Últimas

Mercado Livre, Itaú e Vivo são marcas mais valiosas do Brasil, diz estudo

Divulgação

Mercado Livre, Itaú e Vivo são marcas mais valiosas do Brasil, segundo estudo apresentado hoje (30) pelas empresas WPP, Design Bridge and Partners e TM20.

O que aconteceu?

O WPP, um dos maiores grupos de comunicação do mundo, apresentou hoje os resultados da 20ª edição de seu ranking "As Marcas Mais Valiosas do Brasil".

Mercado Livre, Itaú e Vivo foram as 3 primeiras do ranking, produzido em parceria com a agência Design Bridge and Partners e com a consultoria TM20.

O Mercado Livre também liderou o estudo em 2022; o Itaú, que continuou no 2º lugar, perdeu 45% em valor de marca, segundo o estudo

Um dos destaques deste ano foi a Localiza, que apareceu pela primeira vez na lista das 10 marcas mais valiosas, já na 4ª posição.

Das 10 primeiras colocadas no ranking, 6 delas registraram redução na valoração de suas marcas - veja a lista abaixo.

O ranking é produzido a partir do cruzamento dos dados de uma ferramenta proprietária do WPP, chamada BAV (Brand Asset Valuator) e de dados financeiros fornecidos pela Trademap.

O BAV já mediu mais de 60 mil marcas diferentes, em 75 métricas de imagem de marca e patrimônio.

O final do ano passado praticamente parou o país com as eleições e a Copa do Mundo, além da forte inadimplência, resultado da inflação e de crise econômica. Esse fator tem forte impacto no varejo, com efeito multiplicador que acaba atingindo os bancos também - Eduardo Tomiya, Sócio-Fundador da TM20 Branding

Confira o ranking de 2023 das Marcas mais Valiosas do Brasil:

1. Mercado Livre - R$ 10,783 bilhões (-6%)
2. Itaú - R$ 4,532 bilhões (-45%)
3. Vivo - R$ 2,977 bilhões (-21%)
4. Localiza - R$ 1,902 (+124%)
5. Quinto Andar - R$ 1,878 bilhões (NA)
6. XP - R$ 1,648 bilhões (+33%)
7. Magalu - R$ 1,187 bilhões (-51%)
8. Skol - R$ 1,179 bilhão (-30%)
9. Assaí - R$ 988 milhões (+20%)
10. Natura - R$ 980 milhões (-66%)

Estudo também aponta marcas globais mais fortes no Brasil

O estudo também apontou as marcas internacionais mais fortes no Brasil.

Google e YouTube mantiveram as 2 primeiras posições, enquanto a Netflix assumiu a 3ª posição à frente do Whatsapp, que caiu para o 4º lugar.

A grande novidade é a presença da marca Marvel na 5ª posição. Confira o ranking das 10 primeiras:

1. Google
2. YouTube
3. Netflix
4. WhatsApp
5. Marvel
6. Disney
7. Amazon.com
8. Instagram
9. Nike
10. Microsoft

Fonte: UOL

Nenhum comentário