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Varejo aposta no ESG e novas fontes de energia

Soluções podem ser conhecidas durante a feira Super Mix, de 8 a 10 de novembro, em Pernambuco

As empresas varejistas já despertaram para a importância de reduzir os impactos ambientais gerados a partir do consumo e da própria atividade com práticas empresariais mais conscientes. Entre as medidas que passam a ser adotadas, estão a utilização de embalagens sustentáveis e recicláveis, novas fontes de energia e o gerenciamento de resíduos de forma mais eficiente. Os empreendedores poderão  buscar fornecedores durante a 17ª edição da maior feira do setor no Norte e Nordeste, a Super Mix, que acontece no Pernambuco Centro de Convenções, de 8 a 10 de novembro.

A Electro Plastic é uma das empresas a levar produtos da linha sustentável de varejo para a Super Mix 2023 com sacolas biodegradáveis. Trata-se de uma tecnologia a base de pó degradante a base de ácido graxo, proveniente do óleo de coco da palmeira que transforma derivados de nafta (polietileno, polipropileno, PET, poliestireno e outros polímeros) em produtos oxi-biodegradáveis.

A Smurfit Kappa, uma das principais fornecedoras de embalagens sustentáveis do mundo, criou a iniciativa global Better Planet Packaging (BPP), que desenvolve soluções sustentáveis com foco em reduzir os resíduos de embalagens no planeta. Um exemplo é o Top Clip, solução de revestimentos para latas desenvolvida como uma alternativa sustentável à película em plástico que normalmente é usada nos packs das embalagens de metal. Com a embalagem foi possível chegar a uma pegada de carbono 30% menor do que as que utilizam plástico retrátil, já que é produzida de papelão, totalmente livre de plásticos e 100% renovável, reciclável e biodegradável. "Durante a SuperMix queremos mostrar como as embalagens de papelão fazem toda a diferença para promover a marca dos nossos clientes no varejo, desde a exposição e facilidade de reposição no ponto de venda até em campanhas promocionais com displays criativos, uma vez que os consumidores  buscam por opções cada vez mais sustentáveis", afirma Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa no Brasil.

O conceito de ESG (Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança) tem se fortalecido em várias indústrias, incluindo o setor de varejo. Algumas empresas têm buscado otimizar as operações logísticas com rotas mais eficientes para reduzir as emissões de carbono associadas à distribuição.

Outro foco do ESG é o da valorização de produtos com procedência assegurada em que não envolvam más condições de trabalho ou violações éticas em toda a cadeia de suprimentos. A diversidade e inclusão também passa a ser valorizada no ambiente de trabalho, além da transparência nas operações, prestação de contas e gestão ética dos negócios. “As empresas varejistas têm investido na governança, preparando suas lideranças e equipes para lidar com os novos cenários e desafios de um mundo em transformação com valores mais humanos e sustentáveis”, afirma o presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores – ASPA, Inácio Miranda.

A abordagem ESG contribui para o fortalecimento da marca e a aproximação com a comunidade e os consumidores de forma geral. “Temos essa preocupação de buscar um varejo cada vez mais consciente de suas responsabilidades, comprometido com a comunidade, o bem-estar dos colaboradores e a implantação de práticas mais sustentáveis desde a logística até a finalização da venda”, afirma o presidente da Associação Pernambucana de Supermercados –  APES, João Alves.

ENERGIA – A energia solar tem se destacado como uma solução promissora para redução de custos e sustentabilidade no ambiente varejista. Além das tradicionais instalações de painéis solares, observa-se a integração de painéis solares em elementos do próprio edifício, como fachadas, janelas e até mesmo telhados solares transparentes. Com isso, buscando reduzir as contas de eletricidade e o impacto ambiental sem comprometer o design arquitetônico.

A Super Mix traz expositores como a DR Engenharia, uma empresa com mais de 400 instalações de usinas solares no Brasil, e a Solar Cavalcante Engenharia – Soluções em energia solar fotovoltaica, que se propõe a trazer uma economia de até 95% na conta de luz de supermercados, armazéns, padarias, hotéis e pousadas.

As empresas podem indicar o aproveitamento de espaços até então ociosos e até mesmo do estacionamento, gerando energia a partir de áreas anteriormente subutilizadas. A energia solar não apenas reduz os custos operacionais das lojas varejistas, mas também reforça a imagem de responsabilidade ambiental e sustentabilidade, o que ressoa positivamente com os consumidores modernos. Além disso, em muitas regiões, os governos oferecem incentivos e políticas de subsídios para empresas que adotam fontes de energia renovável, tornando o investimento em energia solar ainda mais atrativo.

Quem quiser se atualizar sobre as tendências no setor de varejo e os anseios dos consumidores modernos não pode perder a Super Mix. A feira é realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores – ASPA e pela Associação Pernambucana de Supermercados –  APES com organização da Insight Feiras e Negócios. Este ano, o evento já teve sold out (venda total dos estandes), o que já antecipa o sucesso e a expectativa para o networking nos três dias. Outras informações pelo site https://feirasupermix.com.br

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