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Conheça seu público-alvo com geomarketing

Geomarketing é uma estratégia que analisa o público de uma região para compreender as características da localização. também se refere às ações trabalhadas para vender mais ou expandir a empresa.

Tudo isso é feito de acordo com as características e a localização dos indivíduos, possibilitando entender o potencial de novos negócios nas áreas desejadas.

Também é uma prática que ajuda a criar ações e conteúdos personalizados para atingir as pessoas certas, no momento mais oportuno de maneira efetiva.

A empresa tem a possibilidade de acessar a localização das pessoas por meio do GPS em seus celulares, com isso, podem enviar mensagens para os clientes enquanto eles estão passando em um local específico.

A estratégia não se limita apenas à localização do smartphone para obter as informações, pois também pode usar check-in em estabelecimentos, localizar fotos nas redes sociais, entre outros recursos que ajudam a conhecer melhor o público.

Esse tipo de marketing é possível por conta dos avanços da tecnologia que ajudam as companhias a conhecerem melhor o mercado e compreender necessidades específicas de uma região, bem como os padrões de compra.

Este artigo vai explicar como o geomarketing ajuda a entender o público-alvo, suas ferramentas mais importantes, porque a localização é relevante, quais são seus benefícios e como começar a utilizar a estratégia.

Como o geomarketing ajuda a entender o público?

Por meio de uma análise concreta feita pelo geomarketing, o negócio consegue descobrir quem é seu público-alvo. É uma ação que conta com informações inteligentes para compreender uma região e características como:

  • Renda;

  • Faixa etária;

  • Atuação dos concorrentes;

  • Preferências.

Por meio dessa ação, uma empresa de criolipólise flancos consegue oferecer experiências personalizadas e desenvolver boas estratégias de vendas.

Quanto às estratégias online, o geomarketing ajuda a aumentar o engajamento e melhora a relação do público com a marca. Caso da experiência offline, a organização consegue mapear pontos de vendas e distribuição de mercadorias.

Também existe a possibilidade de mapear os concorrentes e compreender o potencial para fazer novos negócios em diferentes regiões.

É uma ação que ajuda a entender melhor o público-alvo porque determina melhor qual é o território de venda, ajuda a analisar o mercado e os pontos de distribuição, facilita a precificação de produtos e melhor o engajamento e o relacionamento com a marca.

Também é uma excelente estratégia para organizações que querem expandir, fechar ou abrir novas unidades.

Ferramentas essenciais

Para aplicar o geomarketing do jeito certo, a empresa precisa contar com algumas ferramentas específicas, e entre elas estão:

Geotargeting

Essa ferramenta faz a segmentação do público, tendo como base os dados de localização. Com ela, uma loja de compressor Hitachi faz anúncios para pessoas que visitaram a empresa em um período.

Também existe a possibilidade de combinar dados de visitação com as informações geográficas para obter uma segmentação comportamental mais apurada.

Check-in

Muitos usuários costumam fazer check-in em suas lojas preferidas para compartilhar nas redes sociais, e esta também é uma excelente ferramenta de geomarketing para as empresas, pois se trata de divulgação espontânea.

O estabelecimento pode estimular esse comportamento oferecendo Wi-Fi gratuito, em troca do check-in no Facebook para liberar acesso.

Geotagging

Esta ferramenta é muito usada nas redes sociais para marcar a localização em vídeos, fotos e outros formatos de conteúdo. Isso porque, frequentemente, os usuários marcam os lugares que visitam, fazendo do geotagging uma excelente ferramenta de publicidade.

A empresa não precisa esperar o cliente fazer a marcação, visto que pode aproveitar feiras e eventos, além de usar as redes sociais para marcar o negócio, atraindo a atenção de clientes e potenciais clientes.

Importância da localização geográfica

A localização geográfica é um elemento muito importante na estratégia de marketing porque fica mais fácil segmentar o público, e com isso enviar mensagens personalizadas para usuários presentes em determinadas áreas.

Ao direcionar esse tipo de conteúdo, uma empresa de caldeiraria montagem industrial cria senso de proximidade e rastreamento. Isso é fundamental porque as pessoas são mais propensas a se engajar com conteúdos relevantes para sua localização.

Os negócios podem adaptar suas campanhas de acordo com as necessidades de cada localidade, podendo destacar eventos locais, oferecer descontos em lojas mais próximas, entre outras abordagens que aumentam a relevância da mensagem.

Ao direcionar os esforços de marketing para áreas geográficas específicas, a companhia deixa de desperdiçar recursos onde o público não está presente. Como resultado, a marca vai otimizar o orçamento de marketing.

