Persona de Marketing: como criar o seu cliente ideal
A persona é uma representação semi fictícia do cliente ideal da marca, com base em informações demográficas, comportamentais e pessoais. Ela constrói detalhadamente o perfil de um cliente para que a empresa direcione as estratégias de marketing.
Entre suas principais informações estão idade, gênero, escolaridade, profissão, preferências de compra, objetivos, entre outras.
Da organização cria sua persona, consegue personalizar melhor sua comunicação, produtos e serviços, para atender especificamente às necessidades de um grupo de clientes que possivelmente compraria um com ela.
É uma abordagem direcionada que ajuda a estabelecer uma comunicação eficaz, uma vez que as mensagens são elaboradas para ressoar com as preocupações e interesses da persona.
Além de ajudar a melhorar a segmentação do público-alvo, essa ação também orienta o desenvolvimento de estratégias de conteúdo e outras ações comuns para estabelecer um relacionamento promissor com a audiência da marca.
Ao compreender quem são os clientes ideais, uma companhia consegue criar boas campanhas, melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficácia das iniciativas de marketing.
Este artigo vai explicar por que é importante criar uma persona, quais são os dados necessários para elaborá-la, como usá-la para orientar as estratégias e como atualizar o perfil de cliente ideal do negócio.
Importância de criar uma persona
Criar uma persona de marketing ajuda a direcionar melhor as estratégias e focar no cliente ideal. Por meio dessa representação detalhada, a organização obtém insights valiosos para o ciclo de vida do cliente, desde a concepção do produto até o pós-venda.
Ela traz uma compreensão profunda sobre as características demográficas, comportamentalismo psicográficas da audiência, e isso ajuda a personalizar as mensagens e ainda garante que os conteúdos sejam relevantes e envolventes.
Até mesmo um pet shop próximo a mim precisa adaptar sua comunicação para atender as necessidades e interesses das pessoas, e com isso aumentar suas chances de atrair, converter e reter clientes.
Essa ação é fundamental para desenvolver produtos e serviços, pois eles estarão sempre de acordo com as necessidades e desafios do público e podem atender às expectativas do consumidor.
Além de fazer com que o cliente se sinta mais satisfeito, é uma forma de fidelizá-lo. No entanto, as personas também têm um papel fundamental para melhorar as campanhas de marketing, e existem vários motivos que explicam isso.
A organização concentra seus esforços nos canais preferidos de seu potencial cliente, melhora consideravelmente a eficiência das iniciativas e consegue direcionar investimentos para os recursos mais impactantes.
Dados necessários para criar a persona
Criar uma persona eficaz depende da coleta e análise de vários dados para construir uma representação do cliente ideal. Eles ajudam a conhecer as características demográficas, comportamentais e psicográficas que definem o cliente ideal.
Um centro veterinário oftalmologista pode incluir diversas características, mas entre aquelas que são mais importantes estão:
- Dados demográficos;
- Dados comportamentais;
- Dados psicográficos;
- Desafios e objetivos;
- Canais de informação;
- Tecnologia e dispositivos;
- Histórico de compras.
Os dados demográficos incluem idade, gênero, localização, estado civil, nível de escolaridade e ocupação, e todas essas informações ajudam a construir o perfil básico da persona.
Já os dados comportamentais estão relacionados ao comportamento de compra, preferências em relação aos canais de comunicação, frequência de compra e uso dos produtos e serviços para compreender padrões de comportamento.
Quanto aos dados psicográficos, tratam de aspectos profundos, como valores, interesses, hobbies e estilo de vida, que falam um pouco mais sobre a personalidade do cliente ideal e suas motivações.
É necessário compreender os desafios e objetivos, pois essas informações orientam a criação das mensagens que vão atender às necessidades e aspirações do público.
A companhia também precisa saber onde sua audiência busca informações, o que pode acontecer nas redes sociais, blogs, mecanismos de busca, entre outros canais, e assim direcionar melhor suas estratégias e distribuição de conteúdo.
Outra coisa que uma auto escola próximo de mim precisa fazer é conhecer os dispositivos tecnológicos que a persona usa e suas preferências em relação às plataformas digitais para melhorar ainda mais as estratégias de marketing.
Analisar o histórico de compras traz informações sobre os produtos e serviços preferidos, a frequência com que são adquiridos e fatores que podem influenciar as decisões.
Entretanto, a empresa também precisa coletar feedback direto da persona, o que é feito por meio de pesquisas, análise de comentários na internet e interações diretas, que ajudam a obter informações valiosas sobre as experiências e expectativas.
