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Publicidade on-line: estratégias criativas e efetivas

Lidar com o mercado no mundo atual demanda um nível bastante grande de conhecimento a respeito das ferramentas de publicidade online, uma vez que elas conseguem manter uma lógica de impacto bastante sólida dentro dos mais variados segmentos.

Na verdade, o marketing de uma forma geral sempre foi um ponto bastante importante para a criação de relações entre as empresas e seus mercados, garantindo uma orientação de crescimento que, desde sempre, consegue trazer bons resultados.

Isso se dá por conta da necessidade que há de elevar uma lógica de consumo que consiga lidar com os objetivos da empresa e, ao mesmo tempo, informar ao cliente alguns elementos que lidam com as suas vontades e necessidades.

Esse foi um fator que fez com que alguns desenvolvimentos conseguissem dar origem a essa lógica de consumo mais massiva do mercado, mas, também, trouxe algumas ferramentas para que houvesse uma estrutura individual de conexões.

Entender como uma empresa pode se conectar com o seu mercado consumidor pode ser essencial e, por essa razão, sempre foi muito importante a contratação de profissionais que conseguissem ter uma atuação apurada com esses objetivos.

Desta forma, o mundo da publicidade e do marketing foi, cada vez mais, assumindo um caráter técnico, o que deu origem, hoje em dia, a uma série de ferramentas e elementos que conseguem garantir uma conexão bastante precisa com esse universo.

Publicidade: um ponto central

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que, dentro de uma lógica de marketing, em uma demanda mais conceitual, há alguns pontos que precisam ser levados em consideração para desfazer algumas confusões.

O marketing é uma estratégia que tem como base alguns pilares que dão origem a estratégias diferentes para que o mercado consiga gerar algum tipo de atuação ou impacto no público consumidor de forma mais satisfatória.

De uma forma mais tradicional, essa é uma estratégia que, inicialmente, manteve uma base em 4 Ps: produto, preço, praça e promoção.

Logicamente, esse foi um fator bastante inicial do marketing e, hoje em dia, há uma série de desdobramentos e ferramentas novas que conseguem lidar com outros critérios e pilares que são importantes para as empresas.

É preciso entender que o mercado é bastante diverso e, por conta disso, existem alguns passos que precisam ser levados em consideração para que haja o surgimento de ferramentas que consigam lidar com esses pontos.

Dito isso, a publicidade é um elemento que surgiu a partir do tópico da promoção, dando origem a uma lógica de comunicação, o que fez com que algumas sustentações fossem levadas em consideração dentro desses aspectos.

Ela foi muito importante, uma vez que os outros elementos precisavam manter uma boa qualidade, mas era ela que conseguia trazer essas novidades para os olhos do consumidor, levando-o a consumir aquele tipo de produto.

Desta forma, por exemplo, ela consegue trazer algumas simbologias e imagens que podem lidar com uma lógica de atração para que haja uma contratação de um serviço de lipoaspiração abdominal.

Assim, é possível fazer anúncios, com já é bastante comum no mercado, de “antes e depois”, mostrando como os resultados do serviço podem ser satisfatórios.

Nesse caso, é possível ver que há uma integração do produto de qualidade, um oferecimento mais amplo (praça) e viabilidade de compra (preço) para que, assim, a publicidade seja elaborada de forma satisfatória.

Tipos de publicidade

Tanto do ponto de vista digital quanto no analógico, a publicidade pode se manifestar a partir de algumas orientações bastante objetivas.

Publicidade de produto

Esse é um dos formatos mais tradicionais, uma vez que ele consegue atuar dentro de uma lógica de venda de produtos, como é o caso de uma confecção que anuncia uma camisa social feminina personalizada para seu público.

De serviços

A publicidade de serviços tem uma inclinação muito parecida com a de produto, mas ela substitui o primeiro pilar do marketing em outra outra lógica de oferta, mas com o mesmo objetivo de venda.

De promoção

Esse é um método muito comum para o lançamento de um produto ou uma venda no varejo, o que pode garantir algumas orientações importantes para o mercado.

De marca ou institucional

Esse é um tipo de orientação que faz com que a empresa seja valorizada na comunicação, normalmente para transmitir algum tipo de valor ou posicionar a marca dentro de alguma causa.

O que é publicidade online?

A chegada das ferramentas digitais conseguiram criar um novo sistema de comunicação que, de forma mais ampla, consegue ter uma penetração maior no público, uma vez que ela consegue se basear em impactos segmentados.

A internet surgiu como uma oportunidade para o mercado criar comunicações específicas, já que ela propõe algumas ferramentas que, de um modo tradicional, não seria possível trazer perspectivas como essas.

