Após a fundação da marca pelo pai, franquia de piscinas faz sucesso com a gestão do filho
Felipe Pirassolo Martinez acompanha o negócio desde os 6 anos de idade e hoje é o diretor executivo da Solário Piscinas
Durante a infância, os filhos admiram tudo aquilo que
é feito pelos pais, fazendo com que eles se tornem seus heróis. Suas atitudes,
os valores e gostos individuais são vistos como muita admiração. Conforme eles
vão crescendo e aprendendo mais sobre a vida, essa admiração vai mudando,
alcançando também o lado profissional da família. Ou seja, quando há negócios
familiares, a tendência é que os sucessores sejam os filhos.
Conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística (IBGE) em companhia do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (Sebrae), 90% das empresas no Brasil seguem em um modelo familiar.
Além disso, elas são responsáveis pela produção de 65% do Produto Interno Bruto
(PIB) e disponibilizam cerca de 75% da força de trabalho do país.
No relatório “Family Business Index 2021” aponta que
se os 500 maiores negócios com operações familiares do mundo fossem um país,
eles teriam a terceira maior economia do planeta, o que geraria uma receita
conjunta de mais de US$ 7 trilhões por ano.
Uma das empresas a seguir esse caminho é a Solário
Piscinas – rede com mais de 30 anos de mercado – que iniciou com o
empresário Flávio Martinez Pirassolo. Depois a família passou a integrar o
negócio, primeiro com o seu primo Ricieri César Pirassolo, que se tornou sócio
da marca, e algum tempo depois veio Felipe Pirassolo Martinez, filho do Flávio
e atual diretor executivo da rede.
Início na empresa
Nascido em São José do Rio Preto/SP, Felipe Pirassolo,
de 33 anos, sempre teve em suas raízes o empreendedorismo. Com isso, desde os
seus 6 anos de idade já acompanhava seu pai nos trabalhos da empresa. Mesmo sem
experiência e não podendo fazer tantas coisas, ele fazia questão de estar
presente para aprender mais e saber de tudo que ocorria no negócio.
“Meu pai sempre me ensinou o valor das coisas, das
pessoas ao nosso redor, desde os colaboradores até nosso consumidor final. A
humildade e honestidade nos trariam a assertividade nos negócios”, relata
Felipe.
Para Pirassolo, entrar na empresa desde pequeno o
levou a uma certa precocidade para ter mais responsabilidades, além de
aproveitar tudo que essa experiência podia oferecer.
“A responsabilidade me acompanhou desde cedo, tendo
meu pai como o dono não tornaria a jornada menos suada e fomos juntos nessa
luta dia a dia. Um dos benefícios que encontrei foi a firmeza do meu pai em me
‘ensinar a pescar’, e meu respeito em lhe escutar. Passei por todos os setores
do negócio, ele me dizia que para delegar eu precisaria saber executar, pois
assim foi feito”, detalha o empresário.
A paixão pelo negócio falou mais alto
Apesar de estar presente no negócio desde a infância e
ter o seu pai como um espelho na vida empresarial, a mãe de Felipe não
concordava muito com o caminho que ele sonhava em seguir. Ela chegou a fazer
inscrições em vestibulares para que ele trilhasse outro caminho.
“Isso foi algo até difícil de lidar, pois minha mãe
sonhava muito com uma carreira universitária para mim, algo como direito na
USP, mas não era isso que me faria feliz e completo aos meus 18 anos de idade”,
comenta Felipe.
Foi quando ele resolveu contar ao seu pai que não
queria prestar a prova e que seu foco era totalmente voltado ao ramo de
piscinas. “Meu pai ficou radiante pela minha escolha, mas me colocou uma
condição, que me formaria em Rio Preto e a mensalidade da faculdade de Administração
que viria a fazer seria minha responsabilidade.”
Gestão marcada por novidades
Quando Felipe iniciou os trabalhos na Solário, a rede
trabalhava com o fornecimento de piscinas de uma outra marca, ou seja, o
produto não tinha fabricação própria, mas mesmo assim foram inauguradas 20
lojas padronizadas sem franquia formatada. Foi quando ele enxergou a
necessidade de formatar o negócio em franquia e fabricar o próprio produto.
“Ao entrar para o modelo de franchising conseguimos
dar mais credibilidade a empresa e segurança para a marca. Nosso plano de
negócio vem sendo melhorado a cada ano que passa e já alcançamos a marca de 12
anos de franquia formatada”, salienta o diretor executivo.
Uma das novidades trazidas pelo executivo ao modelo de
negócio foi a não cobrança de nenhuma taxa como a de franquia, royalties e
marketing. Além disso, a marca fornece todo o suporte, pré-operacional,
operacional e de marketing.
