Últimas

Crescimento dos produtos biológicos impulsiona mercado de trabalho com foco em soluções naturais

Biotrop desenvolve projeto de imersão de estagiários em bioinsumos, oferecendo mão de obra qualificada para o mercado, que cresce em ritmo acelerado

 

Divulgação


Dentre as líderes no segmento que mais rapidamente cresce no agronegócio brasileiro, a Biotrop, empresa fabricante de tecnologias biológicas e naturais para uso na agricultura, enfrenta o desafio de encontrar profissionais com experiência em Bioinsumos. Só na equipe técnica a campo são mais de 220 profissionais, atualmente. Esse foi um dos motivos que levou a empresa, desde sua fundação (2018), a adotar estratégias para a atração, retenção e capacitação de pessoas.  

 

Uma das iniciativas, nesse sentido, foi a criação de seu programa de estágios em 2020, buscando desenvolver jovens profissionais para trilharem carreiras no segmento. Em 2022, o programa evoluiu para um formato de Universidade Corporativa – a UniBiotrop, onde os estudantes em fase final de graduação passam por um treinamento aprofundado em insumos biológicos e valores da companhia antes de iniciarem suas atividades em diferentes áreas da empresa. O programa foi idealizado para que os novos estagiários tenham acesso a conhecimento de ponta sobre biológicos, contribuindo com o aprimoramento profissional da nova geração.     

"Nossa prioridade é estar alinhados às necessidades do mercado e da própria empresa, com foco no desenvolvimento dos nossos profissionais. Sabemos que os mais novos precisam de mais atenção e estamos dispostos a auxiliá-los nesse início de carreira. Esse processo começa com a oferta de conhecimento de qualidade e acesso às nossas tecnologias e clientes", informa Carlos Alberto Baptista, Diretor Nacional de Vendas da Biotrop.   

 

À medida que aumentam as preocupações com o meio ambiente e a busca por alimentos mais saudáveis, o mercado de biológicos se desenvolve, contribuindo para impulsionar a produção natural e, como consequência, a geração de empregos para uma nova classe de profissionais.  

 

"É possível vislumbrar o avanço do mercado de produtos biológicos nos últimos cinco anos por seu movimento: crescimento aproximado de 50% ao ano. Em alguns anos dividiremos o mercado do manejo agrícola em todas as culturas com os produtos químicos. O desempenho desse negócio está baseado na sua contribuição para produzir mais, melhor e com sustentabilidade. A crescente demanda vinda dos agricultores abre oportunidades para que novas empresas surjam e as que já atuam se desenvolvam ainda mais. Para isso é preciso gente. Mas gente especializada, pronta para contribuir para o crescimento desse mercado. Precisamos desenvolver experts em biológicos em grande escala", reforça Baptista. 

 

Existem múltiplas possibilidades de trabalho para cientistas e pesquisadores focados no desenvolvimento de formulações, especialistas em marketing, vendas e logística. "Ainda há muito caminho a percorrer em termos de conhecimento oferecido nas instituições de ensino. O novo profissional deve ter perfil inovador e empreendedor, além de ter um olhar para o meio ambiente, sem perder o foco no aumento da produção de alimentos e em prover soluções inovadoras e biológicas aos problemas dos agricultores. Até mesmo quem está no mercado há mais tempo deve se atentar para as novidades e aprimorar suas competências. O futuro para os biológicos é hoje, já está acontecendo.", afirma o diretor da Biotrop.   

 

A carreira dos jovens profissionais 

 

Grande parte dos BioEstagiários, como são chamados na Biotrop, são absorvidos pelas diferentes áreas da empresa. É o caso de Fábio Nogueira, que participou da primeira turma de estágio. O profissional teve sua primeira oportunidade na área de vendas, e hoje atua no departamento de assuntos regulatórios internacional. 

 

“Em apenas 03 anos de casa, pude aproveitar a porta de entrada do estágio e percorrer diversas áreas da Biotrop, atuando no comercial, marketing, regulatório nacional e agora internacional. Isso mostra o quanto o segmento e a empresa são repletos de oportunidades. Sinto que estava no lugar certo, na hora certa e participando do programa mais completo de capacitação que poderia ter, fatores que possibilitaram minha trajetória de desenvolvimento até aqui. É a hora dos biológicos”, afirma. 


Carlos Alberto Baptista - Diretor Nacional de Vendas da Biotrop/Divulgação

Gabriel Brito, BioEstagiário da turma de 2022 e agora Analista de Portfólio da Biotrop, compartilha do mesmo pensamento. "O mercado de biológicos ainda é novo e há pouco acesso a informações sobre as tecnologias biológicas nas instituições de ensino, e por isso programas como o da Biotrop são tão importantes. As possibilidades de sucesso nesse mercado são imensas, pois está aquecido e, afinal, representa o futuro da agricultura. As soluções biológicas não apenas vieram para ficar como para revolucionar a maneira como produzimos alimentos", relata. 

 

Sobre a Biotrop   

 

A Biotrop é uma empresa brasileira referência em tecnologias naturais e biológicas para a agricultura. Fundada em 2018, a Biotrop conta com avançadas unidades de multiplicação industrial de microrganismos, realiza investimentos massivos em inovação, pesquisa, desenvolvimento e registros e aposta em alianças estratégicas para acessar e desenvolver as melhores tecnologias biológicas.  

Nenhum comentário