Últimas

Cesta de mercearia básica tem redução de preços pelo segundo mês consecutivo, aponta estudo da Scanntech

Em maio a queda nos preços foi de 1,2% e em junho atingiu a marca de 7,1%

São Paulo, julho de 2023 – O estudo mensal Radar Scanntech de junho revela que os preços continuam desacelerando.
Com a desaceleração de preços, houve crescimento na venda de unidades em junho, freando a retração no acumulado do ano. Apesar do aumento das vendas unitárias, o resultado em termos de faturamento é de desaceleração, puxada sobretudo pelo maior controle dos preços.

 O destaque vai para a cesta de mercearia básica, que pelo segundo mês consecutivo apresenta redução de preços. Em maio, a queda tinha sido de 1,2% e em junho foi bem mais expressiva: 7,1%.

Os itens de mercearia básica que mais tiveram queda no faturamento foram o óleo (-40%), o leite (-11,2%) e o café moído (12%). Já o arroz (13,3%), as massas alimentícias (9,5%) e a farinha de mandioca (30,8%) foram os que apresentaram maior incremento de faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.

A cesta de bebidas, também se destacou positivamente, com crescimento na venda de unidades, pelo segundo mês consecutivo, com maior aumento nos supermercados (3,9%). O suco pronto, os refrigerantes e cervejas puxaram a alta, enquanto bebidas alcoólicas como o Gin, Whisky e Vodka sofreram retração de unidades vendidas e registraram retração no faturamento em relação a junho de 2022.

Analisando o desempenho de vendas por região, o Sul do país é a que apresenta a maior recuperação, com um total de crescimento de 8,3%, bem acima da média nacional, que é de 5,6%.

“O preço dos alimentos tem sido fundamental para a queda geral da inflação. Desde o início do ano, temos observado uma desaceleração de preços da mercearia básica que se acentuou no mês de junho”, explica Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.

Para acessar a análise completa do Radar Scanntech de junho de 2023, clique aqui.

Sobre a Scanntech

A Scanntech é uma plataforma de dados granulares e acionáveis, que aumenta a eficiência do Varejo, orientando por meio de inteligência de mercado decisões como comparação de preços, ajuste de mix de produtos e criação de ofertas e promoções de forma ágil e precisa.

Certificada pelo Great Place to Work, com 30 anos de experiência, a Scanntech conta com mais de 900 colaboradores em mais de cinco países. A plataforma da companhia possui uma cobertura de mais de 35 mil lojas e 90% de cobertura censitária, não expandido, do canal alimentar. www.scanntech.com.br

Nenhum comentário