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Como a IA pode personalizar as campanhas de marketing


O avanço das tecnologias, de fato, possui um grande impacto dentro das mais diversas perspectivas sociais e empresariais. Entender, portanto, como uma IA pode ajudar a avançar dentro das dinâmicas de marketing pode ser um fator importante nesse sentido.

A busca por uma orientação de impacto cada vez mais consolidada sempre foi um valor importante do mercado e, com ele, uma série de estratégias e tecnologias passaram a ser adotadas dentro das mais diversas instâncias e segmentos.

Atualmente, por exemplo, é impossível pensar no avanço do marketing sem atrelar seus feitos às dinâmicas mais diversas do ponto de vista tecnológico. Por essa razão, é importante entender como interagir com todos esses aspectos.

O marketing, a princípio, estava sustentado nas possibilidades midiáticas da época de seu surgimento, mas, em pouco tempo, seu desempenho tinha ganhado ainda mais relevância a partir das mídias eletrônicas de apelo doméstico.

O surgimento do rádio foi um dos pontos centrais para o avanço no começo do século passado e suas orientações foram ganhando cada vez mais desdobramentos. Tanto é assim que, atualmente, é possível encontrar empresas investindo em campanhas de áudio.

Um fornecedor de pista fria inox, por exemplo, pode fazer uso de todas essas linguagens e saberes acumulados em um século de desenvolvimento do marketing em suas mais diversas instâncias.

Apesar do rádio ter marcado esse início, a televisão, também, cumpriu um papel decisivo nesse sentido e, atualmente, não há como pensar em uma campanha de marketing sem cogitar a possibilidade de se investir em audiovisual.

Todos esses elementos demonstram o quanto o desenvolvimento tecnológico teve impacto dentro das mais diversas instâncias empresariais e, por conta disso, é fundamental entender a respeito de todos esses formatos.

Assim, seja em uma pesquisa por clínica veterinária próximo a mim ou em uma lógica mais tradicional, o cliente pode ser colocado diante de alguns materiais que fazem alusão a esses formatos já consolidados.

As tendências do marketing digital

De uma forma geral, as tecnologias sempre tiveram uma forte influência dentro das perspectivas do marketing, mas foi com o avanço do mundo digital que esse elemento ganhou ainda mais base.

Hoje em dia, falar a respeito das possibilidades de impacto em um público é, sobretudo, compreender como atingi-lo dentro do mundo digital. Isso porque há uma grande adesão dessas ferramentas por parte das pessoas.

Seja do ponto de vista do consumo ou das estratégias de marketing, o mundo digital já deixou de ser uma tendência há muito tempo. Atualmente, ele é uma realidade completamente integrada aos mais diversos fins sociais.

Se um cliente estiver procurando por exaustor para lanchonete, certamente, sua busca irá se efetuada em um mecanismo de busca. Esse é um elemento importante, pois há, de fato, uma inclinação bastante forte para a comodidade e o poder de escolha.

Do ponto de vista das empresas, torna-se importante saber como qualificar a aparição dentro desses processos.

Além desses fatores, é importante, também, pensar o mundo digital como um dos elementos mais dinâmicos e, por conta disso, há uma variedade cada vez maior de elementos dentro dessas perspectivas de interação.

Atualmente, é possível encontrar na mídia especializada em marketing digital, uma série de apontamentos a respeito das tendências determinantes para os próximos anos e, portanto, não há como ignorar esses fatores.

Vender Sombreadores para carros, hoje em dia, pode passar por algumas dinâmicas importantes, como é o caso do SEO, mas, daqui a uns anos, é possível pensar nas IAs, big data, VR e uma série de outros fatores para consolidar essas dinâmicas.

O importante, nesse caso, é saber como lidar com cada um desses pontos e, a partir disso, antecipar algumas orientações a respeito desse mercado emergente.

Seja para garantir um impacto mais consolidado ou para elaborar algumas perspectivas mais personalizadas, torna-se importante saber quais são as ferramentas mais importantes para as próximas décadas.

O papel da IA no marketing

Fala a respeito das inteligências artificiais pode ser um fator bastante complexo, uma vez que há uma variedade de softwares e programações destinadas a esse desenvolvimento. Portanto, ainda existem muitos caminhos a serem explorados.

No entanto, de uma forma geral, é possível entender a IA como um mecanismo de programação que preza pela autonomia dos processos. Isso significa afirmar o potencial cada vez mais automatizado dessas perspectivas.

