TI híbrida: o que você precisa saber sobre essa tendência?
*Por Otto
Pohlmann, CEO da Centric
Solution
Hoje, é
fato: a transformação digital tem o poder de
nortear os rumos
dos pequenos, médios e grandes negócios. Nesse sentido, buscar estratégias para
tornar a TI mais
eficiente é parte fundamental da rotina de qualquer gestor. A boa notícia é que os avanços
tecnológicos auxiliam nesse processo. Um ótimo exemplo
disso é o conceito
de TI híbrida.
Trata-se da junção dos principais modelos para o uso da tecnologia dentro de
uma organização, ou seja, o melhor dos dois mundos: uma
infraestrutura própria de hardware somada à famigerada cloud computing.
Nesse modelo, geralmente, o gestor escolhe manter por
perto um conjunto de dados específico que considera mais sensível,
com um controle de acesso mais próximo da equipe de TI, enquanto outras informações são direcionadas para a nuvem. Ou seja, alguns servidores
internos podem ser administrados localmente, já outros ficam alocados em um
fornecedor seguro e eficiente. As vantagens, como se pode imaginar, são diversas.
Tanto é que 83% das empresas
brasileiras já adotaram a nuvem híbrida para potencializar a transformação digital, segundo revelou
uma pesquisa global da IBM, divulgada no fim do ano passado. De acordo com o levantamento, o percentual no Brasil é
superior à média mundial (77%) e de países desenvolvidos, como Japão e Estados Unidos.
Benefícios
para as empresas
A computação em nuvem é um caminho sem
volta para empresas que buscam agilidade,
performance, praticidade e economia. Por isso, a nuvem híbrida, ou TI híbrida, vem ganhando cada
vez mais destaque entre as companhias. Entenda como e por que aplicar esse conceito na prática faz toda a
diferença.
Menos
custos
Ao transferir parte da
infraestrutura para a nuvem, a TI poderá substituir licenças
de softwares por modelos SaaS, atendendo somente às demandas que a empresa realmente vai
utilizar, por um preço mais justo.
Escalabilidade
A combinação do “melhor dos dois mundos”
– infraestutura interna e cloud computing – facilita a expansão de qualquer negócio. Isso
significa que a nuvem híbrida é uma
aliada de peso para alavancar sua capacidade de atendimento sem ter que aumentar a operação na mesma medida.
Mobilidade
Em tempos de home office e trabalhos híbridos,
é fundamental facilitar a transição dos funcionários para desempenhar suas tarefas em casa. Com a
tendência em cena, o core do
negócio fica hospedado na empresa, enquanto o acesso pode ser feito a
qualquer hora, de qualquer lugar. Essa dinâmica promove liberdade
para crescer e operar muito além.
Flexibilidade
Com
a flexibilidade
de um data center próprio e outro na nuvem, a empresa
tem o poder de otimizar o uso da tecnologia conforme
seu foco em cada momento de atuação.
Automatização de processos
Toda essa infraestrutura automatiza
uma série de processos no dia a dia. O monitoramento de acesso, a
atualização de softwares e o backup são alguns exemplos de
atividades que podem ser executadas de
forma automática.
Como é possível observar, as vantagens que giram em torno do assunto
agregam, e muito, ao desempenho dos negócios. Ainda assim, é preciso garantir que a implementação seja realizada da maneira
correta para que todos os benefícios sejam
alcançados. Alguns desafios incluem a integração de sistemas diferentes, a
gestão dos ativos e o treinamento de equipes.
Portanto, lançar mão de um bom planejamento é
condição obrigatória antes de mais
nada.
Além disso, uma dica
valiosa é contar com o apoio de especialistas
durante toda a jornada. Assim, certamente os resultados
transformadores serão constatados em pouquíssimo
tempo.
*Otto
Pohlmann é CEO da Centric
Solution, empresa de tecnologia que fornece
soluções completas para
atender aos requisitos de segurança e da LGPD, com foco em implementação,
treinamento e suporte, a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento
de negócios de todos os portes e
setores – e-mail: centric@nbpress.com.
Sobre a Centric Solution
Empresa de tecnologia que iniciou as atividades em 2005 e oferece soluções completas com foco em implementação, treinamento e suporte para ajudar a sustentar o desenvolvimento de empreendimentos de todos os portes e ramos de atividade. Adota ferramentas voltadas a help desk, service desk, active directory, cloud, IT security, network performance, compliance, data protection, aplicações e remote app. Também realiza treinamentos, desenvolvimento de projetos e monitoramento em tempo real, 24 x 7, de processos, negócios, redes, link e sistema de missão crítica. Com sede em São Paulo e uma equipe de 20 colaboradores, a Centric ultrapassou a marca de 3 mil clientes. Entre eles estão Banco Safra, Crefisa, Unimed, CPFL e 60% do mercado hoteleiro. Para mais informações, acesse: https://centric.com.br/.
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