Posicionamento de marca na mídia: o trabalho da assessoria de imprensa para criar uma boa relação com o público
Para que a empresa fique marcada na mente dos
consumidores e investidores, é essencial o trabalho de assessoria de imprensa,
capaz de criar uma ponte entre empresa e formadores de opinião
Uma agência de assessoria de imprensa eficiente
desenvolve papel importante quando o assunto é criar uma presença de mídia em
cima da imagem do seu negócio, inclusive na construção dessa imagem
transformando o cliente em referência na sua área de atuação. Sobretudo, fazer
com que seja lembrado no coração e na mente do seu público.
Renata Brito, diretora de
comunicação da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de
comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da
mídia - explica que a assessoria de imprensa
pode, inclusive, ajudar nos resultados financeiros da empresa, por conta da
divulgação da marca na mídia. “A assessoria não
vende, mas gera uma boa relação com o público-alvo do seu cliente, tudo isso
por conta do posicionamento de imagem, capaz de conquistar visibilidade e
aumentar a credibilidade diante do público. Principalmente quando trabalhado
com agências especializadas em negócios, o resultado consegue ser mais
significativo, pois essa assessoria já tem o melhor caminho para contato com
jornalistas de forma mais assertiva”, diz.
Pesquisa realizada pela HubSpot (empresa
americana desenvolvedora de softwares) revela que negócios que investem em
posicionamento aumentam a receita entre 10% e 20%, além de gerar maior
fidelidade e retenção, resultando, consequentemente, em maior Lifetime Value
(LTV), que em tradução significa maior tempo de vida.
Estratégia de comunicação
Identificadas as oportunidades é hora de estabelecer
uma estratégia de comunicação que permitirá alcançar as oportunidades traçadas.
Cabe ao assessor de imprensa mapear os principais veículos de comunicação do
setor. E não se esqueça, o plano de ação também é fundamental nessa hora para
transformar seu negócio em notícia.
“A notícia tem que ter relevância e qualidade, e esses
conteúdos podem incluir desde press releases (uma das estratégias mais
tradicionais em uma ação), a artigos de opinião, entrevistas, e notícias sobre
o serviço/ produto da empresa e no setor de atuação. Quanto mais informações
interessantes, maiores as chances de atrair a atenção da imprensa, e claro, do
seu público”, enfatiza Brito.
O poder da assessoria de imprensa
Já é mais do que comprovado que a comunicação é um
pilar fundamental para o universo corporativo, já que exerce um crescimento
orgânico do próprio negócio. A assessoria de imprensa vai muito além de um
simples processo de divulgação em canais jornalísticos. Ela atua no
fortalecimento da marca, cria uma aproximação com os jornalistas de redação e
traz a tão sonhada visibilidade que qualquer negócio precisa.
Vale lembrar que todo esse trabalho é feito por meio
de mídia espontânea, muito diferente do papel da publicidade que é criar
produtos e campanhas específicas como forma de vender.
“Posicionamento de marca por meio da assessoria de
imprensa envolve muito planejamento, execução e o monitoramento. Para
conquistar visibilidade na mídia é necessário ser transparente e ter
credibilidade, e o trabalho da assessoria é o melhor caminho para fazer essa
ponte entre seu negócio até o jornalista. Daí a real necessidade de considerar
uma agência especializada e que possui experiência e know-how em seu segmento
de atuação”, finaliza Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação.
Sobre a Fatos&Ideias Comunicação
A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos. www.fatoseideias.com.br
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