Solário Piscinas investe em nova fábrica no Pará e tem projeção de gerar um faturamento de R$ 6 milhões
O novo polo industrial da franquia ficará na cidade de Marituba/PA e a expectativa da marca é de inaugurar de 8 a 10 lojas no primeiro ano nessa região
Morar em uma região onde o calor é o clima
predominante faz com que as pessoas procurem alternativas para deixar o
ambiente mais agradável. Entre essas opções está a de instalar uma piscina em
casa ou até mesmo em pousadas e hotéis para receber os hóspedes oferecendo um
diferencial.
Uma região que se encaixa perfeitamente nessas
características é o Norte do Brasil, que conta com o clima equatorial, ou seja,
apresenta bastante umidade e temperaturas elevadas ao longo do ano.
Visualizando esse cenário e enxergando a necessidade
de instalar um polo industrial nessa região, a Solário Piscinas – rede
com mais de 30 anos no mercado – irá instalar sua primeira fábrica na região,
mais precisamente na cidade de Marituba/PA. A marca já possui fábricas nos
municípios de Ibirá/SP, Abadiânia/GO e Teixeira de Freitas/BA.
Região aquecida
De acordo com o portal Caravela Dados e Estatísticas,
o município de Marituba no Pará é conhecido por ter uma grande relevância no
local, além de se destacar pela alta regularidade de vendas durante o ano e
apresentar novas oportunidades de negócios com frequência.
A cidade é a terceira mais populosa da região de
Belém/PA, com 135,8 mil habitantes. Marituba também é considerada, conforme o
Caravela, uma capital sub-regional de alta influência, pelo fato de estar
próxima a capital do estado.
Em um estudo feito pela Tendências Consultoria, com
base nos dados do Sistema de Contas Regionais do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatísticas (IBGE), revelou que o Norte tem o maior potencial de
crescimento econômico em 2023, entre as cinco regiões do Brasil. As projeções
do IBGE, apontam que o Produto Interno Bruto (PIB) poderá ter um aumento médio
de 2,7% nesse local.
Segundo o diretor executivo da franquia, Felipe
Pirassolo Martinez, a fábrica será inaugurada em aproximadamente 90 dias. “Um
dos motivos por escolhermos a cidade de Marituba para receber nosso novo polo
industrial é pelo fato da sua excelente localização, tanto com cidades do
próprio estado como de estados vizinhos. Além disso, é uma região que está em
pleno desenvolvimento econômico.”
Vantagens do Pará
O Pará com suas altas temperaturas já é uma grande
vantagem para a instalação de uma franquia de piscinas. Porém, a sua
localização também é muito favorável, pois é possível atender os estados
vizinhos como Manaus e Maranhão.
“Alguns municípios como Belém/PA, Parauapebas/PA,
Altamira/PA, Paragominas/PA, Manaus/AM, São Luís/MA, Macapá/AP, são os locais
onde desejamos abrir novas unidades. O fator que nos deixa motivado para isso é
a proximidade de todas elas com o nosso novo polo industrial”, detalha Felipe.
De acordo com o diretor executivo da Solário, a
piscina sempre foi um produto desejado, porém agora não se trata mais de um
item de luxo. “Ela traz muito mais que lazer, são momentos com a família e
amigos, é a valorização do seu imóvel, o conforto e comodidade para ficar em
casa. Após a pandemia, o ficar em casa não é mais um problema, então o
consumidor está valorizando o seu conforto e seus sonhos.”
Geração de empregos
Uma fábrica do porte em que a Solário irá investir no
Pará também é significado de benefícios para a economia local. Um dos motivos é
o fato de aparecer mais empreendedores interessados na franquia e o aumento na
geração de empregos diretos e indiretos que haverá naquela região.
“A nossa fábrica pode chegar a 50 colaboradores, isso
seriam os empregos diretos. Porém, os indiretos ficam por conta das lojas
franqueadas que irão abrir por todo o estado. Nós estimamos que entre as duas
possibilidades de empregos podemos contribuir para em torno de 500 pessoas”,
avalia Martinez.
Investimento inicial
Com o planejamento de expansão para essa região em
andamento, a rede alinhou algumas estratégias para atrair ainda mais
investidores com um valor de investimento inicial que chama a atenção.
“O investimento inicial para abertura de uma loja é de
R$ 107 mil, incluso capital de giro e instalação. Diferente de outras redes, a
Solário possui o diferencial de não cobrar taxa de franquia e royalties.
Garantir a saúde financeira dos nossos parceiros, principalmente no início da
operação, foi o que nos motivou a não cobrarmos nenhuma dessas taxas”, comenta
o diretor executivo.
O faturamento bruto médio mensal da rede é de R$ 140
mil, com um lucro líquido mensal de R$ 40 mil e o prazo de retorno do
investimento em 18 meses.
Metas para o novo polo industrial
A projeção da Solário para a nova fábrica é de faturar
até R$ 6 milhões por ano. Além disso, a expectativa para o aumento de
faturamento com a expansão da marca no estado do Pará é de até 30%.
“Nós já contamos com um parceiro no estado, com isso,
nossa estratégia inicial é iniciarmos a fabricação de piscinas contando com
duas lojas no Pará. Mas, também pretendemos no primeiro ano de fábrica
inaugurar de 8 a 10 lojas na região”, finaliza Felipe.
Sobre a Solário Piscinas
Localizada em São José do Rio Preto (SP), a Solário conta com a tradição de mais de 30 anos de mercado oferecendo um amplo leque de opções e sempre trazendo novidades em piscinas de fibra, spas, sistemas filtrantes e acessórios em geral. Em 2017 a marca entrou para o mercado de franchising e hoje está entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do Brasil, além de somar três parques industriais em SP, BA e GO. A rede não solicita taxa de franquia e royalties, apenas investimento para instalação e capital de giro no total de R$ 107 mil e prazo de retorno estimado em 18 meses - www.solario.com.br
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