
A BRZ Empreendimentos é uma incorporadora nascida em 2007 em Belo Horizonte. A inovação está no DNA da companhia, que investe fortemente em ações de tecnologia dentro de seus projetos. Despontando como liderança no sudeste brasileiro, a empresa chegou à marca de 100 lançamentos imobiliários em 2022.
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