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Marketplaces ou e-commerce? Melhor solução para 2024



Marketplaces e e-commerce são modelos de negócios fundamentais no cenário digital para o comércio eletrônico. O e-commerce é uma loja virtual que vende produtos e serviços pela internet.

São lojas independentes ou de grandes marcas que operam exclusivamente na web, e os consumidores podem realizar transações, consultar catálogos de produtos e fazer pagamentos online, o que traz conveniência e acessibilidade.

O marketplace, por sua vez, é um canal que reúne diversos vendedores e suas soluções em um único local. É como se fosse um shopping virtual que atua como intermediário e facilita a interação entre compradores e vendedores.

Por essa razão, é uma opção que traz uma grande variedade de produtos e amplia as opções disponíveis para os consumidores.

Tanto o e-commerce quanto o marketplace têm um papel muito importante no comércio digital, pois trazem soluções flexíveis para os usuários.

Ao passo que o e-commerce se concentra na operação direta das lojas virtuais, o marketplace cria um ambiente diversificado onde os vendedores podem alcançar uma audiência ampla.

Este artigo vai mostrar as vantagens e desvantagens do marketplace e da loja virtual própria, explicar qual é o melhor modelo para um negócio que está começando e falar um pouco mais sobre as tendências desses canais em 2024.

Vantagens e desvantagens do marketplace

Vender em marketplaces traz várias vantagens para os vendedores, e entre as que mais se destacam estão:

  • Audiência ampla;

  • Boa infraestrutura;

  • Credibilidade;

  • Baixo investimento.

Esses canais possuem um grande número de visitantes diários, por isso, os vendedores conseguem acessar uma audiência diversificada, o que aumenta a visibilidade dos produtos.

Uma loja e assistência técnica de celular perto de mim também pode contar com infraestrutura estabelecida, como sistemas de pagamento, logística e segurança, para que possa se concentrar na oferta de seus produtos.

Os consumidores confiam no marketplace, principalmente nos mais conhecidos, por isso, vender nesses canais é aumentar a credibilidade do negócio.

Não é necessário fazer grandes investimentos iniciais, em comparação com a criação de uma loja online independente, o que é muito vantajoso para quem está começando.

Mas esse tipo de canal também tem suas desvantagens, e uma delas está relacionada às taxas e comissões. Os marketplaces cobram uma comissão pelas vendas, o que depende do valor dos produtos, e isso pode impactar a margem de lucros.

Nos canais mais populares, a concorrência também costuma ser intensa, pois existem muitos vendedores oferecendo os mesmos produtos e serviços, o que dificulta na hora de conquistar a preferência do consumidor.

Marcar presença nesse tipo de canal também pode limitar a personalização da loja e a identidade de marca. Uma clínica de exame admissional perto de mim que atua por conta própria consegue manter sua identidade visual, o que nem sempre é possível no marketplace.

Os vendedores estão sujeitos às políticas e diretrizes, o que pode fazer com que percam um pouco o controle sobre a experiência do cliente.

Além disso, vender exclusivamente nesses canais pode gerar uma dependência de sua infraestrutura, além de se sujeitar às mudanças nas políticas. Se houver alguma alteração nas regras ou na visibilidade, o vendedor pode sentir os impactos.

Vantagens e desvantagens do e-commerce

O comércio eletrônico, assim como no caso do marketplace, também tem suas vantagens, e entre elas estão:

  • Conveniência;

  • Variedade de opções;

  • Comparação de preços;

  • Amplo acesso.

Uma das vantagens de ter uma loja virtual própria é a conveniência, pois os consumidores podem comprar a qualquer hora e de qualquer lugar, sem precisar se deslocar até uma loja física.

Também conseguem acessar uma ampla variedade de produtos e serviços online, tendo em vista que as plataformas podem ser exploradas com apenas alguns cliques, e isso amplia as escolhas disponíveis.

Os consumidores podem até mesmo comparar preços entre diferentes canais, o que ajuda a encontrar as melhores ofertas e promoções.

Para uma loja de corrimão com cabo de aço, uma das melhores vantagens é alcançar uma audiência mais ampla. Com isso, tantas pequenas quanto as grandes empresas podem vender seus produtos para pessoas no mundo todo.

Mas também existem algumas desvantagens que precisam ser de conhecimento do empreendedor, e uma delas está relacionada aos desafios na experimentação de produtos.

