Univali promove evento sobre as oportunidades para profissionais transferidos para trabalhar fora do Brasil
Encontro vai
abordar os desafios da expatriação após a pandemia
A Universidade
do Vale do Itajaí (Univali) vai promover, no dia 22 de agosto, um evento para
debater os desafios e as oportunidades para profissionais transferidos para
trabalhar fora do Brasil. O encontro vai abordar os diversos aspectos da
expatriação após a pandemia.
A iniciativa é
do curso de Comércio Exterior, do Programa de Pós-Graduação em Administração
(PPGA) e do Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão,
Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Univali, com o apoio da Delegacia
da Alfândega da Receita Federal de Itajaí e do Núcleo de Comércio Exterior da
Associação Empresarial de Itajaí.
“A principal
diferença entre expatriado e imigrante está na condição em que essas pessoas
saem do país. O termo expatriado é usado para se referir a profissionais
transferidos para o exterior, mas que mantém vínculo com uma empresa no Brasil.
No entanto, se tornar expatriado pode gerar muitas dúvidas, principalmente no
que se refere ao processo de expatriação e aos direitos como trabalhador
estrangeiro. O objetivo deste evento é debater estas questões com uma
perspectiva multidisciplinar”, explica o coordenador do curso de Comércio
Exterior, professor Gustavo Behling.
O evento visa
destacar os principais desafios da expatriação como a adaptação cultural, a
família expatriada, os acordos comerciais, a bitributação, os programas de
remuneração de expatriados e a repatriação.
A programação
contempla palestras com o auditor fiscal da Receita Federal e chefe da Divisão
de Tributação da Superintendência da Receita Federal da 9ª RF, Marco Antônio
Ferreira Possetti, e com a especialista em Mobilidade Internacional e em
Recursos Humanos com experiência nas empresas Volvo, HSBC e Bradesco, Mabel
Vidal. O evento terá também relatos de experiências de profissionais
expatriados.
As palestras,
gratuitas e abertas à comunidade, serão realizadas no auditório do bloco D1 a
partir das 19h. A inscrição deve ser feita aqui.
Mais informações: na coordenação do curso de Comércio Exterior – (47) 3341-7538.
Nenhum comentário