Homenagens no Dia do Hoteleiro e muito conteúdo sobre gestão de bares e restaurantes marcaram o segundo dia da HFN
Um
dos destaques da feira, que vai até esta sexta (10) no Pernambuco Centro de
Convenções, é a Super Kitchen Arena Burguer, com especialistas que revelam os
segredos deste mercado. Por dia, mais de 500 hambúrgueres são servidos no
estande
Uma maratona de atividades de conteúdo, estandes lotados e homenagens a
personalidades do trade turístico pelo Dia do Hoteleiro e o Dia do
Restauranteiro, celebrados em 9 de novembro, deram o tom da HFN – Hotel e Food
Nordeste nesta quinta-feira. O evento, realizado no Pernambuco Centro de
Convenções, em paralelo à Super Mix, atraiu milhares de visitantes, em busca de
obter informações sobre os novos equipamentos, serviços e tendências em
hotelaria e alimentação fora do lar e ainda fazer bons negócios.
Realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco
(ABIH-PE), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco
(Abrasel-PE) e a Insight Feiras & Negócios, a HFN chega ao fim, nesta
sexta-feira, às 20h, com expectativa de superar um público de 22 mil
visitantes.
“Este segundo dia só confirmou as nossas expectativas quanto ao sucesso da HFN.
Durante toda a tarde e noite, vimos corredores e estandes lotados e expositores
satisfeitos, comemorando o fechamento de bons negócios. É muito gratificante
conseguirmos fazer esta entrega para as entidades e apoiadores, que dividem com
a Insight a responsabilidade de realizar a HFN e também a Super Mix. Aliás, já
temos nova data para as feiras em 2024: 2 a 4 de outubro”, afirmou uma das
diretoras da Insight Feiras e Negócios, Carol Baía.
Um dos pontos altos do dia foi a homenagem feita pela diretoria da Insight à
ABIH-PE e à Abrasel-PE pela contribuição das entidades ao setor de hotelaria e
alimentação. As instituições estiveram representadas, respectivamente, por
Artur Maroja e Carlos Periquito, e por Tony Sousa e Rhaíssa Soares, que
receberam placas e alusão à parceria na realização da HFN.
Dois dos ambientes mais concorridos da HFN neste segundo dia foram a Super
Kitchen Arena Burguer, patrocinada pela Wave e Seleto, e que trouxe um time de
especialistas em hambúrgueres, e a Cozinha Empreendedora, espaço pilotado pela
Karne e Keijo e o Sebrae. Ambos promoveram palestras sobre temas como gestão do
negócio, marketing e, claro, os produtos finais que chegam à mesa.
Um dos palestrantes do dia na Super Kitchen Arena Burguer foi o chef Thiago
Benedetti, que falou sobre engenharia de cardápio, qualidade no produto,
tendências de mercado e, principalmente, sobre a importância do bom
atendimento.
“A organização do cardápio tem um peso grande na concretização das vendas e no
aumento do tíquete médio do restaurante. Mas de nada adianta ter um bom
cardápio e um bom produto, se o atendimento for ruim. Hoje já se sabe que, em
termos da atração do cliente, o preço é fator que corresponde a 9%; a qualidade
do produto, a 11%, e o atendimento bem feito, a 68%, na escala de motivos que
levam o consumidor a voltar ao estabelecimento”, detalha o chef.
Com três hamburguerias em funcionamento em São Paulo, sob a marca Smart
Burguer, além da pizzaria Bertaglia e do frigorífico Beef Boutique,
especializado em carnes especiais para hamburguerias, Thiago é um dos cinco
chefs que formam o Burger Tour. O grupo realiza workshops dentro e fora do
Brasil, buscando fortalecer o mercado nacional de hambúrgueres, levando
conhecimento e fomentando o networking. Em cidades do Nordeste, já foram quatro
passagens, incluindo no Recife. “O povo daqui é caloroso e participativo.
Pernambuco tem um mercado em desenvolvimento, com variedade de marcas e bons
fornecedores. Fiquei feliz por encontrar grandes fornecedores na HFN. Isso
mostra a força do mercado”, pontua o chef.
Com menu mais amplo, a Cozinha Empreendedora também aponta as tendências do
mercado e capacita empresários e profissionais, que pode conferir,
gratuitamente, palestras com chefs pernambucanos e convidados. Diariamente, a
tarde começa com Annie Cake abordando vários aspectos lidados à gestão do
negócio, e segue com mais três especialistas com aulas práticas de pratos
preparados com produtos de fornecedores do portfólio da Karne e Keijo.
“Nosso objetivo é apresentar aos empresários locais a variedade de fornecedores
que ele tem à disposição e também aprender como criar pratos com os produtos
apresentados. Além disso, estamos divulgando o nosso canal online de vendas,
por meio do site www.onfood.com.br,
que está com excelentes ofertas por ocasião da HFN”, explica a assistente de
Marketing da Karne e Keijo, Malu Rios. Marcas como Nestlé, Millano,
Ribeiralves, Bonae, Alfama e Vigor aproveitam a Cozinha Empreendedora para
apresentar seus produtos.
Outro ambiente bastante concorrido no segundo dia da HFN foi a Padaria do
Amanhã, criada pela arquiteta Dani Figueirôa. O espaço destaca o que há de
melhor para o segmento, com relação a fornecedores e soluções arquitetônicas
remetendo à experiência de estar em uma padaria de verdade, com pão quentinho
saindo do forno e seu perfume acionando automaticamente a memória afetiva dos
visitantes.
Neste ano, a Padaria do Amanhã ganhou o incremento da Confeitaria do Coração,
integrada à iniciativa, com foco em proporcionar acolhimento e um ambiente
especialmente atrativo dentro da padaria. “A constante busca dos confeiteiros
por projetos arquitetônicos específicos me motivou a integrar a Confeitaria do
Coração ao ambiente já tradicional da Padaria do Amanhã. Trouxe três casas para
apresentar suas especialidades, pilotando a Confeitaria como fazem em suas
lojas. São a Confeitaria do Oliveira, a Cia. do Croissant e a Lili
Confeitaria”, conta a arquiteta. A HFN segue nesta sexta-feira, das 14h às 20h,
com exibição de produtos e soluções, além de uma robusta programação de
conteúdo. Confira horários e o mapa dos estandes da feira no www.hfne.com.br.
Serviço
HFN - Hotel & Food Nordeste
Data: Até 10 de novembro, das 14h às 20h
Local: Pernambuco Centro de Convenções
Credenciamento: https://hfne.com.br
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