Táticas digitais infalíveis para conectar sua empresa com o seu público
Toda empresa possui como desafio a necessidade de vencer a concorrência e se destacar em seu mercado de atuação. Com os segmentos cada vez mais competitivos, é necessário todo um planejamento de divulgação.
Antigamente, isso era feito por meio de canais como rádio, TV, anúncios em jornais e revistas, outdoor, panfletos, entre outras modalidades, mas, hoje em dia, as organizações investem em marketing digital.
Estar na internet é uma necessidade nos dias de hoje, tendo em vista que os consumidores também estão conectados o tempo inteiro. Para isso, as marcas investem nas estratégias de marketing digital.
Com as estratégias de marketing digital, a organização consegue marcar presença nas principais plataformas da web, como as redes sociais, e-mail marketing e site institucional.
Também consegue fazer anúncios segmentados que vão chegar ao conhecimento do público certo e no momento mais oportuno. Mas existem algumas informações que o gestor precisa saber para conectar a empresa com o público.
É importante conhecer as 7 táticas usadas no marketing digital, como atrair clientes, quais ferramentas usar para divulgar uma empresa digital, quais são os 4 pilares do marketing e quais são as 3 estratégias principais do marketing digital.
7 principais táticas do marketing digital
O marketing digital é formado por diversas estratégias diferentes, mas as 7 principais táticas que precisam ser trabalhadas pelas empresas são:
Marketing de conteúdo;
Marketing de redes sociais;
E-mail marketing;
Anúncios pagos;
SEO;
Marketing de afiliados;
Web analytics.
O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa criar e distribuir materiais para atrair visitantes, gerar cadastros na lista de e-mail e conquistar potenciais clientes.
Uma loja de cadeira de escritório presidente gamer play faz marketing nas redes sociais para promover sua marca, atrair clientes e gerar visitas.
O e-mail marketing tem o propósito de criar um relacionamento, visto que pelo e-mail é possível enviar conteúdos de qualidade, promoções, eventos e outras estratégias que melhoram o relacionamento com o público e fecham vendas.
Os anúncios pagos podem ser feitos em diferentes plataformas, como Google e Facebook, ajudando a marca a se destacar rapidamente.
As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) melhoram os conteúdos e as páginas da empresa na internet, para que elas alcancem um bom posicionamento nos resultados de pesquisa organicamente e atraiam mais visitas.
Quanto ao marketing de afiliados, trata-se de uma maneira de promover os produtos e serviços por meio de outra pessoa que ganha uma comissão pelas vendas.
Por fim, o web analytics é uma análise de dados para saber se as estratégias estão trazendo os resultados esperados.
Como atrair clientes
Para atrair clientes, uma rede de hortifruti pode investir em diferentes estratégias, por exemplo, personalizar embalagem fruta para seus clientes. Outra possibilidade é fazer promoções cruzadas com empresas de setores diferentes.
Um salão de beleza pode fazer uma parceria com uma clínica de estética, oferecendo descontos aos clientes que forem a um dos estabelecimentos.
O Google Meu Negócio é uma plataforma fundamental e gratuita que ajuda os consumidores a encontrarem os estabelecimentos próximos. Ele precisa ser atualizado constantemente para chamar a atenção dos usuários.
Nas redes sociais, uma forma de aumentar o engajamento é criar promoções onde os usuários marcam amigos para concorrer a prêmios e descontos.
Também é interessante conectar a empresa a um marketplace porque isso aumenta a visibilidade, sem precisar fazer outros investimentos.
Ferramentas importantes para a divulgação
Existem algumas ferramentas essenciais que ajudam a divulgar uma empresa e muitas já são bem conhecidas entre os profissionais de marketing.
Uma delas é a GetResponse, que possui clientes em 200 países, sendo um dos maiores recursos para marketing digital. Com ela, fica mais fácil realizar várias tarefas e automatizá-las no cotidiano.
Um fabricante de filme stretch bobina jumbo pode usá-la para realizar webinars, criar landing page, conhecer o comportamento do visitante, rever dados do site, editar imagens, fazer pesquisas online, automatizar e-mails e definir respostas automáticas.
Outra boa alternativa é a BuzzSumo, que ajuda a entender o tipo de conteúdo que funciona para o negócio, além de estar sempre atento à concorrência.
Também é possível saber como cada conteúdo está presente nas mídias sociais e quais são os compartilhamentos totais.