Por exemplo, é difícil para uma pessoa que está comprando roupa para a internet saber como a peça fica no corpo, o que pode levar a desistências.

Embora comprar pela internet seja muito conveniente, o tempo de entrega pode ser desanimador, além do mais, os custos de envio, principalmente para produtos pesados e volumosos, também são significativos.

A segurança também é desafiadora, afinal, as transações online precisam ser seguras, principalmente em relação aos dados dos consumidores. O roubo de informações pessoais, como dados de cartões de crédito, podem afetar a confiança do cliente.

Diferentemente de uma empresa de reboque para carros de passeio, o e-commerce depende de uma infraestrutura tecnológica, que envolve servidores, plataformas de pagamento e redes.

Se houver algum problema técnico, como falhas no site, a experiência do cliente é impactada de maneira negativa.

Outra questão é a facilidade de entrada no mercado online que acaba por intensificar a concorrência. Diante dessa realidade, fica mais difícil se destacar, principalmente para os novos empreendedores.

Por fim, retornar e trocar produtos comprados na internet é mais complexo do que o que acontece nas lojas físicas, ou seja, os consumidores podem enfrentar dificuldades para devolver o item, trocá-lo ou obter reembolso.

De qualquer forma, é inegável que esse modelo de negócios mudou completamente a maneira como as pessoas fazem compras, pois traz mais conveniência e os clientes conseguem acessar uma grande variedade de produtos.

Assim como uma clínica de reabilitação alcoólica mais perto de mim cuida muito bem dos dados de seus pacientes, as plataformas de vendas só precisam se atentar a esse fator para garantir uma boa experiência de compra.

Juntamente com uma boa estratégia de entrega e ações de marketing para divulgar o canal, a marca consegue aproveitar os benefícios do e-commerce e reduzir suas desvantagens.

Melhor opção para quem está começando

O modelo ideal para um vendedor iniciante vai depender de alguns fatores, como o tipo de produto ou serviço oferecido, o público-alvo e os recursos disponíveis.

Entretanto, muitas pessoas encontram sucesso por meio do e-commerce, pois aproveitam para construir uma boa presença online.

Essa modalidade permite que as organizações alcancem uma audiência maior, ao mesmo tempo em que reduzem os custos operacionais em comparação com o investimento necessário para abrir uma loja física.

O simples agendamento em uma clínica de tratamento contra dependência química de drogas pelo site já facilita a vida do consumidor, e no caso da loja virtual, também é uma forma de trazer mais conveniência para os usuários.

Mas mesmo que o e-commerce seja uma escolha popular, o ideal é considerar o nicho de mercado e ver quais são as condições apresentadas pelo marketplace.

O certo é levar em conta as necessidades do negócio, as características do mercado em que está inserido e as preferências dos potenciais clientes para determinar qual modelo vai impulsionar o empreendimento.

Tendências para 2024

Em 2024, o e-commerce e o marketplace vão continuar evoluindo para atender às demandas dos consumidores e às mudanças dentro do cenário digital.

Uma das maiores tendências é a personalização e a experiência do cliente, por meio de recursos de inteligência artificial e aprendizado de máquina que oferecem recomendações mais precisas e interações personalizadas.

Uma loja virtual de produtos para restauração de tacos pode usar a realidade aumentada e a realidade virtual para que os consumidores visualizem os produtos antes de comprar, principalmente em setores como moda e decoração.

A busca visual também vai aumentar muito, pois muitos usuários já estão procurando os produtos e serviços que desejam por meio de imagens.

Assim como outros modelos de negócios, é imprescindível que o comércio eletrônico seja sustentável, mesmo porque, os consumidores estão cada vez mais atentos sobre o nível de consciência ambiental das empresas.

Uma loja de rastreador veicular com bloqueio precisa adotar práticas sustentáveis em suas operações para aumentar ainda mais sua vantagem competitiva.

Por fim, a integração entre canais online e offline permanece como uma das maiores tendências porque melhora a experiência de compra e traz consistência para diferentes pontos de contato.

Considerações finais

O comércio eletrônico está inserido em um cenário muito dinâmico e o ano de 2024 coloca algumas estratégias como tendência.

Investir em personalização, inovações tecnológicas e assumir um compromisso crescente com a sustentabilidade são alguns exemplos disso.

Para quem deseja vender pela internet, é essencial estar preparado para se adaptar e acompanhar as tendências emergentes, pois só assim é possível ter sucesso e conquistar relevância duradoura no setor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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