Inteligência artificial: 5 etapas que podem revolucionar a indústria de alimentos e bebidas
* Por
Bruno Rezende, CEO da 4intelligence
O
Brasil é o país que mais usa a tecnologia de Inteligência Artificial na América
Latina, segundo uma pesquisa do SAS, feito pelo IDC. Os dados revelam que no território nacional, 63% das empresas utilizam aplicações baseadas em IA, perante uma média de 47%
na região.
O estudo mostra que 90%
das companhias brasileiras investem em dados e ferramentas de analytics com o objetivo de identificar
tendências e padrões de consumo. Os setores mais avançados em aplicações com
inteligência artificial são o financeiro, o
varejo e o de manufaturas.
A indústria de alimentos e bebidas, entretanto, ainda possui processos manuais e demorados e é
conhecida pela burocracia, informações
fragmentadas, diversas trocas de e-mails para finalizar transações,
fazendo com que a visibilidade
operacional se torne fragilizada. Porém, a automação vem transformando esse
cenário para melhor.
Com a utilização da inteligência artificial e da automação, as operações industriais vêm sendo otimizadas, já que a IA possibilita a tomada de decisão mais assertiva, traz previsibilidade para diversas situações e ainda diminui a chance de erros que custam caro.
Veja aqui cinco etapas no
segmento de alimentos e bebidas que podem ser
otimizadas com a IA:
1.
Previsão de demanda
A inteligência artificial pode fazer a diferença na hora de identificar
problemas na etapa de previsão de demanda.
Usando o machine learning
é possível analisar dados históricos da
companhia para identificar os principais fatores que impulsionam as vendas, como sazonalidade, economia,
clima e etc.
De posse dessas informações, é
possível fazer a previsão de demanda a nível de SKU. Além disso, também é possível identificar a previsão de demanda por canal de venda
seja ele online ou offline.
2.
Otimização de estoque
De posse de uma previsão de demanda com alto
grau de acurácia,
à nível de SKU, é possível planejar a produção da companhia afim de otimizar o estoque.
Sendo assim, é possível evitar problemas de excesso de estoque ou ruptura de gôndola.
Além
disso, o uso da inteligência artificial
permite simulação de cenários em tempo real. Com base em
dados de sazonalidade, por exemplo, é possível simular o aumento
da demanda por determinados
produtos durante feriados e períodos
festivos, permitindo uma melhor gestão de estoque.
3.
Projeção de preço de commodities
Um dos
principais custos que uma indústria de alimentos e bebidas vem do investimento em
matéria-prima, podendo corresponder a até 50% do custo de produção de determinado produto. Sendo assim, a projeção preço de commodites
impacta diretamente no planejamento estratégico
na companhia e na previsibilidade de custo.
4. Estratégia de repasse de custo
De posse
da projeção de preço de commodities e previsão de demanda, o uso da
inteligência artificial viabiliza a definição mais assertivas de repasse de custo. Sendo assim
é possível ofertar produtos com preço mais justo ao
consumidor final.
5.
Gerenciamento de Market share
A inteligência artificial também pode ser utilizada para ajudar as indústrias de alimentos e bebidas a entenderem o Market share da companhia em determinado
segmento ou canal de vendas. Sendo assim é possível traçar estratégias de marketing, estratégias promocionais e etc a fim de aumentar o Market
share da companhia.
Sobre a 4intelligence
A 4intelligence é especialista em ciência da decisão. Desenvolvem soluções para dar suporte a tomadas de decisões baseadas em análise de dados, por meio de modelagem econométrica e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando que respostas acuradas sejam entregues sempre que houver mudanças no cenário econômico, num fluxo constante. Além disso, a empresa já recebeu mais de 120 prêmios pela acurácia de projeções, dentre os quais se destacam os do Banco Central, do Ministério da Fazenda, da Agência Estado e da Consensus Economics.
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