A Buffer é muito útil para quem está começando um novo negócio e precisa divulgar conteúdos nas redes sociais, algo ainda mais interessante para empresas locais.
A ferramenta gerencia as mídias sociais, programando as publicações, postando em todas as plataformas em segundos e acompanhando a interação e o engajamento dos seguidores.
Por fim, o Google Analytics é fundamental para fazer o negócio crescer por meio do tráfego orgânico. Com essa ferramenta, a empresa sabe quais palavras chaves estão direcionando tráfego e o desempenho da marca nas redes sociais.
Uma empresa de semi reboque carrega tudo também consegue saber a localização de seus visitantes, quanto tempo eles permanecem no site e quais são as páginas mais populares.
Alicerces do marketing digital
Para que uma estratégia de marketing digital funcione corretamente, precisa seguir 4 pilares fundamentais. São eles:
Fazer um planejamento
O planejamento precisa ser considerado porque ajuda a entender mais sobre a organização, seus produtos, modelo de negócios e público-alvo.
Também é o momento em que a empresa desenvolve sua persona para entender o comportamento e a rotina dos consumidores.
Atrair clientes
Para atrair clientes, a organização deve mostrar como pode ajudá-los, o que envolve definir objetivos, canais que serão utilizados e estratégias de aquisição de mídia.
O propósito com isso é criar uma base de público que permita trabalhar desejos, necessidades e fazer com que os compradores se tornem clientes fiéis.
Fazer conversões
Uma clínica de tratamentos para alcoolismo precisa converter potenciais clientes em clientes, por meio de estratégias de marketing que convencem os consumidores a comprarem os produtos e serviços.
Isso deve ser feito por meio de sites bem desenvolvidos que melhoram a experiência do consumidor para que ele volte a comprar mais vezes.
Fidelizar clientes
Depois que uma pessoa compra com a marca, ela precisa trabalhar a estratégia de fidelização, por meio de ações de relacionamento.
Tais ações costumam acontecer nas redes sociais, e-mail marketing, publicações no blog e até no atendimento ao cliente.
Marketing on-line: suas principais estratégias
O marketing digital é formado por várias estratégias, entretanto, existem 3 que são consideradas indispensáveis para conseguir bons resultados. São elas:
Marketing com enfoque no conteúdo
Marketing de conteúdo é uma ação que se volta para a produção de materiais valiosos para a persona da marca. São conteúdos que abordam assuntos interessantes para o público e relacionados ao mercado de atuação.
A ideia é produzir material de qualidade, capaz de esclarecer todas as dúvidas e despertar o interesse do cliente pela marca. Assim, uma especializada em venda de máquina de café se torna uma autoridade em seu mercado.
Além do mais, por meio de conteúdos bem feitos, o lead avança no funil de vendas e compreende que o produto é a melhor opção para seu problema.
Presença nas redes sociais
Estar presente nas redes sociais é uma necessidade para qualquer negócio, independentemente de seu porte ou segmento. Isso garante que a companhia seja encontrada pelos consumidores, transmitindo segurança para quem quer comprar.
Mas não é necessário estar presente em todas as redes sociais ao mesmo tempo, muito pelo contrário, pois o ideal é usar apenas os canais em que o público-alvo está presente.
Um fabricante de etiqueta de garantia personalizada pode escolher apenas uma plataforma, desde que faça publicações frequentes e regulares. Entretanto, muitas organizações cometem um erro ao criar diferentes perfis.
O problema de fazer isso é que haverá a necessidade de administrar todos eles, o que para um pequeno negócio em que apenas uma pessoa cuida das ações pode ser muito complicado.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das estratégias mais importantes porque permite contato direto com o consumidor e não depende dos algoritmos presentes nas redes sociais ou nos mecanismos de busca.
Um fabricante de divisória de parede de madeira deve criar uma base de leads para começar a enviar as mensagens, podendo falar sobre diversos assuntos, como promoções, confirmação de compra, atendimento, vendas, entre outros.
Considerações finais
O marketing digital possui diversas estratégias e depende de um bom planejamento para que todas elas possam trazer os resultados esperados pelo negócio. É por meio de um bom planejamento que a companhia coloca todas em prática.
O maior benefício do marketing digital é a possibilidade de mensurar todas as ações e investimentos para se certificar de que o negócio está obtendo retornos positivos. Assim, a marca vai conseguir se conectar com seu público e potenciais clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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