Como as embalagens de papelão ondulado facilitaram o crescimento do e-commerce
Cícero Mário*
A compra e venda
online, o famoso e-commerce, viabilizou inúmeras facilidades e oportunidades do
mundo contemporâneo. O Brasil, quinto país mais conectado do mundo, figura
entre os dez maiores mercados mundiais para o e-commerce. Paralelo a isso,
aumentou-se expressivamente o uso de caixas de papelão ondulado. Tais
embalagens conferem um método versátil e econômico para proteger, preservar e
transportar uma ampla variedade de produtos.
Após a pandemia por
Covid-19, onde as pessoas foram obrigadas a permanecer em isolamento social,
houve uma revolução na forma de consumir, com um salto na oferta de produtos no
ambiente online, e a ampliação de marketplaces. Com as limitações impostas
pelas autoridades, a fim de conter o avanço da doença, o que se fazia em
ambiente físico, migrou-se para o ambiente virtual.
Com o crescimento das
compras no varejo digital, o mercado corporativo teve que se reinventar, e uma
grande safra de novos empreendedores surgiram para atender a uma nova demanda:
de pessoas que precisavam ter dentro de suas casas aquilo que elas tinham “lá
fora” – dado o que era uma opção, se tornou a única opção. Outras mudanças no
comportamento, como as consultas médicas virtuais, o home-office, o cine
drive-in, e confraternizações por vídeo fizeram parte desse período – sendo que
muitas dessas mudanças chegaram para ficar.
Dada a retomada do
convívio social, e após o registro de uma queda em 2022 – reflexo de um patamar
de comparação elevado com 2021 –, a Associação Brasileira de Embalagens em
Papel (Empapel) fez projeções positivas para 2023 para o mercado de papelão
ondulado. A entidade divulgou, com base nos estudos da Fundação Getúlio Vargas,
um crescimento estimado de 3% a 3,5%.
A embalagem de papelão
ondulado tem a segunda melhor taxa de reciclagem do Brasil, se colocando entre
as melhores do planeta. Sua versatilidade permite assumir várias formas além da
caixa e, por isso, é um dos principais instrumentos quando o assunto é o
e-commerce. Além disso, devido à sua base, é possível imprimir logos e slogans
das empresas, servindo assim como uma excelente ferramenta de marketing. Dessa
forma, a indústria, que conta com um parque fabril moderno com uma impressora
de última geração, ao oferecer esse recurso aos clientes confere um
diferencial.
A constante evolução
tecnológica que o mundo absorve todos os dias desafia as empresas a caminhar no
mesmo ritmo. Entre outras vantagens, a indústria de papelão ondulado trabalha
com matéria-prima sustentável, sendo um material que tem uma taxa de 90% de
reciclagem, o que permite ocupar cada vez mais espaço no e-commerce, em
substituição a outros materiais que levam mais tempo para se decompor.
O consumo online é um
comportamento irreversível. Mesmo com o direito de ir e vir liberado, o mundo
descobriu a comodidade de pedir comida por aplicativo e, mesmo se apaixonando
por uma TV de última geração no shopping, o consumidor se habituou a usar os
comparativos de preços na internet para saber se está prestes a fechar um bom
negócio. Porém, uma coisa é certa, as embalagens de papelão estarão presentes
em praticamente tudo no e-commerce, embalando, protegendo e transportando com
segurança, de necessidades a desejos.
*Cícero Mário é diretor comercial da Delta Indústria de Caixas de Papelão. deltacaixaspapelao.com.br
Nenhum comentário