Últimas

Dia Mundial do Rock

Conheça superstars que tiveram problemas na coluna

Divulgação 

Dia 13 de julho é celebrado o Dia Mundial do Rock que, ao contrário do que o nome sugere, é comemorado somente no Brasil. Uma data que surgiu nos anos 1990, época que o gênero musical era febre entre os brasileiros. As rádios paulistanas 89 FM e 97 FM começaram a mencionar 13 de julho como “Dia Mundial do Rock” e acabou “pegando” entre os ouvintes e, posteriormente, o público geral.

 

O Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião e especialista no tratamento de doenças da coluna e dor crônica, é grande fã do gênero Rock e sempre está atento ao que acontece com mitos do rock and roll que, por sinal, precisam de atenção quando o assunto é coluna. Muitas horas de ensaio e posições não confortáveis em cima do palco ou movimentos repetitivos com o instrumento podem trazer dores e problemas mais sérios ao longo do tempo.

 

Grande parte dos músicos sofrem com tensão muscular ou problemas na coluna, mas só procuram ajuda quando a dor se torna insuportável. “Dificilmente as pessoas fazem prevenção para evitar os problemas na coluna. Grande parte dos músicos acreditam que sentir dor é “normal” e faz parte da profissão. Se a dor persiste por mais de duas ou três semanas é fundamental procurar ajuda e não agravar ainda mais os problemas” afirma Dr. Guilherme Rossoni.

 

No geral, os músicos costumam não ter muita noção sobre como o trabalho pode afetar a saúde. Muitos adquirem doenças como LER/DORT (lesões por esforço repetitivo/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho).

 

Para o Dr. Guilherme, o risco das lesões pode variar conforme o instrumento: “Os instrumentos que exigem assimetria do corpo, ou seja, onde o musicista necessita ficar “torto” para tocar, são os que trazem mais problemas. A flauta transversal, violão, violino, são alguns exemplos. O piano ou outros instrumentos que precisam tocar sentado, também causam alguns problemas porque a postura nem sempre está correta. Dependendo do tipo físico do músico, pode agravar ainda mais o impacto sobre as estruturas de sustentação da coluna vertebral e favorecer o aparecimento de algumas lesões específicas.”.

 

Movimentos repetitivos, posturas inadequadas e esforço exagerado ao tocar o instrumento, são as causas mais comuns do surgimento das doenças na coluna.

 

Artistas com problemas na coluna:

 

Entre os rockstars que sofreram com problemas na coluna, podemos destacar:

 

🤘🏻Phil Collins que, inclusive, anunciou aposentadoria por problemas de saúde relacionados à coluna;

🤘🏻Ozzy Osbourne;

🤘🏻Bono (U2);

🤘🏻Dan Reynolds (Imagine Dragons);

🤘🏻Jesse Malin (Heart Attack e D Generation);

🤘🏻Peart (Rush);

🤘🏻Johnny Hallyday (Led Vieilles Canailles);

🤘🏻Mick Mars (Mötley Crüe);

🤘🏻Alan Parsons (The Alan Parsons Project);

🤘🏻Phil Anselmo (ex-Pantera);

🤘🏻Nicko McBrain (Iron Maiden);

🤘🏻Jeremy Spencer (Five Finger Death Punch);

🤘🏻Sérgio Dias (Os Mutantes);

🤘🏻Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), entre muitos outros que já sofreram com problemas relacionados à coluna.

 

Viva o Rock! 🎸

 

Sobre o Dr. Guilherme Rossoni

 

Dr. Guilherme Rossoni possui o título de especialista em Neurocirurgia pela SBN (Sociedade Brasileira de Neurocirurgia), sendo membro titular da associação.

Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna pelo Fellowship, um programa de complementação especializada para médicos. Possui expertise em Cirurgia Endoscópica da Coluna, realizado pela Word Spine Center, além do Curso Avançado de Cirurgia Endoscópica da Coluna Vertebral pela IRCAD, o maior centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva do continente.

O lema do Doutor é transmitir a confiança para todos os pacientes que chegam até ele de forma empática e humanizada!

 

Registro de especialista em Neurocirurgia. RQE-ES 10637 | RQE-SP 73982 | RQE-RJ 31929 | CRM - SP 161.136 | CRM - ES 11.625 | CRM - RJ 52.0115109-6

 

Se ficou com alguma dúvida acesse o site e entre em contato com a central de atendimento:

 

Site: https://www.drguilhermerossoni.com.br/

Instagram: @drguilhermerosson

Nenhum comentário