35% das mulheres empreendem por vocação no Brasil, indica pesquisa da Serasa Experian
Levantamento procurou entender
os perfis das empreendedoras brasileiras |
São
Paulo, 24 de julho de 2023 – Uma pesquisa inédita,
realizada pela Serasa Experian, identificou que 35% das mulheres que
empreendem no Brasil se classificam como “Empreendedora por Vocação”, ou
seja, que ‘sempre tiveram visão de negócio para identificar as oportunidades’
e que ‘foram incentivadas a terem o seu próprio negócio desde cedo’. O
levantamento, que teve como objetivo entender quais são os perfis das
empreendedoras brasileiras, também revelou que 25% empreendem para ter um
propósito, enquanto 22% pela vontade de desbravar esse mercado e 18% para ser
independente financeiramente. “A
Serasa Experian reconhece a importância de auxiliar todos os empreendedores
brasileiros, principalmente as mães e mulheres que atuam neste ramo. Por
isso, decidimos realizar esta pesquisa para mergulhar no perfil atual de
empreendedoras e como elas encaram seus negócios. Assim, conseguimos entender
quais são os produtos e serviços mais adequados para apoiá-las durante a
jornada”, declara o Vice-Presidente de PME da Serasa Experian, Cleber Genero. Ainda
segundo a pesquisa, 62% das entrevistadas disseram empreenderem sozinhas, 30%
têm microempresa, 6% empresa de pequeno porte e 1% empresa de médio porte. Os
segmentos mais comuns foram “Serviço” (57%), “Comércio varejista” (24%),
“Indústria” (4%), “Comércio atacadista” (3%) e “Outro” (12%). Veja, a seguir,
o detalhamento dos perfis: Empreendedora
Por Vocação · Por que empreendem:
dentre as principais motivações apontadas pelas empreendedoras de vocação
estão: “sempre tive visão de negócio para enxergar onde estão as
oportunidades" (81%); “fui incentivada a ter meu próprio negócio desde
cedo” (61%); e “desejo de não trabalhar para os outros e ter um negócio
próprio, uma vez que é a melhor forma de ganhar dinheiro” (97%); · Origem da renda e independência
financeira: a origem da renda de 61% das respondentes
identificadas neste perfil é completamente fruto da empresa e 50% delas dizem
ser totalmente independentes; · Idade: do total de
empreendedoras por vocação, 68% declararam ter idades entre 30 e 49 anos, 22%
mais de 50 anos e 10% até 29 anos; · Formação e preparo educacional:
a maioria das empreendedoras desse perfil possuem pós-graduação (35%) e
ensino superior completo (36%), e 47% disseram que, antes de empreender,
fizeram curso específico para atuar, com duração de menos de 1 ano (42%); · Tempo de empreendedorismo:
42% delas empreendem entre 5 e mais de 10 anos e 30% atuam há menos de 6
meses e mais de 3 anos. Empreendedora
Por Propósito · Por que empreendem:
sete em cada 10 empreendedoras por propósito declararam que querem ganhar
dinheiro sem trabalhar para os outros (97%), além disso, 74% acham que sempre
tiveram tino comercial e 66% alegam que é porque foram incentivadas; · Origem da renda e independência
financeira: mais de 50% desse perfil de empreendedoras
declararam ser completamente independentes, cuja origem da renda vem
totalmente da empresa (53%); · Idade: a idade média
das empreendedoras desse perfil é de 30 a 49 anos (62%). 29% disseram ter
mais de 50 anos e 9% declararam ter até 29 anos; · Formação e preparo educacional:
das respondentes deste perfil, 35% disseram não ter se preparado para
empreender, mas 35% declararam ter ensino superior completo; · Tempo de empreendedorismo:
54% das empreendedoras por propósito atuam entre 5 e mais de 10 anos, e 30%
entre menos de 6 meses e 3 anos. Empreendedora
Desbravadora · Por que empreendem: as
empreendedoras desbravadoras possuem prioridades sociais em sua atividade
