ChatGPT: 95% dos consumidores utilizam pelo menos uma vez na semana, revela estudo da Ecglobal
Empresa traça perfil de uso e aponta como as
marcas podem se beneficiar da Inteligência Artificial baseada em processamento
de linguagem natural
São
Paulo, julho de 2023 - Com o
avanço das discussões sobre Inteligência Artificial (IA) e as novas ferramentas
digitais, o ChatGPT
parecia ter perdido espaço nas discussões. Entretanto, segundo pesquisa "A Inteligência Artificial e a
Relação entre Pessoas e Marcas" realizada com 1.722 consumidores brasileiros
pela Ecglobal, empresa do ecossistema Haus do Grupo Stefanini, a ferramenta se tornou, na verdade,
parte do dia a dia das pessoas, com 95% dos entrevistados utilizando a
aplicação ao menos uma vez por semana.
Segundo dados da Semrush, o Brasil é o 5º colocado no ranking de países que
mais acessam a ferramenta (web), que contabilizou 863 milhões de acessos
globalmente também em janeiro deste ano. A Ecglobal realizou o estudo para
validar as evidências de uso do ChatGPT por parte dos brasileiros.
Olhando para as possibilidades relacionadas à IA e os pontos de conexão entre
marcas e consumidores, a Ecglobal buscou validar a forma os usuários
brasileiros estão usando os recursos conversacionais do ChatGPT e como eles
influem para a tomada de decisão de compra, incluindo as percepções sobre
inteligência artificial e uso de outras ferramentas digitais, com insights
acionáveis direcionados para as marcas que se preocupam em acompanhar os novos
comportamentos do consumidor.
Na fase quantitativa da pesquisa, que envolveu 1.722 brasileiros, foi
constatado que 65% das pessoas já conheciam o ChatGPT e 30% destes conhecedores
já usaram no mínimo uma vez. Dentre os respondentes, 42% pertencem a geração Y
e 39% à geração X. Entre as pessoas que declararam usar a ferramenta fornecida
pela OpenAI, 15% relataram utilizá-lo diariamente, enquanto 51% utilizam de 2 a
5 vezes na semana e 29% pelo menos uma vez por semana.
Quanto às atividades de rotina constatou-se,
em pergunta de múltipla escolha, que 58% dos usuários acessam para atividades
relacionadas ao trabalho. Já 56% dos entrevistados afirmaram usar o ChatGPT
para estudos e 47% para atividades de lazer e entretenimento.
Fase
qualitativa e exploratória
Durante a parte qualitativa do estudo, a empresa aprofundou a discussão para
entender como as pessoas têm se apoiado na ferramenta para tomar decisões de
compra, explorando sobre as possibilidades de aplicação destas novas
tecnologias de Inteligência Artificial para as marcas que buscam aprimorar os
recursos oferecidos ao consumidor da era digital.
As declarações de 63 participantes da fase exploratória foram analisadas usando
algoritmos de Processamento de Linguagem Natural (NLP), em plataforma privada
Ecglobal, que desde janeiro desse ano já vem aplicando IA Generativa para aumentar
a velocidade e inteligência fornecida aos times de Consumer & Market
Insights desde janeiro de 2023, em colaboração com o centro de excelência em IA
do Grupo Stefanini, e hoje já apresenta 95% de precisão no uso da sua IA
Generativa.
Resultados
Foi detectado que, apesar do conhecimento crescente sobre a ferramenta, ainda
existe desconforto com relação à autenticidade das informações fornecidas pelo
ChatGPT para a tomada de decisão na jornada de compra. No entanto, a ferramenta
já exerce forte influência nas etapas iniciais da jornada do consumidor
brasileiro, apoiando o momento em que decidem buscar informações sobre
produtos, serviços e marcas, com informações relevantes que influenciam a
decisão final de compra.
Com as respostas detalhadas do que os clientes esperam da ferramenta ao
pesquisar por produtos e serviços, os padrões de comportamentos revelaram o
sentimento de satisfação presente em 100% dos grupos geracionais participantes
do estudo, enquanto entusiasmo foi o segundo sentimento positivo mais
recorrente. Em contrapartida foram constatados sentimentos negativos como
desconforto e frustração pelo desconhecimento da fonte de informação nas
respostas fornecidas pelo ChatGPT, falta de resultados detalhados, respostas
personalizadas, ausência de informações atualizadas sobre produtos e falta de
recursos de redirecionamento para um atendimento humano.
"Estamos iniciando uma nova fase de pesquisa de marca associando
Inteligência Artificial ao trabalho que já desenvolvemos nas comunidades da
rede Ecglobal, com rapidez e detalhamento de dados obtidos por meio de NLP. Com
o amadurecimento da programação em GPT e a chegada de outros serviços, como o
Bard, os usuários estarão mais inclinados a usar esse tipo de linguagem em sua
jornada de compra. As marcas que enxergarem isso como vantagem e procurarem
formas de agregá-la ao seu negócio sairão na frente", comenta Adriana
Rocha, Co-CEO e fundadora da Ecglobal.
“A Haus tem percebido a IA generativa como uma grande aliada para ampliar o
potencial de entrega aos nossos clientes, agregando à capacidade humana e
criativa na entrega de insights, estratégias e otimização de resultados. Nós
conseguimos unir a visão de marketing e inteligência de negócios da Haus,
somados ao extenso background e capacidade tecnológica da Stefanini, que
trabalha com modelos de Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem
Natural há mais de 12 anos e vem apoiando todo o grupo pela evolução das
ofertas e aplicações.” comenta Guilherme Stefanini, CEO Haus.
Os insights acionáveis obtidos neste estudo,
especialmente as possibilidades de aplicação da IA Generativa na jornada do
consumidor, serão divulgados em eventos exclusivos organizados pela companhia
nos próximos meses.
Sobre
a Ecglobal
A Ecglobal é uma empresa brasileira que integra o Ecossistema Haus do Grupo
Stefanini, com operações no exterior – países da América Latina e Estados
Unidos -, e oferece uma plataforma colaborativa, com tecnologia própria para
criação de comunidades que apoiam as marcas no engajamento dos seus
consumidores, colaboração e cocriação de melhores produtos e experiências.
Atualmente, a Ecglobal tem mais de 1 milhão de consumidores ativos em sua
plataforma, sendo 600 mil no Brasil.
Sobre
o Ecossistema Haus
A HAUS é um ecossistema de marketing digital do Grupo Stefanini formado pelas
seguintes empresas: W3haus, Brooke, CAPS, Huia, Gauge, Inspiring e Ecglobal.
Atua de forma focada em solucionar problemas estratégicos dos clientes,
ajudando-os a se relacionarem melhor com os consumidores e aumentarem as suas
receitas.
Sobre
a Stefanini
A Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 35 anos de atuação no
mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de
transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar soluções
para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias premiações pelo
seu DNA inovador
e impacto em resultados.
Atua nas seguintes frentes: Consultoria
(Tecnologia
e Business Agility),
Analytics & IA,
Banking & Payments,
Cibersegurança,
Manufatura
(Indústria 4.0) e Marketing
Digital. Presente em 41 países e com mais de 30 mil
funcionários, a Stefanini é apontada como a quinta empresa brasileira mais
internacionalizada – a primeira no setor de tecnologia, segundo Ranking da
Fundação Dom Cabral (FDC). Para mais informações, clique aqui.
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