Contudo, esses aspectos não funcionam de forma tão simples. Há toda uma programação destinada a uma leitura massiva de dados e um aprendizado a partir de algumas técnicas de uso.

Ao analisar, por exemplo, o CRM de uma empresa de Manutenção de Persianas, uma IA pode chegar a algumas conclusões de forma muito mais rápida e objetiva que outras perspectivas.

Quanto mais robustos forem esses dados, mais fácil será a personalização de alguns processos e a destinação para uma tomada de decisão mais assertiva.

Do ponto de vista do marketing, portanto, uma IA pode atuar em algumas instâncias determinantes para a elevação de todos esses processos:

  • Qualificação de leads;
  • Personalização de conteúdos;
  • Leitura de dados.
  • Reconhecimento do público;
  • Aplicar métricas;
  • Produzir conteúdos.

Esses são elementos determinantes para um bom processo de marketing digital e, atualmente, há toda uma orientação para que as inteligências artificiais consigam ter um desenvolvimento mais amplo nesse sentido.

Baseando-se nisso, uma loja de piso de led para festa pode garantir uma segmentação muito mais elaborada a partir do uso de todos esses aspectos e, com isso, trazer uma personalização cada vez maior para esse ambiente.

Benefícios da IA no marketing

A IA, de uma forma geral, pode garantir uma atuação muito mais precisa e autônoma dentro dos mais diversos processos.

Por essa razão, torna-se importante saber quais são os principais benefícios dentro de todas essas perspectivas. Alguns deles são:

  • Mais autonomia;
  • Redução de erros;
  • Aumento da capacidade analítica;
  • Tomadas de decisões assertivas.

Todos esses aspectos podem garantir uma atuação muito mais saudável da empresa dentro de todos esses processos estabelecidos.

Assim, seja para otimizar o ranqueamento em uma pesquisa por oficina mecânica mais próxima ou para garantir uma perspectiva de links patrocinados, a IA pode ser um elemento central.

IA e personalização: como fazer?

Falar a respeito das IAs é, sobretudo, tocar em um tema de uma variedade bastante grande e, por conta disso, é preciso entender a respeito de algumas funcionalidades importantes para a personalização do marketing.

De uma forma geral, essa tecnologia trabalha com leitura de grandes bancos de dados e, se eles forem orientados pelo comportamento dos clientes, é possível entender o mercado de forma muito mais ampla.

É muito importante, nesse sentido, que haja uma coleta de dados relevantes sobre o público. Esse é o primeiro passo para garantir alguns dos insights de campanhas e de conteúdos dentro dessas instâncias.

A partir disso, a segmentação passa a ser um fator bastante importante e, por intermédio de algumas perspectivas de automações, é possível pensar em algumas instâncias importantes integradas a esses aspectos.

Com essa base grande de dados e a partir de uma IA bem elaborada, é possível garantir uma segmentação bastante sólida para anunciar alguma venda de motor para automatizar persianas.

Cada passo, portanto, precisa ter uma orientação mais sólida para algumas dinâmicas importantes de personalização. Nesse sentido, as IAs generativas podem ajudar a trazer algumas ideias nesse sentido.

Diante disso, há uma possibilidade bastante grande de estabelecer novos conteúdos com base nos gostos do público-alvo e, ao mesmo tempo, criar variações para as mais diversas plataformas, por exemplo.

Logicamente, ao fim de toda essa perspectiva, é preciso entender qual é o sucesso dessa campanha e, por conta disso, é possível, também, fazer uma leitura mais assertiva a respeito de alguns mecanismos.

Nesse caso, existe uma infinidade de plataformas para entender o desempenho das campanhas e, diante desses dados, uma IA consegue ter uma leitura muito mais assertiva a respeito de todos esses pontos.

Desta maneira, a personalização pode passar a ser um ponto importante dentro de todos esses processos estabelecidos.

Considerações finais

Passam-se os anos e uma série de elementos começaram a fazer parte da vida das pessoas e, também, das estratégias empresariais de uma forma geral.

O mundo digital, de fato, foi um dos grandes responsáveis pela disseminação de uma série de novos contextos culturais do ponto de vista do consumo.

Com base nisso tudo, é importante entender, também, a respeito de cada uma das tendências consolidadas dentro desses processos.

Esses são elementos determinantes e, por conta disso, é importante saber como lidar com cada um desses pontos.

Nesse caso, um dos elementos mais importantes é a personalização das IAs dentro de um contexto de marketing digital. Conseguir construir uma estratégia nesse sentido pode ser um fator determinante para o sucesso de uma marca.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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