Kantar: Brasileiros voltam a fazer compras de abastecimento, usam mais canais e priorizam embalagens menores em 2023
Pesquisa
aponta que e-commerce mostra estagnação nos gastos
Para
enfrentar os desafios relacionados à alta de preços dos últimos anos, 73% dos
brasileiros adaptaram os padrões de compra. De acordo com o Consumer Insights
2023 – estudo produzido pela Kantar,
líder em dados, insights e consultoria – apesar da retomada das compras
de abastecimento no primeiro trimestre deste ano, os consumidores estão
visitando mais canais e priorizando embalagens menores para equilibrar os
gastos.
As
embalagens pequenas marcaram presença em 51% das compras no período citado.
Dimensões média (30%), grande (12%), extragrande (2%) e a granel (5%) seguem de
longe.
De
forma geral, atacarejo, supermercado independente e farmácia são os destaques
entre os canais de compra de bens de consumo massivo. Na comparação do último
trimestre de 2022 com o primeiro deste ano, atacarejos atraíram 3 milhões de
novos lares, enquanto supermercados independentes e farmácias conquistaram 1,8
milhões de novos lares, e, simultaneamente, maior desembolso. A alta foi de
22%, 12% e 4%, respectivamente, no tíquete médio.
A
omnicanalidade também se intensifica no país. No primeiro trimestre de 2023,
55% dos brasileiros visitaram de cinco a sete canais de compras. Ainda houve
alta de 22% no gasto médio por lar e crescimento de 60% na frequência.
O
e-commerce, por sua vez, mostra estagnação nos gastos. A justificativa da
Kantar é que o aumento de preços desacelerou os ganhos das famílias e
prejudicou a lealdade dos desembolsos. Entre março de 2022 e de 2023, o meio
caiu 2,8% em frequência e retraiu 1,1% em tíquete médio.
Tipos
de compras
Um
dado curioso é que o tipo de compra muda conforme o momento do mês. Do 1º ao
10º dia, por exemplo, o abastecimento volta a ganhar importância em volume,
representando 54,3% no primeiro trimestre de 2023. A tendência é puxada por
compradores de 30 a 49 anos de idade e marcas econômicas.
Entre
o 11º e 20º dia, a proximidade (16,1%) ganha relevância impulsionada por
compradores acima de 40 anos de idade e produtos Mainstream. Já do 21º
dia até o fim do mês, volta o abastecimento (45%), mas, dessa vez, incentivado
por usuários acima de 50 anos de idade e pelas companhias Economy.
Os
dados acima são do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que
acompanha o comportamento do comprador brasileiro de maneira contínua, trazendo
uma visão do consumo em 360º dos bens de consumo massivo – alimentos, bebidas,
artigos de limpeza do lar e itens de higiene e beleza pessoal. Para dados
dentro do lar, o estudo reúne 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais do País, representando 60 milhões de lares. Enquanto para fora do
lar, a empresa acompanha o comportamento de 43 milhões de indivíduos.
Sobre
a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos
em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas
pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa
experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos
nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
Nenhum comentário