Benefícios do geomarketing

O geomarketing traz uma série de benefícios para as empresas, e uma delas é o fato de que essa estratégia auxilia na gestão comercial do negócio em relação aos produtos que devem ser oferecidos e como vender em cada unidade.

Com base nas informações geográficas, um fabricante de mezanino para cozinha também consegue economizar recursos, identificar oportunidades e definir objetivos.

Muitas organizações investem nessa estratégia para obter dados geográficos que vão embasar o desenvolvimento de conteúdos para gerar leads, tudo de maneira mais precisa e rápida.

Isso é possível porque a organização pode personalizar as formas de comunicação e oferecer informações relevantes para a audiência, de acordo com suas características.

Todos os pontos de contato e distribuição podem ser convertidos, independentemente de estarem dentro ou fora da internet. Desse modo, a companhia vai fornecer ao cliente a mesma qualidade em todos os seus canais de vendas.

Isso facilita a integração entre loja física e canais digitais, considerando diversos aspectos, como a mobilidade do cliente e seus hábitos.

Como utilizar o geomarketing?

Para começar a utilizar o geomarketing, as empresas podem investir em algumas estratégias simples. São elas:

Cadastrar-se no Google Meu Negócio

Google Meu Negócio é um recurso gratuito que permite às empresas cadastrarem seus dados e com isso serão encontradas facilmente nos resultados de pesquisa.

Se alguém estiver procurando, por exemplo, aulas para motoristas habilitados em determinada cidade, poderá encontrar resultados do Google Meu Negócio no lado direito da tela.

Para utilizar esta ferramenta, é necessário seguir as instruções e cadastrar todas as informações da empresa, como localização, dados de contato, entre outros dados que vão personalizar o cadastro, como o horário de funcionamento, vídeos e fotos.

A partir disso, a localização do estabelecimento será vinculada ao Google Maps, o que aumenta ainda mais as chances de aparecer em destaque nos resultados das pesquisas feitas pelos potenciais clientes em determinada região.

Usar o Geotagging

Essa estratégia é colocada em prática sempre que um cliente marcar a localização do negócio em uma publicação, fizer check-in no estabelecimento ou utilizar um filtro de localização dentro das redes sociais.

Para uma empresa de guindaste fixo, a maior vantagem desse recurso é fazer divulgação orgânica e espontânea de seus produtos e serviços, ajudando a espalhar o nome da empresa e aumentar sua credibilidade.

Além do mais, pode ser utilizado como um canal para obter feedback dos clientes. Mas é importante lembrar que essa prática é muito comum quando as pessoas estão em um evento, fazendo uma viagem ou visitando um estabelecimento novo.

Entretanto, mesmo sendo uma iniciativa por parte dos clientes, a companhia pode estimular as marcações oferecendo benefícios e descontos em troca.

Uma estratégia muito comum é oferecer Wi-Fi gratuito para os compradores ou utilizar uma solução de hotspot social para a opção de check-in, toda vez que o cliente se conectar à rede.

Todas as informações de localização de uma clínica veterinária perto de mim nas redes sociais precisam ser cadastradas corretamente, pois isso facilita o processo para os clientes.

Assim sendo, é indispensável criar a página do negócio no Facebook e uma localização personalizada no Instagram.

Segmentar os anúncios

Uma das maiores vantagens do marketing digital em relação às estratégias offline é que as empresas podem segmentar as campanhas para o público e otimizar a divulgação, o que melhora consideravelmente os resultados.

A maioria das ferramentas de mídia paga, como no caso do Google Ads, possuem registros geográficos dos usuários para direcionar melhor as ações promocionais que consideram a localização dos clientes.

Uma clínica de estética especializada em aplicação toxina botulínica pode fazer isso em diversos níveis, segmentando o público por país, cidade, estado, entre outras possibilidades.

Para os negócios locais, é uma estratégia que vale muito a pena porque proporciona uma distribuição direcionada, considerando informações como bairro, CEP e até a distância entre o usuário e o estabelecimento.

Considerações finais

O geomarketing é uma estratégia que ajuda qualquer tipo de negócio a se destacar entre os concorrentes.

Mais do que isso, é uma ação que ajuda a marca a se comunicar e a se tornar mais relevante para os potenciais clientes.

A ação otimiza a verba de divulgação porque torna as estratégias de marketing muito mais assertivas, sem precisar de grandes esforços.

O melhor de tudo é que qualquer tipo de negócio pode utilizar essa prática independentemente de seu porte ou segmento de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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