Consumidores ecologicamente conscientes voltam a crescer na América Latina após dois anos de queda
De acordo com estudo da Kantar, jornada em direção à
sustentabilidade é diálogo repleto de paradoxos e dilemas éticos
A América Latina é uma região de contrastes quando o assunto é
sustentabilidade. Por um lado, a Costa Rica é líder global em energias renováveis.
Por outro, México e Brasil – inclusive com toda sua potência aquífera –
enfrentam desafios na eficiência do uso da água. Além de um lembrete do
imediatismo e da gravidade dos desafios que enfrentamos, são um imperativo para
uma gestão responsável e uma liderança visionária.
De olho nesse cenário, nasce o estudo “Sustentar para ganhar:
Desvendando práticas ecológicas para alcançar o crescimento de marca”,
realizado pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria. Nossa
proposta é apresentar análises e recomendações estratégicas para orientar as
indústrias a fazer mudanças fundamentais em torno à sustentabilidade,
transformando-a de uma palavra da moda e intangível em modelo de ação.
“Nossa exploração sobre sustentabilidade mais recente não pretende
ser uma mera nota de rodapé nas crônicas da jornada ambiental da América
Latina. Ela aspira a ser um farol, trazendo à superfície diferentes pontos de
referência para um caminho transformador que temos pela frente. Não apenas
reunimos dados, e sim descobrimos um apelo por
mudanças abrangentes e significativas por parte do consumidor, que quer ter
participação ativa neste contexto”, afirma Kesley Gomes, Latam LinkQ Director
da Kantar.
Defensores do planeta em seu mais amplo significado
Embora o mais comum fosse que as pressões econômicasimpactassem os
comportamentos ecologicamente conscientes na América Latina, os dados contam
uma história diferente. Os Eco-Actives, consumidores mais comprometidos com a
sustentabilidade, voltam a crescer após dois anos de queda. Em 2023, eles
formam 18% da população e compõem um mercado de US$ 15 bilhões na compra de
bens massivos de consumo.
Vale destacar também que as famílias menores podem, em breve,
ultrapassar as maiores em práticas ecológicas. Isso porque 35% dos lares
compostos por uma ou duas pessoas são segmentados como Eco-Actives pela Kantar
na América Latina. Esse indicador se sobressai ainda mais na Argentina (52,7%).
“Os consumidores conscientes são uma força crescente que molda o
futuro da indústria. Eles estão optando por marcas que se alinham aos seus
valores. E se uma empresa consegue demonstrar um compromisso real com a gestão
ambiental ou social, ela não apenas ganha uma venda, ganha confiança”, comenta
Kesley.
Ainda assim, algumas barreiras impedem que mais pessoas adotem uma rotina
sustentável, compondo um grande contexto de desenvolvimento para a experiência
de compra.
Até mesmo os Eco-Actives têm suas ressalvas, inclusive a respeito
dos preços praticados pelos produtos que compõem a categoria (70%).
Além de outros fatores como a dificuldade em encontrar esses itens
(61%) e a falta de informação (55%), isso quer dizer que até os grupos mais
estão engajados precisam de ajuda para entender o que estão comprando ou
usando. E a forma de usa é um dos pontos cruciais no contexto da indústria – o
desperdício hoje é extremamente mal visto entre os consumidores. Avaliar as
barreiras de forma interconectada é importante.
Isso significa que varejistas e fabricantes precisam buscar o
protagonismo e liderar o caminho para os consumidores. . Eles têm papel crítico
a desempenhar no bem-estar da Terra em toda sua abrangência. Prova disso é que
50% dos latino-americanos procuram ativamente empresas que ofereçam formas de
compensar seu impacto no meio ambiente e diversidade e 44% deixaram de comprar
produtos devido ao seu efeito na natureza.
“Os consumidores estão mais informados do que nunca. A
transparência não é uma vantagem, é um pré-requisito. Quer se trate de uma
redução de ingredientes pouco saudáveis, de um compromisso com a
sustentabilidade ou de um foco em elementos orgânicos, naturais ou de origem
local, a visibilidade desses fatores não é negociável. É exigida”, alerta a
especialista.
Acesso ao reporte
interativo completo
Sessão de webinar on-demand, com Kesley
Gomes
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights
e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados globais e somos a empresa que
mais entende como as pessoas pensam, sentem, escolhem, compram e compartilham
produtos. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com
tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e
inspirar crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
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