Diante disso, a publicidade online, assim como o marketing digital, não funciona apenas como uma digitalização dos processos já conhecidos, mas, sim, surge como uma nova área de atuação que parte de técnicas inovadoras.

Há, nos dias de hoje, uma série de ferramentas e formatos que podem garantir alguns tipos de atuação do ponto de vista da publicidade online que podem trazer vantagens importantes para uma empresa.

Ao se supor que o setor de clínicas estéticas especializadas em mamoplastia esteja buscando uma segmentação específica dentro de uma lógica de idade, é possível perceber que algumas ferramentas sejam utilizadas por ela para gerar esse impacto.

Métodos da publicidade online

Logicamente, há uma série de ferramentas e métodos que podem ser assumidos dentro do mundo digital a respeito da publicidade, o que pode ser um fator bastante importante nesse sentido.

Links patrocinados

Os links patrocinados são, de fato, ,um dos pontos mais importantes do ponto de vista pago da publicidade online, uma vez que eles conseguem criar uma conexão bastante grande entre o público e as empresas.

Quando há uma identificação de que um determinado público pode ser o alvo para que haja um consumo de embalagens descartáveis para doces, o link patrocinado irá aparecer como uma solução para ele.

E-mail marketing

Apesar do nome estar relacionado ao marketing, essa é uma estratégia bastante importante de publicidade, funcionando como uma espécie de mala direta dentro do mundo digital.

Essa é uma forma de garantir um impacto bastante qualificado no público, uma vez que há uma possibilidade bastante grande de gerar engajamento a partir da personalização.

Pop-ups em sites

Normalmente, quando uma empresa compra espaço dentro de um mecanismo de busca, há uma inclusão de displays dentro de sites parceiros, mas o pop-up pode surgir como uma forma de garantir ainda mais impacto no público.

Nesse caso, por exemplo, se, ao entrar em um site de um clube, um cliente ficar de frente para um anúncio de aula de tênis particular, há uma grande chance dele ser impactante e, até mesmo, de haver uma conversão.

O marketing digital como aliado

É claro que o marketing digital é um dos principais aliados de uma boa campanha de publicidade online, uma vez que ele fornece algumas pistas de como interagir com um mercado cada vez mais necessitado de novidades.

Diante disso, há uma série de formatos importantes que podem garantir que haja uma sustentação de objetivos empresariais, o que pode trazer alguns recursos que, via de regra, poderão fazer com que ela cresça da forma esperada.

Por exemplo, uma empresa que trabalha com escada com vidro e madeira pode encontrar alguns desafios na hora de formular uma publicidade online.

Nesse caso, ela precisará entender quem é seu público consumidor, quais são seus hábitos e como isso pode influenciar em uma elevação de tráfego dentro de suas redes e plataformas.

Assim, torna-se importante que algumas ferramentas de marketing digital sejam utilizadas antes, durante e depois do processo de implementação da publicidade online. Alguns desses recursos são:

  • Análise de dados;

  • Automação de marketing;

  • Inbound marketing;

  • Marketing integrado.

Todas essas estratégias conseguem compreender quais são os elementos que melhor lidam com os clientes e, assim, uma publicidade pode incidir nesse mercado como um todo.

Trazendo influências positivas, inclusive, para os seus parceiros comerciais, como as empresas especializadas em extrusão de alumínio.

Publicidade criativa no mundo digital

Há, é claro, algumas elaborações que são importantes dentro dessas estruturas de mercado, o que pode fazer com que haja alguns critérios de criatividade para que haja um impacto bem elaborado.

Por essa razão, é importante entender a respeito de alguns critérios e opções que podem ser feitas para que haja uma orientação nesse sentido.

Conhecer o público

Saber quem é o público e como se comunicar com ele pode ser um fator bastante importante, já que não há como pensar em uma lógica criativa que não tenha impacto.

Mesmo porque é possível ser criativo mesmo dentro de uma lógica mais formal de fornecimento de rolo de papelão corrugado para o mercado B2B, por exemplo.

Para que isso ocorra, basta entender como esse mercado se comporta dentro das possibilidades de publicidade.

Considerar as ferramentas

Antigamente, pensar em uma campanha de publicidade era, via de regra, ter que lidar com alguns modelos de mídia que conseguiam adaptar a linguagem.

Hoje em dia, no entanto, é preciso que haja uma consideração a respeito de todas as ferramentas possíveis para que haja uma unidade do ponto de vista criativo.

Considerações finais

Com o passar dos anos, a publicidade online se tornou um dos pontos mais importantes de interações dentro do mundo dos negócios.

Por essa razão, é importante entender quais são os critérios impostos por cada uma dessas ferramentas, orientando, assim, algumas possibilidades importantes de interações com o mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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