empresarial, pois 68% disseram que é sua prioridade profissional ter um
trabalho que faça diferença para a sociedade[DB2] ,
enquanto 45% declararam que ter um negócio próprio nunca foi um sonho; · Origem da renda e independência
financeira: 54% das respondentes deste perfil disseram que a
origem da renda é completamente da empresa. Já para 33%, a maior parte da
renda vem da empresa, mas não totalmente. Por fim, para 13% grande parte de
outro trabalho contribui para a sua renda. A maioria é parcialmente
independente (59%) e 38% é totalmente independente; · Idade: 69% delas
possuem entre 30 e 49 anos, 22% mais de 50 anos e 10% até 29 anos; · Formação e preparo educacional:
a maioria das empreendedoras desbravadoras possuem o ensino superior completo
(49%), sendo que 38% se prepararam para atividade empresarial ante 40% que
não; · Tempo de empreendedorismo:
46% das desbravadoras possuem menos tempo de empreendedorismo que os outros
perfis – entre menos de 6 meses e até 3 anos. Empreendedora
Independente · Por que empreendem:
para 96% dessas empresárias ter seu próprio negócio significa poder fazer o
trabalho do seu jeito, sendo essa autonomia um fator relevante. Outra
motivação alegada por 84% é o fato de não ter que trabalhar para os outros e
ter um negócio próprio é a melhor forma de ganhar dinheiro; · Origem da renda e independência
financeira: a maioria destas empreendedoras não são de fato
independentes, pois 57% delas responderam que são parcialmente
autossuficientes financeiramente; · Idade: a faixa etária
da maior parte das empreendedoras do perfil “Independente” é de 30 a 49 anos
(66%), 24% têm mais de 50 anos e 10% têm até 29 anos; · Formação e preparo educacional:
apenas 3 em cada 10 empreendedoras independentes se prepararam em menos de 1
ano para empreender e 35% disseram que não se prepararam. No total, 34% têm
superior completo e 33% pós-graduação; · Tempo de empreendedorismo:
neste perfil de empreendedorismo feminino, 42% atuam a mais tempo (de 5 a
mais de 10 anos) e 38% está na atividade empresarial entre menos de 6 meses a
1 ano. Guia do
Empreendedor Iniciante: Conteúdo da Serasa Experian para ajudar na saúde
financeira dos negócios Para
ajudar os negócios recém-criados na jornada do empreendedorismo, a Serasa
Experian lançou o “Guia do Empreendedor Iniciante”, um material gratuito,
disponível no site oficial da companhia. Para ter acesso completo ao
material, basta fazer um breve cadastro de nome e e-mail para destravar os
oito níveis que reúnem muitas dicas e orientações sobre como encontrar uma
oportunidade, definir o perfil do cliente, fazer plano de negócios e muito
mais. Clique aqui e saiba mais! Metodologia A
Pesquisa “Empreendedoras Brasileiras PME” da Serasa Experian foi realizada de
forma quantitativa, via painel de respondentes e contou com 534 participantes
de todas as regiões do país. O detalhamento seguido foi segundo a
classificação do Sebrae, considerando: “Comércio, Serviço e Indústria”, “B2B,
B2C e Ambos”, “Todas as áreas de atuação (sem cota)”, “Clientes e não
clientes de birôs de crédito (sem cota)”, “Maiores de 18 anos”, “100%
mulheres” e “Classes ABCD (cotas: 50% AB1 e 50% B2CD)”. Esta
foi a segunda onda do estudo, que teve sua realização em 2022, entretanto
foram feitas alterações significativas em relação ao questionário para 2023,
visando incluir a Segmentação de Mulheres Empreendedoras, a fim de entender
as principais motivações para empreender. Desta forma, o foco principal desta
pesquisa é mergulhar no perfil atual de empreendedoras (traçado em 2023) e
como elas encaram o empreendedorismo e seus negócios próprios. |
Nenhum comentário