“Nós ainda temos loja, mesmo após o início da
fabricação não abrimos mão do varejo, pois ele nos ajuda muito, além de ser
nosso centro de treinamento, para que possamos realmente sentir as necessidades
dos nossos franqueados.”
Após abrir a sua primeira fábrica e iniciar a expansão
por meio do franchising, ambos em 2017, a marca passou de um faturamento de R$
4 milhões anual, para em torno de R$ 56 milhões por ano atualmente.
Momento difícil que se tornou um dos melhores
Com a chegada da pandemia de Covid-19 em 2020, Felipe
viu de perto um momento que poderia ser extremamente maléfico ao seu negócio,
ficando bem assustado e com medo do que eles iriam encontrar. Porém, mesmo com
os decretos para manter todo o comércio fechado, eles encontraram uma boa
saída, fazendo com que o negócio se destacasse em pleno lockdown.
“Como as mídias sociais não eram novidade para nós,
resolvemos atacar por esse setor. Pegávamos as pessoas que estavam em casa e
fazíamos o atendimento remoto e residencial. Nosso setor é agregado com
produtos para limpeza de piscinas e área externa, então conseguimos adaptar um
drive para a comercialização dos mesmos. Resumindo, nunca vendemos tanto, nem
meu pai tinha visto algo assim. As pessoas não sabiam quanto tempo iriam ficar
em casa, então investiram no seu lar,” explica o empresário.
Apesar de todos os medos e incertezas no início da
pandemia, durante esse período a franquia aumentou em mais de 120% o número de
vendas dos seus produtos, tornando os anos de 2020 e 2021 um dos melhores para
a marca.
União familiar sempre presente
A união entre todos os familiares que estão à frente
da Solário foi muito importante para manter o negócio, segundo Felipe. Além
disso, ele afirma que uma empresa familiar gera muitos benefícios, pois acabam
aprendendo a compartilhar e se identificam com alguma função.
“A dificuldade maior é impor o respeito perante os
colaboradores e não misturar as coisas. O ser filho do dono não quer dizer ter
apenas regalias, participar das atividades traz mais respeito e confiança
dentro da empresa”, conta.
O diretor executivo também comenta que eles nunca
perderam a essência de empresa familiar, cada um se dispondo para fazer
determinada atividade. “Particularmente, gosto bastante da parte comercial, de
estar em contato direto com os franqueados e os futuros. O grande diferencial desse
trabalho de expansão e implantação é que ele é executado por nós mesmos.”
Fórmula para o sucesso
Pirassolo detalha que a empresa está cada vez mais
sólida e com a sua identidade fortalecida por mais membros familiares, fazendo
a total diferença nos resultados do negócio.
“Meu cunhado e primos, que considero como irmãos,
estão no nosso time e fazem literalmente o negócio acontecer. E o nosso
professor, meu pai, que segue firme nos acompanhando nos negócios e sempre nos
orientando da melhor forma, pois aqui a razão existe mais o coração anda
junto”, salienta.
Felipe também comenta que não ter medo de proporcionar
oportunidade para quem tem vontade de vencer, pode ser uma das chaves para o
sucesso. “Se um dia alguém acreditasse em mim, eu agarraria a chance com todas
as forças, como eu fiz. Devemos sempre acreditar na capacidade do próximo.”
Expectativa para este ano
Atualmente, a franquia conta com três polos
industriais localizados nos estados de São Paulo, Goiás, Bahia e um em
construção no Pará, além de possuir 51 lojas espalhadas pelo Brasil. Para este
ano, a rede projeta lançar novos modelos de piscinas para agregar no
faturamento dos seus franqueados e continuar com o seu projeto de expansão.
“No momento estamos focados na expansão da região de
Goiás e Bahia. Além da exportação do produto, temos como meta mais 15 lojas nos
estados citados acima e em São Paulo, calculando um aumento no faturamento de
até 25%”, garante Felipe.
Sobre a Solário Piscinas
Localizada em São José do Rio Preto (SP), a Solário conta com a tradição de mais de 30 anos de mercado oferecendo um amplo leque de opções e sempre trazendo novidades em piscinas de fibra, spas, sistemas filtrantes e acessórios em geral. Em 2017 a marca entrou para o mercado de franchising e hoje está entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do Brasil, além de somar três parques industriais em SP, BA e GO, e um em construção no PA. A rede não solicita taxa de franquia e royalties, apenas investimento para instalação e capital de giro no total de R$ 107 mil e prazo de retorno estimado em 18 meses - www.solario.com.br
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