PMEs - Conheça 3 vantagens de oferecer métodos de pagamento alternativos ao consumidor
Com o avanço dos meios de pagamentos e clientes
buscando cada vez mais novas opções para realizar compras, pequenas e médias
empresas agregam valor ao fazer parcerias com fintechs e oferecer mais opções
para o consumidor
O mercado brasileiro
está cada vez mais consciente dos benefícios de oferecer opções de pagamento
alternativas e de estabelecer parcerias com fintechs para agregar valor à
sua oferta de serviços e produtos. Nos últimos anos, testemunhamos um
crescimento significativo no setor de fintechs no Brasil, impulsionado pela
crescente demanda por soluções financeiras inovadoras e adoção de tecnologias
avançadas. Segundo relatório
da Distrito, das 11.394 startups ativas no país, 1.290 atuam no setor
financeiro.
Muitas pequenas e
médias empresas (PMEs) brasileiras estão percebendo as oportunidades
proporcionadas pelas parcerias com as fintechs. De acordo com uma pesquisa da
Opinion Box, 48% consumidores brasileiros já adotam meios de pagamento
digitais. Neste cenário, a adoção de soluções de pagamento flexíveis como uma
estratégia para impulsionar vendas e melhorar a experiência do consumidor, se
tornou uma necessidade para os negócios dentro da economia digital.
A Koin, por exemplo,
fintech que introduziu o método BNPL "buy now pay later" no Brasil,
lançou recentemente uma solução orientada ao pequeno e médio empresário. A
empresa desenvolveu a KoinPay, uma nova plataforma para integrar múltiplos
meios de pagamento para as PMEs.
Segundo Lucas Iván
Gonzalez, CPO da Koin, a meta com a plataforma KoinPay este ano é chegar entre
500 e 1.000 lojas utilizando a solução. “A vantagem para o pequeno empresário
está, principalmente, em agregar valor ao seu negócio e ter em uma única
plataforma diversos meios de pagamento como pix, cartão, boleto a valores
acessíveis e com a proteção de uma ferramenta antifraude. A experiência do
checkout, da transação, se torna muito mais fluída e segura”, comenta o
executivo.
O varejo online tem
sido um dos principais impulsionadores dos meios alternativos de pagamento.
Grandes players do comércio eletrônico estão permitindo que os clientes comprem
produtos e paguem em parcelas posteriormente. Isso é especialmente comum em
categorias como moda, eletrônicos e móveis.
Segmentos como Turismo,
Educação, entre outros passaram a adotar opções de pagamento alternativas como
BNPL onde os clientes podem fazer adquirir produtos e dividir o pagamento ao
longo do tempo. “Esses segmentos passaram a enxergar que oferecer meios de
pagamentos flexíveis, tendo o suporte de segurança e a certeza do pagamento
promovida pelas fintechs, é algo vantajoso financeiramente para o negócio, pois
amplia o acesso a mais clientes e permite que ele tenha uma experiência muito
mais fluída e positiva”, acrescenta Lucas Gonzalez.
Três principais
vantagens para empresas de pequeno e médio porte (PMEs) ao oferecer múltiplos
meios de pagamento aos clientes:
- Aumento das
vendas e conversão:
Ao disponibilizar diferentes opções de pagamento, as PMEs podem atrair um
público mais amplo, pois os clientes têm mais flexibilidade para escolher
a forma de pagamento que melhor se adequa às suas necessidades
financeiras.
- Melhoria da
experiência do cliente:
Oferecer múltiplas opções de pagamento demonstra que a empresa se preocupa
com a conveniência e o bem-estar dos clientes. Os clientes podem adquirir
produtos ou serviços imediatamente e pagar em parcelas posteriores. A experiência
de compra é mais agradável e conveniente, aumenta a satisfação do cliente
e incentiva a fidelização à marca.
- Fluxo de caixa mais estável: Ao oferecer mais opções de pagamento, principalmente a possibilidade de parcelamento, as pequenas empresas podem impulsionar as vendas e compensar qualquer impacto negativo no fluxo de caixa, além de garantir um fluxo de receita constante por meio dos pagamentos parcelados. Algumas fintechs ainda oferecem a opção de receber antecipado, que garante ainda mais segurança e dinheiro no caixa.
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