5 motivos que fazem os clientes desistirem das compras em apps
*Por Thiago Falanga,
Diretor de Produtos da Corebiz
Os apps de compras estão a
cada dia provando o seu valor no universo on-line. Estratégias para promover um
relacionamento mais próximo e personalizado com o cliente, aliadas à
praticidade e à agilidade das operações, podem atrair e também fidelizar clientes.
Por outro lado, quando algo não funciona bem aos consumidores, a ferramenta
tende a ser cancelada rapidamente. Afinal, a concorrência é grande e
praticamente ninguém mais quer perder seu recurso mais precioso: o tempo.
Com um app customizado, é
possível unificar e centralizar a gestão de vendas de todos os canais da marca,
o que permite gerar insights importantes sobre a jornada de
compra para aumentar a receita em mais de 20% e a taxa de conversão em mais de
três vezes.
O Brasil, é o segundo
maior mercado em uso de aplicativos. De acordo com o relatório anual State of
Mobile 2023 da data.ai, os consumidores brasileiros gastaram cerca de 2,8
bilhões de horas em apps de compras, em 2022, o que representa o crescimento de
12% comparado a 2021, ou 32% acima do crescimento global, que subiu 9%.
Assim, para a marca que
investiu em um app commerce, mas o resultado não está alcançando as
expectativas, considere esses cinco motivos para resolver as questões
necessárias e ver o desempenho do seu negócio alavancar.
Excesso de informações
para cadastro
O nível de burocracia do
app precisa acontecer na medida certa. Um teste A/B realizado pela Pew Research
comprovou que 54% dos usuários desinstalaram os aplicativos antes mesmo de
realizarem o cadastro devido ao receio de fornecerem grande quantidade de
informações pessoais. Portanto, desde o primeiro contato com a ferramenta, a
experiência precisa ser agradável e a usabilidade simplificada. Nome, CPF,
endereço de entrega e dados de pagamento são suficientes.
Interface complicada
Falando
em usabilidade, vale destacar que, se o aplicativo não for intuitivo de modo
geral, o consumidor não vai prosseguir com as compras e acaba por desinstalar a
plataforma. A aparência do app e sua estrutura precisam ser cuidadosamente
desenvolvidas para que o público não enfrente dificuldades ao acessá-lo. Nesse
sentido, aposte em ícones simples e menus rápidos e objetivos.
Falta
de ações personalizadas
O
envio de novidades interessantes àquele consumidor, ofertas únicas, cupons de
descontos exclusivos, entre outros incentivos são extremamente relevantes em um
app commerce. Além de estreitar o relacionamento com o cliente, ações nesse
perfil aumentam as oportunidades de vendas. Segundo o State of Mobile 2023 da
data.ai, downloads de aplicativos de cupons e prêmios subiram
27% em 2022.
Checkout demorado e complexo
Aqui
o menos também é mais. Se na etapa final da compra o consumidor
encontrar um formulário longo e complexo, ele pode se frustrar e optar pela
concorrência. A ferramenta deve ser precisa e solicitar apenas os dados
essenciais para o fechamento da compra.
Segurança
abalada
O
cliente quer se sentir seguro ao comprar on-line, o que é muito importante para
a finalização da compra. Informações confidenciais são frequentemente inseridas
e, para não serem divulgadas, é necessário um certificado de segurança. Além
disso, excesso de notificações, publicidades e funcionamento instável pode
causar receios e inibir o andamento da jornada.
*Thiago
Falanga é Diretor de Produtos da Corebiz
Sobre a
Corebiz
A instituição, que faz parte do WPP, é referência na implantação de negócios digitais na Europa e na América Latina. Conta com escritórios no Brasil, no México, no Chile, na Argentina e na Espanha, e já executou projetos em mais de 43 países entre as maiores marcas do mercado com serviços de implantação e crescimento de e-commerce, SEO, Mídia e CRO. Mais informações: https://www.corebiz.ag ou @corebizag.
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