GoDaddy traz estratégias de SEO para aumentar classificação on-line das empresas
A classificação no topo dos mecanismos de pesquisa é o
sonho de todo proprietário de site; aprenda táticas robustas para ter sucesso
na empreitada
São Paulo, dezembro de 2023 - Melhorar as classificações de um site não acontece
da noite para o dia. Uma estratégia de SEO bem-sucedida, ou seja, ser o número um
na pesquisa orgânica relacionada à palavra-chave pesquisada, ajudará a expandir
seus negócios ao longo do tempo.
A GoDaddy Inc. (NYSE: GDDY), empresa que
prepara os empreendedores para o dia a dia do mercado digital, compartilha a
seguir uma série de dicas preciosas
para se chegar a bons resultados nos mecanismos de buscas. Elas precisam ser
aplicadas com cuidado e atenção constantes, além de serem repetidas várias
vezes, cada uma delas usando as novas informações obtidas em atividades
anteriores.
"A pesquisa global de empreendedorismo da GoDaddy
deste ano mostrou que, no Brasil, tomar medidas para melhorar o posicionamento
do site da empresa nos mecanismos de busca é uma prioridade de marketing para
64% dos donos de pequenas empresas, apenas o segundo item abaixo do
investimento em mídias sociais", lembra Luiz D'Elboux, Country Manager da
GoDaddy no Brasil.
Comece com palavras-chave
As
palavras-chave ajudam os mecanismos de pesquisa, como o Google, a entender do
que tratam suas páginas da Web. Quando alguém digita uma pesquisa no Google,
ele exibe uma seleção de resultados que considera uma boa correspondência para
essa consulta. O conteúdo que contém palavras-chave relevantes é uma das
principais maneiras de o Google decidir se uma página da Web tem boa
correspondência a uma determinada busca.
As
palavras-chave devem ser relevantes para o seu site ter um número razoável de
pesquisas mensais, mas deve ser algo para o qual você possa se qualificar de
forma bem realista. Se uma palavra-chave não atender a esses três critérios,
não faz sentido otimizar uma página da Web para classificá-la em nas buscas.
No entanto,
pesquisar palavras-chave não é suficiente. Você também precisa entender a
intenção que as pessoas têm quando pesquisam usando essas palavras-chave, pois
o Google tentará entender a intenção por trás de uma determinada pesquisa para
poder oferecer os resultados mais relevantes. Para otimizar a intenção da
palavra-chave, verifique os resultados existentes para uma determinada
palavra-chave e veja que tipos de páginas o Google está oferecendo.
Crie conteúdo de alta
qualidade
O conteúdo de alta
qualidade que inclui palavras-chave relevantes e correspondes à intenção de
pesquisa é o requisito básico para uma classificação mais alta no Google. Sem
ele, é improvável que você tenha uma boa classificação em qualquer mecanismo de
pesquisa.
Exemplos de conteúdo de
alta qualidade incluem, entre outros, palavras-chave, descrições completas e
precisas de seu produto/serviço, fotos de produtos de alta qualidade, resenhas
e/ou depoimentos. Se o seu orçamento for apertado e não puder contratar um
redator profissional, você poderá usar ferramentas de IA para orientá-lo sobre
algumas ideias que o seu conteúdo precisaria cobrir. Certifique-se de usar
essas ferramentas como um assistente para obter um ponto de partida e não
confiar totalmente no uso do conteúdo exato que essas ferramentas estão
gerando.
Depois de otimizar suas
páginas de produtos/serviços, você pode se concentrar em outros tipos de áreas
do seu website. Isso pode incluir postagens de blog, infográficos, conteúdo de
vídeo, ferramentas interativas e muito mais.
Compartilhe seu conteúdo
Depois de criar seu
conteúdo, é essencial compartilhá-lo e promovê-lo. Se uma página começar a
receber links orgânicos, o Google entenderá que os usuários estão achando o
conteúdo útil e começará a classificá-lo melhor devido à sua popularidade.
Qualquer coisa que divulgue
sua empresa aumentará as chances de você obter um link, mas sempre se concentre
na qualidade em vez da quantidade. A parceria com influenciadores, a geração de
cobertura de RP e a promoção em seus canais sociais são ótimas táticas para
atrair mais atenção para o seu conteúdo.
Use links internos
Embora seja necessário
atrair links de outros sites para aumentar sua classificação no Google, os
links que existem entre as páginas do seu site também são importantes. Os links
internos podem ajudá-lo a obter uma classificação mais alta no Google e em outros
mecanismos de pesquisa.
Por exemplo, se você
estivesse vendendo acessórios e escrevesse uma postagem no blog sobre "Por
que comprar um acessório tornará sua vida melhor", a próxima etapa lógica
seria criar um link para a página daquele acessório, para que as pessoas
pudessem comprar um depois de ler a postagem. Esse link também pode impulsionar
seu SEO.
Para permitir isso, você
deve garantir que seus links internos usem o texto âncora apropriado (o texto
em que você clica para visitar um link), que informa aos clientes para onde o
link os levará. Ele também precisa estar relacionado às palavras-chave para as
quais você está tentando classificar a página vinculada.
Monitore seus resultados
Monitorar os
resultados dos seus esforços de SEO é essencial para garantir que eles estejam
valendo a pena. Para isso, certifique-se de que qualquer ferramenta de SEO
usada para pesquisa de palavras-chave tenha um recurso de monitoramento de
classificação. Você também deve usar o Google Analytics para monitorar os
aumentos no tráfego e no valor da página decorrentes de seus esforços de SEO.
Continue repetindo essas
etapas
Seguir todas essas etapas uma única vez
provavelmente resultará em um pequeno aumento de SEO. Mas, se você quer mesmo
ter uma classificação mais alta no Google, precisa continuar trabalhando nessas
etapas. Sempre haverá novas palavras-chave para segmentar e novos links a serem
conquistados.
“A otimização para mecanismos de pesquisa pode
parecer assustadora, mas dividi-la em etapas menores facilitará o trabalho.
Comece identificando as palavras-chave de maior prioridade e concentre-se em
otimizar seu site para elas”, concluiu Luiz D’Elboux.
Veja mais
dicas para melhorar o SEO neste tutorial no Canal da GoDaddy no Youtube.
A GoDaddy
oferece um pacote integrado de produtos e serviços on-line que vão desde
registro de domínio, hospedagem, construção de sites, loja on-line, marketing
digital, e-mail profissional, proteções de segurança e ferramentas de
produtividade. A empresa disponibiliza o suporte técnico aos clientes, em
português e com pessoas atendendo ao telefone, para ajudá-los no crescimento
de seus empreendimentos on-line, com as ferramentas que melhor atendam suas
necessidades.
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seus negócios. As pessoas vêm à GoDaddy para criar um nome e logo para seus
empreendimentos, construir um site profissional, atrair clientes e vender seus
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