De que maneira usar a persona?
Aplicar a persona nas estratégias de marketing de maneira eficaz é essencial para direcionar melhor as mensagens e criar campanhas relevantes e impactantes.
Uma das melhores estratégias para fazer isso é usar as informações demográficas, comportamentais e psicográficas para personalizar o conteúdo.
Com base nesses dados, a marca consegue adaptar o tom de voz, conteúdo e estilo visual, e assim alcançar os interesses e necessidades específicas das pessoas.
Sendo assim, um asilo perto de mim vai usar as informações sobre canais de preferência para direcionar os esforços de marketing às plataformas mais eficazes.
Por exemplo, se a persona costuma usar as redes sociais, então o ideal é concentrar os recursos nesses canais. Agora, se o público prefere se comunicar por e-mail ou consultar informações em blogs, então esses são os canais mais indicados.
Os conteúdos precisam abordar diretamente os desafios, objetivos e interesses da persona, e podem ser veiculados por meio de blog institucional, vídeos, infográficos e outros formatos, dependendo das preferências identificadas.
As ofertas e promoções precisam estar de acordo com as preferências de compra, e elas podem ser adaptadas às necessidades identificadas ao criar a persona.
Durante as campanhas publicitárias, o certo é segmentar os anúncios com base nas características demográficas e comportamentais do público, pois isso aumenta a eficácia dos anúncios e consegue atingir o público-alvo.
Um fabricante de escorredor de pratos inox de parede industrial deve coletar feedback continuamente para ajustar suas estratégias, de acordo com a opinião das pessoas que se encaixam no perfil da persona.
Isso é crucial para manter a relevância das ofertas ao longo do tempo, mas todo esse trabalho só trará os resultados esperados por meio dos testes A/B.
São testes que comparam abordagens diferentes para persona e que ajudam a identificar qual ação é mais eficaz com base nos dados comportamentais.
Como atualizar a persona?
Atualizar continuamente o perfil de cliente ideal é muito importante para garantir que as estratégias estejam de acordo com as mudanças que acontecem no comportamento e nas necessidades do público.
Uma das coisas mais importantes para alcançar esse objetivo é estabelecer um sistema robusto de coleta de dados, o que inclui a análise de métricas de desempenho, feedback dos clientes, pesquisas de mercado e tendências do setor.
Uma loja que vende presentes personalizados de luxo deve observar atentamente os dados em relação às mudanças nas preferências e comportamentos não apenas para atualizar a persona, mas também para manter a qualidade do marketing.
Outro ponto fundamental é fazer entrevistas e pesquisas diretas com compradores atuais e potenciais clientes para encontrar informações atualizadas em relação às necessidades e motivações.
São pesquisas qualitativas que ajudam a compreender profundamente as experiências dos clientes e como tomam suas decisões.
Monitorar ativamente as interações nas redes sociais e outras plataformas digitais também é uma forma de obter uma visão mais abrangente sobre discussões e sentimentos dos consumidores.
Um negócio especializado em limpeza de pastilhas de fachada pode fazer isso para identificar novas tendências, compreender preocupações emergentes e encontrar oportunidades de melhorar as estratégias de marketing.
É interessante criar grupos de foco regulares, com membros representativos da audiência, e assim promover um fórum para discussões aprofundadas.
Esses grupos são muito bons porque trazem informações valiosas sobre as mudanças nas percepções das pessoas em relação ao negócio, os desafios que enfrentam e suas preferências.
Outra abordagem interessante é analisar os dados comportamentais, como a maneira com que essas pessoas navegam no site da empresa, as taxas de conversão e as interações com campanhas específicas.
Para um fabricante de piso de borracha pastilhado colorido , obter dados quantitativos ajuda a identificar padrões e ajustar as estratégias sempre que for necessário.
Lembrando que a atualização da persona é um processo contínuo, pois ao passo que as informações são coletadas, é necessário ajustar o perfil de cliente ideal para ter precisão em relação às suas características.
Considerações finais
Criar a persona é fundamental para que as estratégias de marketing tragam bons resultados e estejam sempre de acordo com o comportamento do consumidor.
Marcas que coletam dados de seu público continuamente conseguem construir uma comunicação pertinente e geram conexões profundas e duradouras com os consumidores.
De modo geral, ter uma compreensão dinâmica sobre a persona é indispensável para o sucesso no ambiente de negócios que muda constantemente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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