Cesta de mercearia básica tem redução de preços pelo segundo mês consecutivo, aponta estudo da Scanntech
Em maio a queda nos preços foi de 1,2% e em
junho atingiu a marca de 7,1%
São
Paulo, julho de 2023 – O estudo
mensal Radar Scanntech de
junho revela que os preços continuam desacelerando.
Com a desaceleração de preços, houve crescimento na venda de unidades em junho,
freando a retração no acumulado do ano. Apesar do aumento das vendas unitárias,
o resultado em termos de faturamento é de desaceleração, puxada sobretudo pelo
maior controle dos preços.
O destaque vai para a cesta de mercearia básica, que
pelo segundo mês
consecutivo apresenta redução de preços. Em maio, a queda tinha
sido de 1,2% e em junho
foi bem mais expressiva: 7,1%.
Os itens de mercearia básica que mais tiveram
queda no faturamento foram o óleo (-40%), o leite (-11,2%) e o café moído
(12%). Já o arroz (13,3%), as massas alimentícias (9,5%) e a farinha de
mandioca (30,8%) foram os que apresentaram maior incremento de faturamento em
relação ao mesmo período do ano passado.
A cesta de bebidas, também se destacou positivamente,
com crescimento na venda de unidades, pelo segundo mês consecutivo, com maior
aumento nos supermercados (3,9%). O suco pronto, os refrigerantes e cervejas
puxaram a alta, enquanto bebidas alcoólicas como o Gin, Whisky e Vodka sofreram
retração de unidades vendidas e registraram retração no faturamento em relação
a junho de 2022.
Analisando o desempenho de vendas por região,
o Sul do país é a que apresenta a maior recuperação, com um total de
crescimento de 8,3%, bem acima da média nacional, que é de 5,6%.
“O preço dos alimentos tem sido fundamental
para a queda geral da inflação. Desde o início do ano, temos observado uma
desaceleração de preços da mercearia básica que se acentuou no mês de junho”,
explica Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.
Para acessar a análise completa do Radar Scanntech de junho de 2023, clique
aqui.
Sobre a Scanntech
A Scanntech é uma plataforma de dados granulares e acionáveis, que aumenta a
eficiência do Varejo, orientando por meio de inteligência de mercado decisões
como comparação de preços, ajuste de mix de produtos e criação de ofertas e
promoções de forma ágil e precisa.
Certificada pelo Great Place to Work, com 30 anos de experiência, a Scanntech
conta com mais de 900 colaboradores em mais de cinco países. A plataforma da
companhia possui uma cobertura de mais de 35 mil lojas e 90% de cobertura
censitária, não expandido, do canal alimentar. www.scanntech.com.br
Nenhum comentário