10 fatores que impactam a reputação das empresas, de acordo com a Serasa Experian
O conteúdo faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube, preparado para
auxiliar pequenos e médios empreendedores brasileiros |
São
Paulo, 31 de julho de 2023 – Em um cenário cada vez mais
acirrado entre empresas, a reputação de uma companhia se mostra como um dos
principais diferenciais para sair na frente e conquistar clientes.
Independentemente do porte do empreendimento, seja ele pequeno, médio ou
grande, ter uma boa imagem é fundamental para construir confiança junto aos
consumidores, parceiros e investidores. A reputação vai muito além do que se
diz sobre um negócio, e envolve a percepção de sua conduta, integridade e
capacidade de entregar valor. A Serasa
Experian identificou 10 fatores que impactam a reputação das empresas e,
consequentemente, seus resultados no mercado. O conteúdo também pode ser
conferido na playlist Bora Empreender no YouTube. Confira: 1) Endividamento: o
endividamento impacta qualquer negócio, afinal, sabemos que o investimento
financeiro é a base para a construção das empresas. Portanto, o caminho é
sanar as dívidas para ter mais recursos para realizar os investimentos
necessários e fazer a atividade acontecer; 2) Fraude: fraude
é uma das formas que pode destruir imediatamente a boa imagem de uma empresa
que foi cuidadosamente construída. Por isso é tão importante criar acessos
que acabem com o risco de fraude dos negócios, garantindo que a empresa
esteja 100% protegida. Lembrem-se também de que segurança e privacidade de
dados, tanto de titulares quanto do negócio são questões fundamentais para a
conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A legislação visa
assegurar que as empresas coletem, armazenem e processem dados pessoais de
forma transparente e responsável. Para cumprir com os requisitos da LGPD, é
crucial implementar medidas robustas de segurança da informação; 3) Score
CNPJ: o Score é uma ferramenta para fechar boas parcerias de
negócios e atrair investidores. Trata-se de uma pontuação que indica o quanto
uma empresa é boa pagadora. Quando uma companhia possui um bom histórico de
crédito e uma reputação sólida, ela é percebida como mais confiável e menos
arriscada para as instituições financeiras e potenciais parceiros comerciais; 4) Quantidade
de Consultas de Crédito: outro fator importante é
não ter muitas consultas no score, já que isso pode impactar a sua pontuação
e, como falamos no item acima, o score é fundamental para a sua boa
reputação. Para isso, a ferramenta “Saúde do Seu Negócio” da Serasa Experian,
envia notificações quando acontecem essas buscas para alertar os
empreendedores; 5) Imagem
dos Sócios: uma empresa tem a cara dos seus sócios, isso é fato. E a
imagem dos empreendedores envolvidos impacta diretamente na reputação de cada
negócio. Por isso, é importante cuidar bem da vida financeira e seguir uma
prática de mercado que é separar as finanças pessoais das finanças da
empresa. Dessa forma, você garante que uma não interfira na outra e não
prejudica os negócios; 6) Comunicação: uma
boa estratégia de conteúdo aliada a uma comunicação confiável e profissional
são fatores primordiais para fazer com que a empresa se conecte com o mercado
e com os seus potenciais clientes. Tenha canais sólidos e mostre tudo o que
você está fazendo para garantir a boa saúde da sua empresa; 7) Transparência: a
transparência é um dos pilares mais importantes na gestão de uma empresa.
Mesmo que o trabalho esteja no início, ao mostrar como são feitos os processos
internos, por exemplo, você permite que seus clientes e investidores estejam
mais próximos do seu dia a dia; 8)
Ética: A ética nos negócios é fundamental para garantir a
sustentabilidade e o sucesso de uma empresa a longo prazo. Proporcionar diretrizes
claras aos colaboradores e fornecedores, orientando-os a atuar dentro de
padrões legais e éticos, é essencial para construir uma cultura de
integridade em todos os níveis da organização. Essa postura fortalece a
confiança dos clientes e parceiros, que se sentirão mais seguros ao fazer
negócios com a empresa. Além disso, ter documentação e registros de
treinamentos relacionados à ética em casos extremos de crises imprevistas
pode ser crucial para atenuar ou mesmo remediar a situação, mostrando que a empresa
estava comprometida em agir corretamente, mesmo diante de adversidades.
Investir em cumprimento de leis, normas e regulamentos, abrangendo questões
financeiras, trabalhistas e ambientais, é um reflexo do compromisso da
empresa em agir de forma ética e responsável; 9) ESG: as
práticas ESG já vêm sendo incorporadas por grandes empresas e os pequenos e
médios negócios podem fazer o mesmo. A reputação também está associada à como
sua empresa atua e se relaciona com os aspectos sociais, ambientais e de
governança. É importante entender que o negócio possui responsabilidades que
vão desde a sociedade até os funcionários, fornecedores e, claro, o meio
ambiente. Além disso, você não pode esquecer que a importância do ESG com a
Sustentabilidade transcende a mera adoção de práticas ambientalmente
responsáveis. É uma abordagem que visa compreender profundamente toda a
cadeia produtiva, com um olhar holístico e criterioso. A análise minuciosa do
processo produtivo, a origem da matéria-prima utilizada, o tratamento justo e
sustentável dado às pessoas envolvidas, incluindo o regime de contratação, e
a implementação de políticas de crédito que promovam a sustentabilidade, são
fundamentais para garantir que a cadeia cumpra suas obrigações éticas e
ambientais. 10) Digitalização: um
negócio precisa estar inserido na era digital. Esse é o caminho mais básico
para automatizar processos. Utilizando o certificado digital da Serasa
Experian, por exemplo, as empresas ganham em eficiência e começam o processo
de digitalização. Este
conteúdo faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube da Serasa Experian
como parte do programa voltado a disponibilizar material gratuito de suporte
a empreendedores. Utilizando
o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão
dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para
atender as necessidades das pequenas e médias companhias brasileiras. São
soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger
a empresa, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso,
a área conta com o blog que dispõe de uma série de conteúdos gratuitos para
quem precisa de ajuda para começar a empreender, incrementar as vendas,
conquistar mais clientes. |
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